Diário Logo

Notizia Logo

Dia dos Animais destaca espécies nativas e serviços aos pets em Mogi

O Dia dos Animais é mundialmente comemorado neste 4 de outubro, data comemorada pela Igreja Católica porque celebra o nascimento de São Francisco de Assis, padroeiro da Ecologia e conhecido por ser protetor dos animais. Em Mogi das Cruzes, região inserida na floresta da Mata Atlântica, a data também chama atenção para a presença das […]

4 de outubro de 2022

Reportagem de: O Diário

O Dia dos Animais é mundialmente comemorado neste 4 de outubro, data comemorada pela Igreja Católica porque celebra o nascimento de São Francisco de Assis, padroeiro da Ecologia e conhecido por ser protetor dos animais. Em Mogi das Cruzes, região inserida na floresta da Mata Atlântica, a data também chama atenção para a presença das espécies silvestres ainda encontradas no Alto Tietê, os quais muitos mogianos sequer conhecem.

A capivara, onça-pintada, bicho-preguiça, jaguatiricas, cachorros-do-mato, mico-leão-dourado e cobras, são algumas das espécies mais conhecidas dessa floresta tropical ameaçada de extinção. Só de mamíferos, de acordo com o Instituto Brasileiro das Florestas (IBF), são 261 espécies conhecidas, como: tamanduá-bandeira e o tatu-peludo.

Outros animais silvestres bem conhecidos que fazem parte da fauna da Mata Atlântica são as garças, tiê-sangue (pássaro), tucanos, araras, beija-flores, periquitos, jararaca, jacaré-do-papo-amarelo, cobra-coral, sapo-cururu, perereca-verde, rã-de-vidro, e até peixes como o dourado, o pacu e a traíra entram na lista.

Todos os nomes são uma pequena parcela de uma rica fauna nacional que somam pelo menos 1020 espécies de pássaros, 197 de répteis, 340 de anfíbios e 350 de peixes conhecidos até home no bioma, segundo o IBF.

A lista pode ficar ainda maior se acrescentados insetos e outros invertebrados, além de claro, as espécies que ainda nem foram descobertas pela ciência que podem estar escondidas em lugares onde os humanos não exploraram com atenção.

Todos esses dados apenas evidenciam a riqueza ambiental predominante em Mogi.

Serviços

Para esta ocasião, O Diário separou alguns dos principais serviços oferecidos em Mogi das Cruzes especialmente para o cuidado, proteção e conscientização da vida animal.

Através da Prefeitura de Mogi, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) oferece a população ações que “têm como objetivo o desenvolvimento, conhecimento, previsão e prevenção de enfrentamento continuado de problemas de saúde humana relativos aos fatores e condições de risco, atuais ou potenciais, e aos acidentes, doenças ou outros agravos decorrentes da interação entre os animais e os humanos”.

Exemplos de zoonoses que podem levar a morte, como raiva, febre maculosa, hantavirose e leptospirose, podem ser evitadas através do trabalho de controle desse grupo.

Pets

Para quem tem ou deseja ter cães ou gatos, o CCZ mantém um programa permanente e gratuito de castração, servindo de incentivo aos donos para a adoção responsável desses animais.

Além desses serviços, o serviço mantido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes também desenvolve atividades de controle de vetores, como Aedes aegypti, culicídeos e carrapatos; promove ações de combate a animais sinantrópicos (baratas, ratos e pombos); efetua o combate a animais peçonhentos como escorpiões, aranhas, cobras, etc, e realiza o controle da população de animais domésticos.

No site da prefeitura (https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/unidade-e-equipamento/todos-os-assuntos/centro-de-controle-de-zoonoses-ccz ) podem ser encontrados outras informações sobre vacinação antirrábica, microchipagem dos pets e até o registro dos animais domésticos, todos serviços gratuitos oferecido para o município.

Os mogianos podem solicitar atendimento através dos números (11) 4792-8585 ou (11) 94304-7596, pelo site ou podem procurar pela sede na Estrada Santa Catarina, 2540, no bairro Rio Acima.

No mesmo endereço funciona o Centro de Bem-Estar Animal, ambiente inaugurado em 2016 e funciona como um Hospital Público Veterinário, atendendo exclusivamente a população de baixa renda ligada a programas sociais de Mogi.

Adoção consciente

A população de animais domésticos que precisam de um lar é considerável na cidade e felizmente, ONGs e grupos sem fins lucrativos tomam conta da demanda para o resgate dos bichinhos e a divulgação da adoção consciente.

Como é o caso do Grupo Fera, fundado pela vereadora Fernanda Moreno, conhecida pela defesa da causa animal. A organização, além de receber as denuncias para resgate dos animais domésticos, também compartilha as informações com foto do pet através das redes sociais para que chegue ao destino certo daquela pessoa desejosa em adotar um cachorro ou um gato.

“O próprio nome já diz: Frente pela Educação e Responsabilidade Animal (F.E.R.A). É uma Organização Não-Governamental (ONG)  que tem como missão promover o bem-estar dos animais e defender seus direitos, conscientizando a população quanto às suas responsabilidades e obrigações, promovendo ações educativas e orientativas sobre o respeito e o tratamento digno aos pets”, comentou a parlamentar.

Moreno ainda esclarece quais são os trabalhos principais do grupo: “sempre que possível, auxiliamos animais em situações de emergência, quando os mesmos não têm um responsável ou o tutor passa por necessidades. Também promovemos a posse responsável e o controle reprodutivo, como formas de colaborar com o controle populacional e diminuir a triste estatística de animais abandonados. Com apoio das clínicas parceiras e voluntários são oferecidos descontos em castração e alguns tratamentos. Também periodicamente, a ONG realiza trabalhos sociais”, finaliza.

Importante ressaltar que, em Mogi das Cruzes, existe a lei nº 7.560, de 22 de janeiro de 2020 que proíbe no município a venda e comercialização de animais em espaços públicos, “inclusive por meio de comércio eventual ou ambulante, salvo se houver licença específica emitida por autoridade competente para os fins de que trata esta lei”.

Para aqueles que procuram por mais um integrante na família de pets ou deseja divulgar alguma doação responsável, entre em contato com a ONG através do número (11) 97273-2537 ou pelo site https://ongfera.org.br/.

Veja Também