Entrar
Perfil
ROTA TURÍSTICA

DER vai realizar obras de recuperação da estrada velha de Sabaúna

Pelo convênio firmado entre Município e Estado, aprovado pela Câmara, os serviços de pavimentação e recuperação da estrada vicinal do distrito serão executados e licitados exclusivamente pelo DER.

Silvia Chimello
15/06/2022 às 07:06.
Atualizado em 15/06/2022 às 07:19

Estrada muito usada por turistas será recuperada com recursos do Estado (Arquivo O Diário)

A Câmara de Mogi aprovou, durante a sessão desta terça-feira (14), a celebração de um convênio entre o Município e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para a execução de obras de pavimentação e serviços de recuperação da estrada vicinal de Sabaúna, que há muito tempo se encontra em péssimas condições de tráfego, motivo de reclamações de moradores e usuários da via.

Denominada avenida Romilda Pecorari Nor, a estrada com 6,7 quilômetros de extensão, que faz a ligação entre os distritos César de Souza e Sabaúna, é usada também por turistas e por ciclistas que fazem passeios pelo local, especialmente aos finais de semana. É o caminho inicial da Rota da Luz para peregrinos que seguem pelo caminho até Aparecida.

O projeto encaminhado à Câmara pelo Executivo, informa que a execução dos serviços, pleiteados pela Secretaria Municipal Planejamento e Gestão Estratégica, será executado e licitado exclusivamente pelo DER, não ocorrendo repasses de recursos ao Município. O órgão, no entanto, não divulgou valores de custeio e nem prazos para a realização das obras.

Apesar de não ter previsão de contrapartida para a Prefeitura, o convênio determina que se houve casos de possíveis interferências no projeto, os custos gerados devem ser absorvidos pelo orçamento da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana.  Isso significa que o Executivo estará autorizado a promover ajustes, adequações e ou prorrogações direcionadas para consecução de suas finalidades, desde que arque com as despesas.

Durante as obras, caberá ao DER além de executar os serviços através de licitação; acompanhar e fiscalizar a execução do projeto; fazer o plantio de grama nos taludes de corte e aterro, quando necessário; implantar a sinalização e fiscalização adequadas ao tráfego.

O Município terá a função de liberar as áreas necessárias às obras e serviços, de modo que não ocorram retardamentos na sua execução, e remover benfeitorias existentes ao longo do trecho; remover linhas aéreas ou subterrâneas existentes que impeçam ou dificultem a execução das obras e serviços, restabelecer ou construir as cercas divisórias; elaborar os estudos ambientais necessários; liberar as áreas de bota foras necessárias para execução das obras e serviços; complementar os serviços de plantio de grama nas áreas não previstas e necessárias à proteção de erosões; receber as obras e passar a conservar com apoio técnico Departamento, a estrada como parte da malha viária municipal, sem ônus para o DER.

Ciclovias

O vereador Francimário Vieira de Macedo – Farofa (PL), disse que vai conversar com o prefeito Caio Cunha (PODE) para pedir um reforço na sinalização da via quando for feito o recapeamento, para melhorar a segurança na estrada velha, por onde passam mais 1,5 mil ciclistas por semana, segundo ele.

“Temos observado que vem aumentando cada vez mais o número de ciclistas e de pessoas que visitam o distrito de Sabaúna, e que há muitos anos reivindicam as melhorias. Já foi feito asfalto anteriormente, mas sem muita qualidade e não durou nada. Agora temos esse convênio com DER envolvendo estradas vicinais, obtido com a ajuda dos deputados estaduais da região, que conseguiram contemplar essa estrada importante para o turismo da cidade. Vamos acompanhar de perto os trabalhos, fiscalizar as obras e tentar garantir as ciclovias na via”

O pedido de melhorias já havia sido feito também aos vereadores Farofa e outros que participaram recentemente de uma audiência pública realizada com moradores de Sabaúna entre eles, José Luiz Furtado (PSDB) em março deste ano.

“Esse convênio ajudará a melhorar a vida de quem faz o trajeto Sabaúna - César de Souza, com a realização de obras de recuperação da via que serão realizadas 100% pelo DER, porque o convênio é 100% do DER, e daí a importância de termos deputados trabalhando para termos mais conquistas que atendam as demandas da cidade, tendo em vista que o orçamento municipal muitas vezes não tem condições de contemplar todas as demandas da cidade” comentou Furtado.

Pedro Komura (PSDB) lembrou que a estrada foi asfaltada há muitos anos, na gestão do ex-prefeito Junji Abe (2001 a 2008), e com o passar do tempo foi ficando complicada e hoje está praticamente sem asfalto. “Muitos turistas caminham por lá e essa estrada é muito importante para o desenvolvimento daquela região, que está se tornando polo turístico da cidade”, reforçou.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por