De duplicação a policiamento, parlamentares apontam soluções e prometem interceder junto ao DER para resolver a grave situação
Rodovia Mogi-Salesópolis (SP-088) (Imagem: Arquivo O Diário)
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De duplicação a policiamento, parlamentares apontam soluções e prometem interceder junto ao DER para resolver a grave situação
Rodovia Mogi-Salesópolis (SP-088) (Imagem: Arquivo O Diário)
A rodovia Alfredo Rolim de Moura (SP-88), mais conhecida como Mogi-Salesópolis, apesar de duplicada nos seus primeiros sete quilômetros, entre Mogi e Biritiba Mirim, tornou-se uma das mais perigosas da região, em razão do excesso de veículos e de velocidade, além da total falta de fiscalização, que resultam em acidentes, quase sempre com vítimas fatais. Fundamental para o escoamento da produção industrial e agrícola do extremo Leste da Grande São Paulo, a estrada apresenta mais riscos nos fins de semana, quando muitas pessoas procuram as áreas de lazer e sítios de veraneio localizados na região. Motoristas defendem a duplicação entre Biritiba e Salesópolis para minimizar os problemas. E os nossos deputados, o que dizem de tudo isso? Veja abaixo:
Marcos Damásio
Deputado Estadual do PL
Marcos Damasio, deputado estadual do PL (Imagem: Divulgação)
Quanto melhor e mais segura a malha viária de uma região, maior é o seu desenvolvimento. Temos no Alto Tietê, rodovias muito boas e outras que necessitam de estudos técnicos e intervenções para terem seu potencial aprimorado. A rodovia Alfredo Rolim de Moura (SP-88), por exemplo, vem sendo alvo de nossos pedidos de melhoria ao governo estadual. Estive recentemente com o superintendente do DER, Sérgio Codelo, e relatei a questão dos inúmeros acidentes. Ele se comprometeu estudar os pontos críticos para intervenções, como lombadas e sinalização nesses locais e a volta, no segundo semestre, dos radares às rodovias da região do Alto Tietê, entre elas, a Mogi-Salesópolis. Este passo inicial ajudará a melhorar a questão da fiscalização e do excesso de velocidade, enquanto o governo estuda e alinha ações mais efetivas, como obras. Vou continuar colaborando com essas ações, acompanhando e cobrando soluções.
Marcio Alvino
Deputado Federal do PL
Marcio Alvino, deputado federal do PL (Crédito: Reprodução/ Redes Sociais)
Projetadas há décadas, as rodovias do Alto Tietê encontram-se obsoletas, visto que não acompanharam o desenvolvimento da região. É notório que não só a rodovia Mogi-Salesópolis, bem como outras importantes vias acesso como a Mogi-Bertioga e a Mogi-Guararema necessitam de modernização urgente para atender à demanda atual e aprimorar a integração regional, proporcionando mais segurança e melhoria no dia a dia de seus usuários.
Estas obras requerem investimentos significativos e estudos detalhados para identificar as melhores soluções e é preciso considerar o tempo e os recursos necessários para a concretização dessas melhorias.
Estou à disposição para continuar trabalhando junto ao deputado estadual e presidente da Alesp, André do Prado e ao governo do Estado para que essa questão, assim como a duplicação do trecho final da Mogi-Dutra, seja resolvida de maneira efetiva.
Rodrigo Gambale
Deputado Federal do Podemos
Rodrigo Gambale, deputado federal do Podemos (Crédito: Reprodução/ Redes Sociais)
Os acidentes geralmente são causados pelo excesso de velocidade dos veículos e ultrapassagem em locais proibidos. É necessário que haja policiamento e muita sinalização, que irão colaborar para amenizar os problemas. Quando a estrada é muito utilizada por quem busca lazer em cachoeiras, restaurantes e chácaras localizadas na região, acaba ficando ainda mais perigosa.
A melhor solução para as condições de tráfego é a sinalização na área e policiamento regional.
A duplicação com certeza é viável, desde que as demais medidas sejam aplicadas para que ajudem a levar segurança aos usuários da rodovia.
Além da sinalização, é necessário que haja contribuição dos motoristas que utilizam dessa região, que muitas vezes, mesmo com placas de advertência, às vezes até com câmeras de velocidade, não respeitam a leis.
Por isso, o policiamento é muito importante para que seja reduzida essa grande quantidade de acidentes.
André do Prado
Deputado Estadual do PL
André do Prado, deputado estadual do PL (Crédito: Reprodução/ Redes Sociais)
Como representante do Alto Tietê na Assembleia Legislativa, tenho acompanhado de perto os problemas enfrentados pelos usuários da SP-88.
Em parceria com o deputado federal Marcio Alvino, tenho trabalhado incansavelmente por melhorias na rodovia, buscando recursos e cobrando ações do governo do Estado. Graças a esse esforço conjunto, ao lado do prefeito Inho Taino, de Biritiba Mirim, conseguimos importantes conquistas, como a construção da rotatória na altura do bairro Nova Biritiba e as obras em andamento da rotatória do bairro Pomar do Carmo, em Biritiba Mirim, para aumentar a segurança e a fluidez do tráfego nesses trechos.
No entanto, sabemos que outras medidas precisam ser tomadas para melhorar as condições adequadas de tráfego na Mogi-Salesópolis e continuarei trabalhando ao lado do deputado federal Marcio Alvino para garantir uma rodovia mais segura e eficiente para todos. Marco Bertaiolli
Deputado Estadual do PSD
Marco Bertaiolli, Deputado federal do PSD (Crédito: Divulgação)
A última vez que a Mogi-Salesópolis recebeu um grande investimento foi em 2009. Estava no meu primeiro ano de mandato e conseguimos, juntamente com as forças políticas da época, que toda a via, do Cocuera até Pitas, recebesse obras. A estrada ganhou rotatórias de acesso, novo pavimento, duplicação e alargamento em alguns trechos, entre outros benefícios.
O objetivo foi dar maior fluidez ao trânsito, facilitar o escoamento dos produtos agrícolas e oferecer mais segurança aos motoristas. Mas com as melhorias, veio também o aumento no número de acidentes em razão da imprudência e excessos cometidos por alguns motoristas.
É preciso que o DER faça uma nova avaliação na estrada e identifique o que deve ser feito para garantir a segurança dos usuários. Essa é uma estrada fundamental para produtores e agricultores de Mogi, tanto para o escoamento da produção, como para as empresas instaladas ao longo da via.
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