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Deputados cobram conclusão do trecho duplicado da Mogi-Dutra

A duplicação da rodovia Mogi-Dutra permanece incompleta porque o DER não conseguiu desapropriar uma pequena faixa de terreno, nas proximidades de Arujá. Isso acaba provocando o afunilamento da rodovia para pista única em seu 1,2 km final, o que aumenta a insegurança no trecho, apesar de bem sinalizado. O DER prometeu solucionar o caso e […]

27 de maio de 2023

Reportagem de: O Diário

A duplicação da rodovia Mogi-Dutra permanece incompleta porque o DER não conseguiu desapropriar uma pequena faixa de terreno, nas proximidades de Arujá. Isso acaba provocando o afunilamento da rodovia para pista única em seu 1,2 km final, o que aumenta a insegurança no trecho, apesar de bem sinalizado.

O DER prometeu solucionar o caso e não solucionou. Na campanha, o governador Tarcísio também colocou a conclusão da Mogi-Dutra entre as suas promessas, mas até agora nada foi feito, a exemplo de outras medidas prometidas pelo então candidato. O Diário ouviu os deputados que representam a região sobre o assunto. Veja o que eles disseram:

 

Rodrigo Gambale
Deputado Federal do Podemos

Essa é uma via muito importante para o transporte, com o tráfego de carros de trabalho e também de lazer, no do dia a dia. Representa a economia, a logística e investimento para a região. Nós vamos continuar cobrando para que as promessas sejam cumpridas. Ainda estamos no quinto mês de governo e tudo isso demanda tempo, mas cobraremos firmemente para que as obras sejam retomadas. A questão de afunilamento que ocorre na via acaba atrapalhando muito o trânsito, porque as pessoas passam por uma pista com um fluxo que anda bem, devido às duas faixas, e depois vai afunilando para uma única pista, fazendo com que sempre aconteçam ultrapassagens proibidas e acidentes. É uma via que tem a necessidade de ser duplicada. A nossa região metropolitana é a mais populosa, sabemos das necessidades dos investimentos que devem ser feitos aqui e por isso, vou continuar cobrando com afinco o governo para que a obra seja entregue o mais rápido possível e assim, garanta os benefícios para a população.

 

André do Prado
Deputado Estadual do PL

A duplicação da rodovia Mogi-Dutra entre Arujá e a Ayrton Senna é uma luta minha e do ex-prefeito de Arujá, Abel Larini (PL). Foi uma grande conquista para o Alto Tietê e no total foram 7,5 quilômetros duplicados, beneficiando mais de 500 mil pessoas que moram ou precisam se deslocar entre as cidades da região. É uma via moderna e segura, que impulsiona a logística e a economia local, com a geração de muitos empregos. Trabalhei muito para que essa obra saísse do papel.

No entanto, devido a um problema na desapropriação de uma área entre os quilômetros 32 e 33,1, a obra foi entregue sem a duplicação desse trecho. Estive recentemente com a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, e reforcei a importância da conclusão da obra. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) finaliza, até julho, o novo projeto para duplicação do trecho que ainda não foi executado. Concluída essa etapa, o governo do Estado vai abrir o processo licitatório para executar a obra.

 

 

Marco Bertaiolli
Deputado Estadual do PSD

A conclusão das obras de duplicação da rodovia Mogi-Dutra até a cidade de Arujá é fundamental. Não há dúvida que a obra resulta em mais desenvolvimento econômico e segurança para quem utiliza a via todos os dias. São quase 20 km entre as duas cidades e um trecho de pouco mais de 1 km esbarrou num processo judicial que fugiu, à época, da alçada do governo. 

Mesmo tendo negociado a desapropriação de 55 imóveis, a proprietária de um terreno não aceitou a proposta, o que fez com que 1,3 km da estrada continuasse em pista simples, o que sem dúvida é um risco. 

A Mogi-Dutra é uma obra mogiana. Foi construída durante o primeiro mandato do ex-prefeito Waldemar Costa Filho, em 1969, e tirou a cidade do isolamento causado pela construção da Via Dutra.

A duplicação de seu primeiro trecho, até o trevo da Ayrton Senna, foi entregue em 2005, dando um novo salto de desenvolvimento econômico e social para Mogi das Cruzes e Região. Agora, continuaremos trabalhando para que seja finalizada.

 

 

Marcio Alvino
Deputado Federal do PL

O governador Tarcísio está  no início de seu mandato, com apenas cinco meses de gestão. Tenho confiança de que ele se empenhará em resolver a questão da finalização da duplicação da rodovia Mogi-Dutra. Essa demanda requer uma série de providências, incluindo desapropriações, o que pode envolver certa burocracia devido ao valor das áreas em questão.

É importante lembrar que o governador ainda tem tempo hábil para cumprir as promessas feitas durante sua campanha; portanto, é prematuro afirmar que a conclusão da duplicação não ocorrerá.

No que diz respeito à segurança, embora a rodovia esteja bem sinalizada, a transição de uma pista dupla para uma pista simples sempre representa um grande risco. Por esse motivo, eu acredito que o governo do Estado tomará as medidas necessárias para abordar essa questão.

Eu e o deputado estadual André do Prado, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, faremos o possível para sensibilizar o governador Tarcísio a respeito da necessidade de finalizar essa obra.

 

Marcos Damásio
Deputado Estadual do PL 

O governo atual herdou várias demandas da administração passada e precisa dar andamento a todas elas, muitas vezes começando o estudo do zero. A finalização da duplicação deste trecho da rodovia Mogi-Dutra em Arujá é uma delas e deve voltar à pauta. Vamos unir forças para cobrar a elaboração de um estudo viável, de uma solução. Apesar de bem sinalizado, o trecho final necessita de uma fluidez melhor para não criar um gargalo nesta região, aumentando o risco de acidentes e de congestionamentos. Acredito nas boas intenções do governador Tarcísio de Freitas, ele tem noção dos problemas pendentes – a muitos deles garantiu a conclusão durante a campanha – e sei que, aos poucos, a administração vai solucionar cada caso. Tudo demanda tempo de estudo, elaboração de projetos viáveis e recursos. Nosso papel é não deixar a obra cair no esquecimento, pedir a solução, acompanhar os desdobramentos e cobrar a implementação. E é isso que vamos fazer junto a todas as instâncias do governo ligadas ao assunto.

 

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