Diário Logo

Notizia Logo

“Daniel Verde” vai coordenar programa ambiental do Estado

Conhecido como “Daniel Verde” pela sua atuação como secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, na administração Marcus Melo (PSDB), Daniel Teixeira de Lima, morador de Mogi das Cruzes, acaba de assumir os cargos de membro da Unidade de Gestão de Projetos e coordenador do Programa Municipal VerdeAzul da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente […]

27 de março de 2022

Reportagem de: O Diário

Conhecido como “Daniel Verde” pela sua atuação como secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, na administração Marcus Melo (PSDB), Daniel Teixeira de Lima, morador de Mogi das Cruzes, acaba de assumir os cargos de membro da Unidade de Gestão de Projetos e coordenador do Programa Municipal VerdeAzul da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, com sede na Capital. 

O convite a Daniel foi feito pelo próprio secretário Marcos Penido e sua nomeação publicada na edição de quinta-feira (24) do Diário Oficial do Estado.

Licenciado em Ciências Sociais pela PUC/SP, o especialista em Ciências e Técnicas de Governo pela Fundap/SP já atuou como professor, foi secretário de Educação e Cultura de Juquitiba (SP), diretor de Educação Ambiental na Secretaria de Estado do Meio Ambiente, assistente técnico da Cetesb e membro titular do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), durante seu período como secretário em Mogi.
Depois de ocupar diferentes cargos na área do meio ambiente do Condemat, Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, Conselho Gestor da APA e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, entre outras atividades, Daniel está otimista com o novo desafio. E promete:“Teremos um carinho muito grande por Mogi, pelo Alto Tietê, que nos motivará ainda mais à abertura do diálogo com os demais municípios e regiões de São Paulo, tal como determinou o secretário Marcos Penido, que tem este olhar holístico para todo o Estado”.

Nesta sexta-feira, “Daniel Verde” falou sobre seus novos planos para O Diário. Confira a entrevista:

O que é o programa Município VerdeAzul e qual o seu objetivo?

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, na época – hoje Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente – o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, por meio de ofício encaminhado a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Quais as principais ações propostas pelo programa?

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Para a consecução do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas”.

Tal classificação resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação o Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.

De que forma o senhor pretende atuar no cargo de coordenador do programa?

Conforme solicitado pelo secretário Penido, pretendemos dar voz aos municípios e apoiá-los na construção e ampliação da agenda ambiental e sustentável de cada um deles. Reconhecer seus esforços, ações exemplares que podem ser multiplicados em outros municípios e, também, incentivar a ação consorciada.

De que maneira o senhor, como integrante da Secretaria do Meio Ambiente, poderá colaborar com Mogi e demais cidades do Alto Tietê?

Enquanto estivemos à frente da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de Mogi das Cruzes, na gestão do prefeito Marcus Melo, procuramos avançar nas políticas públicas ambientais, a ponto de certificarmos por três vezes (2018, 2019 e 2020) e ganharmos o Prêmio André Franco Montoro por melhor município da bacia por quatro vezes (2017, 2018, 2019 e 2020), ambas de forma inédita! Pude coordenar a Câmara Técnica de Gestão Ambiental do Condemat por quatro anos (2017, 2018, 2019 e 2020), sou morador de Mogi das Cruzes, cidade que amo e que me concedeu um título de cidadão. Por óbvio, teremos um carinho muito grande por Mogi, pelo Alto Tietê, que nos motivará ainda mais a abertura do diálogo com os demais municípios e regiões de São Paulo, tal como determinou secretário Marcos Penido, que tem este olhar holístico para todo o Estado!

De que maneira a gestão ambiental compartilhada, que cria uma responsabilidade mútua, poderá ser colocada em prática para beneficiar, por exemplo, a preservação da serra do Itapeti e a limpeza do rio Tietê?

Não há desenvolvimento sem sustentabilidade. Não há gestão ambiental sem participação de todos os entes: sociedade civil, municípios, Estado e União. O governo do Estado que vem entregando a maior obra de saneamento de sua história, despoluindo o Rio Pinheiros, desassoreando o rio Tietê, investindo na fiscalização ambiental em áreas de proteção ambiental (como a serra do Itapeti, que tive o prazer de participar de seu reconhecendo como APA desde o pleito, em 2013, até sua constituição, em 2018), entende como fundamental esta gestão compartilhada das questões ambientais.

Veja Também