Diário Logo

Notizia Logo

Consultor deixa Projeto Mogi 500 para ser secretário em Pernambuco

O Projeto Mogi 500 Anos, uma ferramenta de planejamento e desenvolvimento sustentável do município para os próximos 38 anos, sofreu uma baixa considerável: o empresário Guilherme Cavalcanti, que vinha coordenando o programa Recife 500 Anos e que atuava como consultor junto à Prefeitura de Mogi, deixa o cargo nesta segunda-feira (2) para assumir a Secretaria […]

31 de dezembro de 2022

Reportagem de: O Diário

O Projeto Mogi 500 Anos, uma ferramenta de planejamento e desenvolvimento sustentável do município para os próximos 38 anos, sofreu uma baixa considerável: o empresário Guilherme Cavalcanti, que vinha coordenando o programa Recife 500 Anos e que atuava como consultor junto à Prefeitura de Mogi, deixa o cargo nesta segunda-feira (2) para assumir a Secretaria de Desenvolvimento do estado de Pernambuco.

Cavalcanti está assessorando a equipe do Projeto Mogi 500 Anos, desde antes de seu lançamento, em junho de 2022, quando foi a ideia foi apresentada à cidade num grande evento do qual participaram representantes dos mais diferentes segmentos da comunidade local.

Junto com o secretário municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, Lucas Porto, Cavalcanti vinha cuidando do planejamento do futuro da cidade.

Apesar de deixar Mogi para retornar para Pernambuco, o consultor prometeu ao prefeito Caio Cunha (PODE) que continuará dando apoio à proposta que ele ajudou a montar:

“Estamos em um momento super importante de capacitação de recursos e consolidação dos parceiros. Ainda há muito a fazer. Guilherme se comprometeu a continuar nos orientando e a indicar um novo nome”, disse o prefeito, na manhã deste sábado (31). Ele ressaltou também a continuidade do Projeto Mogi 500 Anos, do qual fazem parte outros nomes de peso, como o arquiteto Ciro Pirondi, que atua como consultor na área de projetos arquitetônicos.

Quem era
Experiência não faltava ao consultor que está deixando a Prefeitura de Mogi. O empresário na área de Tecnologia e Inovação, Guilherme foi um dos fundadores do Porto Digial e presidente da Agência Recife de Inovação, Estratégia e Sustentabilidade, responsável pela idealização do programa Recife 500 Anos.

Foi também gerente geral do Centro Internacional de Negócios de Pernambuco, presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, gerente regional do Instituto Mercadológico  das Américas e, mais recentemente, CEO da Cesar Par, uma holding de Cesar, responsável por investimentos em companhias de Tecnologia da Informação.

Sua principal atividade, no entanto, era junto à Agência de Inovação e Estratégia do Recife (Aries), que ele ajudou a fundar e foi seu primeiro CEO.

A Aries é uma parceria entre a sociedade civil organizada e o município de Recife, focado em planejar o futuro da Capital, algo semelhante ao que ele vinha programando para Mogi.

Mogi 500 Anos
O ousado programa de planejamento do futuro de Mogi das Cruzes foi apresentado da seguinte forma à cidade, pelo prefeito Caio Cunha:
“Fomos escolhidos pelo povo para administrar a cidade. Quero dizer, de uma forma muito simples, que independentemente de ideologia e de visão de mundo, é fundamental que haja um compromisso com a nossa cidade, com o planejamento dos próximos 40 anos. E, sucessivamente, que os próximos gestores também cumpram rigorosamente e aperfeiçoem cada vez mais a cidade que a gente não só quer, mas a cidade que a gente precisa”, disse.

Segundo ele, “o Projeto Mogi 500 Anos compreende uma visão de longo prazo, apoiada em projetos estruturadores, com uma visão compartilhada de futuro e a vigilância da sociedade pode sustentar este compromisso no longo prazo. A iniciativa inova ao retirar os processos de planejamento de dentro dos gabinetes, alterando a linguagem dos jargões técnicos para falar a língua do cidadão e dar às pessoas a oportunidade de participarem efetivamente da construção de sua própria cidade”.

Caio aposta na continuidade do programa em 2023.

 

Veja Também