O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Guararema elegeu no último sábado (20/02) os representantes do segmento Usuários para o biênio 2021/2023. A eleição ocorreu no Centro de Especialidades de Saúde e Apoio à População (Cesap) e contou com a presença do prefeito José Luiz Eroles Freire, o Zé (PL), da secretária municipal de Saúde, Adriana Martins, e de vereadores do município.

Para a categoria Entidades ou Movimentos Sociais foram escolhidos os conselheiros Marcelo Bezerra Leão, Juliana Rodrigues Santiago, Adriana Aparecida Dias e Elza Maria de Assis. Para o setor dos Portadores ou Entidades de Portadores de Patologia ou Deficiência foram eleitos Tania Monteiro e Valdinéia de Toledo Cesar.

A categoria Sociedades Comunitárias será representada pelos conselheiros Aloisio Veiga, Alvaro Nunes Júnior, Elaine Cristina de Lima Siquiera e Luciana de Anchieta Andradre. Completando a lista de categorias, em Clube de Serviços a representação ficará a cargo de Roberto Fernandes Mourão e Gerson Peniche dos Santos.

Com o objetivo de evitar aglomeração, devido à pandemia da Covid-19, a votação foi escalonada, com agendamento de horário por categoria.

 

O Conselho

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão colegiado integrante do Sistema Único de Saúde (SUS) do Município de Guararema, com caráter deliberativo, normativo, fiscalizador, permanente, consultivo e atuante na formulação e proposição de estratégias e controle de execução das políticas públicas de saúde, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros, vindo daí a importância da sua atuação.

O CMS é composto por representantes do Poder Público e esferas governamentais, prestadores de serviços, trabalhadores da Saúde e Usuários.  Os representantes do segmento Usuários são escolhidos por meio de votação popular, via Pleito Eleitoral.

Além do presidente da Câmara Municipal, Sidnei Santos Leal, participaram da eleição os vereadores André Augusto de Oliveira, o Dé, Maria de Fátima Soares Pereira de Souza, a Fatinha, e André Araújo.