Entrar
Perfil
FERIADO

Confira o funcionamento dos serviços estaduais no feriado do aniversário de São Paulo

As 12 unidades do Poupatempo na capital paulista estarão fechadas nesta quarta-feira (25), bem como os postos da Sefaz-SP

O Diário
24/01/2023 às 15:05.
Atualizado em 24/01/2023 às 15:06

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
FERIADO

Confira o funcionamento dos serviços estaduais no feriado do aniversário de São Paulo

As 12 unidades do Poupatempo na capital paulista estarão fechadas nesta quarta-feira (25), bem como os postos da Sefaz-SP

O Diário
24/01/2023 às 15:05.
Atualizado em 24/01/2023 às 15:06

Nesta quarta-feira (25) é celebrado o feriado municipal do aniversário de São Paulo, que celebra 469 anos. Com isso, alguns serviços estaduais podem ter horários de funcionamento alterados nesta data.

Em SP, as regras gerais e setoriais de segurança sanitária continuam as mesmas da fase de transição. As prefeituras possuem autonomia para determinar rigidez de restrições conforme as circunstâncias locais da pandemia e capacidade hospitalar.

Veja abaixo o que abre e o que fecha e se programe.

Saúde

Durante o feriado municipal do Aniversário de São Paulo, nesta quarta-feira (25), os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Os postos de doação da Pró-Sangue Clínicas, Osasco, Barueri e Stella Maris funcionarão das 8h às 16h. Porém as unidades Dante Pazzanese e Mandaqui estarão fechadas. Para mais informações acesse: www.prosangue.sp.gov.br.

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) localizados no município de São Paulo, o Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na Zona Leste da Capital, não funcionarão neste feriado.

As Farmácias de Medicamentos Especializados (FME) e as unidades da Farmácia Dose Certa, pertencentes ao município de São Paulo, não funcionarão nesta quarta-feira (25). Contudo, as demais unidades da rede estadual que atendem em outros municípios terão expediente normal na data.

Poupatempo

Nesta quarta-feira, 25 de janeiro, as 12 unidades do Poupatempo na capital paulista estarão fechadas, devido ao feriado municipal de aniversário da cidade de São Paulo. Os postos voltam a funcionar normalmente na quinta-feira, 26, com atendimento presencial realizado mediante agendamento. Nas demais unidades do Estado, da Grande São Paulo, interior e litoral, o funcionamento será normal, de acordo com o horário de expediente habitual.

As opções digitais seguem mantidas nos canais eletrônicos, no portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e no assistente virtual, chamado P, no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974. Entre os cerca de 260 serviços online, estão disponíveis a renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, Seguro-desemprego, Carteira de vacinação digital da Covid-19, entre outros.

Importante reforçar que o atendimento presencial é realizado mediante agendamento obrigatório, gratuito, pessoal e intransferível, que também deve ser feito pelas plataformas digitais.

Serviço:

Poupatempo da Alesp: Avenida Pedro Alvares Cabral, 201 – Ibirapuera. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Poupatempo do Canindé: Avenida Cruzeiro do Sul, 1100 – Canindé – Shopping D. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Poupatempo Carrão Digital: Terminal Metrô Carrão Sul – Box P 37/38/39 – Vila Gomes Cardim. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Poupatempo de Cidade Ademar: Av. Cupecê, 5497 – Jd. Miriam. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Poupatempo de Cidade Tiradentes: Rua Sara Kubitscheck, 165 – Terminal de Ônibus Cidade Tiradentes – Cidade Tiradentes. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Poupatempo CREA Digital: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1059 – Pinheiros. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Poupatempo de Itaquera: Avenida do Contorno, 60 – Itaquera. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Poupatempo da Lapa: Rua do Curtume, s/n – Lapa. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Poupatempo Piraporinha Digital: Avenida Inácio Dias da Silva, 80 – Piraporinha – M’Boi Mirim. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Poupatempo Santana Digital: Terminal Metrô Santana – Box B 42/43/44/45 – Santana. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Poupatempo de Santo Amaro: Rua Amador Bueno, 229, 2º andar, G – Mais Shopping – Santo Amaro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Poupatempo da Sé: Rua do Carmo, s/n – Sé. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

CPTM, Metrô e EMTU

Nesta quarta-feira (25), aniversário de São Paulo, as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão circulação de acordo com o feriado, levando em conta a demanda usualmente menor. A operação será monitorada e, se houver necessidade, mais trens serão colocados nas linhas e ônibus nas ruas.

Trilhos

As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô operarão com frota de feriado entre 4h40 e meia noite. Já as linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, operadas pela ViaQuatro e ViaMobilidade, respectivamente, atenderão aos passageiros com frota semelhante à de um sábado. A operação será monitorada ininterruptamente e as equipes estarão preparadas para disponibilizar mais trens, de acordo com a demanda. O número de colaboradores será reforçado em estações que atenderão às festividades.

Já nos trens metropolitanos, as linhas operadas pela CPTM e pela ViaMobilidade (8-Diamante e 9-Esmeralda) atenderão aos passageiros com intervalos semelhantes aos de sábado, com monitoramento da demanda para ofertar mais viagens se necessário.

Vale lembrar que as plataformas 3 e 4 da estação Brás estarão interditadas durante todo o dia, em continuidade aos serviços de troca de piso. A interdição afeta apenas o embarque e desembarque dos passageiros que utilizam a Linha 11-Coral e o serviço do Expresso Aeroporto, não havendo alteração para as demais linhas atendidas na estação ou para a circulação de trens. Para os passageiros que utilizam o trecho entre as estações da Luz e Brás, a alternativa será a utilização do Serviço 710. Já para quem vem da Estação Estudantes e pretende desembarcar no Brás, a orientação é fazer transferência nas estações Tatuapé e Calmon Viana, da Linha 12-Safira, ou na Linha 3-Vermelha de Metrô. Os passageiros que utilizam o Expresso Aeroporto com destino à estação Brás podem seguir até a estação Luz e retornar utilizando o Serviço 710.

EMTU

No feriado da próxima quarta-feira, todas as linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU que tenham como destino a capital vão operar com tabela horária de sábado. Já as linhas com destino a São Paulo que não circulam aos sábados vão operar com a tabela horária dos dias úteis. A operação será acompanhada pela fiscalização para eventuais ajustes em caso de necessidade. Confira horários e itinerários no site www.emtu.sp.gov.br.

Bilhetes – Desde o final de 2020, o bilhete para ingresso nas linhas de metrô e trens metropolitanos é um QR Code. O passageiro pode adquirir o bilhete digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp usando o canal oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.

Outra opção é comprar o bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito. Importante tomar cuidado ao armazenar os bilhetes que não serão usados na hora para não danificar o papel.

Bikes –  Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e  ViaMobilidade. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes aos das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Sabesp

A Central de Atendimento (telefone 0800 055 0195) funciona 24 horas todos os dias, assim como o telefone para emergências, o 195. O mesmo vale para o atendimento automatizado pelo WhatsApp (11 3388 8000), que atende por mensagem de texto 24 horas todos os dias.

Na Agência Virtual (https://agenciavirtual.sabesp.com.br/home), onde é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços, o atendimento também é 24 horas ininterruptamente.

O atendimento online pelo chat terá funcionamento normal, atendendo das 8h às 21h pelo link: https://sabesp-chat.sabesp.com.br/chat-externo. Vale destacar que os serviços pelo chat de consulta de débitos, 2ª via e falta de água têm atendimento automatizado 24 horas por dia.
Na Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482), o atendimento também será normal.

Defesa Civil do Estado

A Defesa Civil do Estado ficará à disposição por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888 e e-mail: defesacivil@sp.gov.br.

Bom Prato

Os restaurantes Bom Prato da 25 de Março, Brás, Campos Elíseos, Guaianases, São Mateus e Lapa irão funcionar normalmente no feriado desta quarta-feira (25), aniversário da cidade de São Paulo.

Saiba mais sobre o programa Bom Prato, além dos endereços das unidades fixas e móveis, clicando aqui: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/bom-prato-funcionamento/.

Fazenda

Os postos da Fazenda na cidade de São Paulo estarão fechados nesta quarta (25) e voltam a atender na quinta-feira (26). No restante do estado os postos da Sefaz-SP funcionam normalmente.

Instituições culturais

As instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo da capital abrirão com horários diferenciados, no aniversário da cidade, em 25 de janeiro, e oferecerão exposições, apresentações, shows, oficinas, exibições de mágicas, workshop aberto de dança e atividades que visam ensinar palavras em línguas indígenas, como: coral Mirim Guarani, festa com samba com o grupo Partideiros da Antiga, jogo da memória com lugares icônicos da cidade, mostra Remanescentes da Mata Atlântica, Hora do Conto: São Paulo – A aldeia que virou metrópole, surfe urbano, entre outras ações.

Já a Sala São Paulo, a Casa Mário de Andrade e a Oficina Cultural Alfredo Volpi estarão fechados.

Confira o abre e fecha dos Museus, Oficinas Culturais, Fábricas de Cultura 4.0, bibliotecas e salas de espetáculos:

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por