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Concessão de lote Rodoanel chega a Arujá e valoriza malha viária do Alto Tietê

Marcado pelas imagens do governador Tarcisio de Freitas (Republicanos) batendo com força o martelo que finalizou o leilão, a concessão do Trecho Norte do Rodoanel à iniciativa privada ocorreu nesta terça-feira (14) e desperta interesse aos moradores de Arujá e do Alto Tietê porque finaliza a opção viária que torna mais rápida a viagem entre […]

15 de março de 2023

Reportagem de: O Diário

Marcado pelas imagens do governador Tarcisio de Freitas (Republicanos) batendo com força o martelo que finalizou o leilão, a concessão do Trecho Norte do Rodoanel à iniciativa privada ocorreu nesta terça-feira (14) e desperta interesse aos moradores de Arujá e do Alto Tietê porque finaliza a opção viária que torna mais rápida a viagem entre pontos da Região Metropolitana de São Paulo e o litoral. As obras dos quilômetros finais do acesso estavam paradas desde 2018.

O lote foi arrematado pela Via Appia FIP Infraestrutura, que terá a concessão dos serviços de operação, manutenção e realização dos investimentos necessários para a exploração do sistema rodoviário pelo prazo de 31 anos. O trecho final do Rodoanel terá 44 quilômetros e interligará as cidades de São Paulo, Arujá e Guarulhos.

Nas últimas duas décadas, o Rodoanel foi construído em quatro fases e terá, ao final, 176 quilômetros, com a interligação das principais rodovias que interligam São Paulo e cidades da Região Metropolitana.

No lote Leste, o Rodoanel atende cidades do Alto Tietê com a interligação de rodovias e a construção de alças de acesso em cidades como Suzano e Poá. Esse perímetro tem 38 quilômetros e une a região de Mauá à rodovia Ayrton Senna, passando pelas cidades de Ribeirão Pires, Maua, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Arujá.

Já o circuito Norte, iniciado em 2013,  quando for concluído, fechará o circuito para atender Santana de Parnaíba, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Mairiporã, Santa Isabel, Itaquaquecetuba, Arujá, Guarulhos e São Paulo.

Leilão

A retomada desse projeto foi acompanhada por Tarcísio de Freitas, que participou do leilão na sede da B3, na capital. “A primeira parte está feita, agora é ir para campo realizar essa obra extremamente importante do ponto de vista logístico. São Paulo vai ganhar mobilidade com a Rodoanel Norte. O que foi pensado muitos anos atrás será concretizado agora. Guarulhos, Arujá e São Paulo vão gerar empregos, são pais de família que terão essa condição de levar o sustento para casa. É o usuário que vai se deslocar com mais velocidade e segurança. Vamos fechar essa saga do Rodoanel. Esse é um governo que acredita na iniciativa privada, no capital privado como indutor do desenvolvimento, que alivia o Estado. E vamos conseguir dar outros saltos importantes para melhorar a vida da população”, discursou.

A proposta vencedora apresentou deságio (desconto sobre o valor a ser pago pelo Estado) de 100% pela contraprestação dos serviços públicos. O valor estipulado no edital era de R$ 51,4 milhões anuais.

No segundo critério de classificação, de desconto do aporte do Governo de São Paulo no empreendimento, foi oferecido desconto de 23,10% – o montante constante no certame era de R$ 1,4 bilhão. 

O vencedor da licitação fica responsável pela retomada e conclusão do Rodoanel Norte – o empreendimento foi paralisado em 2018.

Ao todo, o projeto está orçado em R$ 3,4 bilhões. O consórcio ficará responsável por aplicar R$ 2 bilhões na finalização das obras civis, além de mais R$ 323,4 milhões para a implantação de projetos auxiliares. Com o deságio, o Governo de São Paulo deverá aportar outros R$ 1,07 bilhão.

Além disso, o consórcio deverá investir R$ 1,8 bilhão ao longo dos 31 anos da concessão para a operação e manutenção da via. A supervisão ficará a cargo da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).

“Esse é o começo do ano, temos muito mais pela frente. Estamos aqui para apoiar o concessionário e fiscalizar, porque queremos essa obra pronta dentro do prazo”, afirmou o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.

O Trecho Norte do Rodoanel terá 44 quilômetros de extensão no eixo principal, com três ou quatro faixas de rolamento por sentido, passando pelos municípios de São Paulo, Arujá e Guarulhos.

Dentre as melhorias estão a construção de sete túneis duplos, 107 obras de arte especiais, quatro paradas para cargas especiais, duas bases do Serviço de Atendimento aos Usuários (SAU), dois Postos Gerais de Fiscalização (PGF), duas balanças de pesagem, câmeras de monitoramento, além de veículos operacionais (ambulâncias, guinchos, caminhão pipa e inspeção de tráfego) para atender todo a extensão da rodovia.

Com a conclusão dessas obras, o Rodoanel passa a contar com 175 quilômetros de extensão.

Impacto

Outros benefícios significativos da obra devem ser a redução de circulação diária de cerca de 18 mil caminhões na cidade de São Paulo, mais rapidez para cruzar a Região Metropolitana no acesso a Santos, além da geração de mais de 15 mil empregos.

Também estão previstas melhorias ambientais, como a redução de 6% a 8% na emissão de CO2 veicular na região metropolitana, o plantio de mil hectares compensatórios e a implantação de travessias de fauna, conforme o programa de monitoramento.

Modelo

A licitação finalizada nesta terça-feira foi na modalidade concorrência internacional. O projeto prevê retomar as intervenções no Rodoanel Norte por meio de uma parceria público-privada (PPP). 

O vencedor do certame será remunerado por um pagamento anual de contraprestação pelo Estado e das receitas recebidas via pedágio.

Tarifas

O Rodoanel Norte terá uso exclusivo do sistema free flow (fluxo livre), tecnologia com sensores que calcula a tarifa por quilômetro rodado. Com isso, é eliminada a necessidade do motorista parar em praça de pedágio, com consequente redução do tempo de viagem.

O sistema funciona da seguinte forma: quando o veículo passa pelo pórtico, as câmeras com tecnologia OCR (Optical Character Recognition, ou Reconhecimento Ótico de Caracteres) fazem a leitura das imagens frontal e traseira das placas. Um scanner a laser faz a identificação e o dimensionamento dos veículos em tempo real, capturando as características como altura, largura, comprimento, trajeto e velocidade de carros, motos, ônibus, entre outros parâmetros.

As antenas de identificação de TAGs e as câmeras de monitoramento complementam as informações, que são enviadas para um sistema central, responsável por receber e processar todos os dados. Os usuários que possuírem TAGs farão o pagamento automático. Aqueles usuários que não possuírem TAG pagarão a tarifa posteriormente, por meio de plataforma digital a ser implementada pela concessionária.

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