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Comércio deverá movimentar R$ 6,5 milhões no Alto Tietê

O Dia das Mães, comemorado neste domingo (8) e considerado a segunda melhor data do ano para faturamento do comércio, deverá movimentar cerca de R$ 6,5 milhões nas cidades que integram a região do Alto Tietê. A expectativa é do presidente da regional de Mogi das Cruzes da Confederação dos Dirigentes Lojistas (CDL), Valterli Martinez. […]

3 de maio de 2022

Reportagem de: O Diário

O Dia das Mães, comemorado neste domingo (8) e considerado a segunda melhor data do ano para faturamento do comércio, deverá movimentar cerca de R$ 6,5 milhões nas cidades que integram a região do Alto Tietê. A expectativa é do presidente da regional de Mogi das Cruzes da Confederação dos Dirigentes Lojistas (CDL), Valterli Martinez.

O número é proporcional aos resultados de uma pesquisa nacional, dando conta de que 79% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período. Os dados estão próximos dos 77% observadores durante o ano de 2021.

“Mesmo com as dificuldades ocorridas com o aumento do custo de vida e a queda do poder aquisitivo da população , a expectativa para a data do Dia das Mães é favorável para o comércio  varejista, pois se trata da segunda melhor data de vendas deste setor; a estimativa é de um crescimento superior a 12% relativo a 2021, descontando a inflação do período, teremos ainda saldo positivo superior 3%, podendo ser equivalente ao ano 2019, mostrando a recuperação das vendas do comércio varejista, lembrando que o ano 2019 foi abaixo do esperado”, afirma Martinez.

Se considerados os dados coletados pela pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em parceria com a Offerwise, 80% consideram que os preços estão mais caros, se comparados aos do ano passado. Apesar disso, 37% dos consumidores pretendem comprar a mesma quantidade de produtos, enquanto  28% deverão comprar mais e  17% reduzir as aquisições.

Segundo a pesquisa os campeões de vendas no Dia das Mães deste ano serão as roupas, calçados e acessórios (44%), perfumes 37%, chocolates (23%) e cosméticos (23%).

Em média, cada cliente espera adquirir dois presentes e as principais presenteadas serão: a mãe (76%), esposa (19%) e a sogra (18%).
Segundo a pesquisa, 25% dos entrevistados esperam gastar entre R$ 51 e R$ 200 com os presentes.Levando em conta a média total de gastos,  cada um deverá gastar por volta de R$ 221,42.

Entre os ouvidos pelos pesquisadores, 43% planejam comemorar na casa da mãe; 29% em sua própria casa; enquanto 11% prometem almoçar fora.
Com a redução nos casos de Covid-19, as lojas físicas aparecem como principal ponto de compras para a data, para 75% dos entrevistados. Desses, 31% esperam dar preferência aos shopping centers, enquanto 24% devem optar por lojas de ruas.

A internet aparece como referência para 44% dos consumidores, uma queda de 13 pontos percentuais em relação ao ano passado, principalmente nos sites e lojas virtuais ( 36%). Entre os que pretendem fazer comprar pela rede, 58% prometem se valer de lojas ou sites nacionais; 43%  em varejistas internacionais e  36% em lojas de cosméticos.

Para os compradores virtuais, os fatores que mais pesam na escolha dos locais de compras são: preço (42%), qualidade do produto (36%) e as promoções (32%).

A pesquisa também mostrou que os consumidores estão atentos aos preços e que a maioria expressiva (81%) pretende pesquisar antes de comprar, principalmente em sites/aplicativos (71%), nas redes sociais (41%) e nos shoppings (40%). Os sites e aplicativos mais utilizados para as pesquisas são os de lojas varejistas (72%), buscadores (65%) e os de comparação de preços (36%).

As principais formas de pagamento serão cartão de crédito parcelado (34%), dinheiro (29%) – com queda de 11 pontos percentuais em relação ao ano passado – e o PIX (26%)- com aumento de 10 pontos percentuais em relação a 2021.

Para o presidente da CDL, Valterli Martinez, “é essencial que o comerciante analise que o consumidor ainda está superando as perdas salariais provocadas pela elevação inflacionária e que a maioria dos consumidores está analisando suas contas e os seus gastos básicos. Por esse motivo, é fundamental que os comerciantes utilizem utilizem todos seus canais de vendas, sejam utilizados, tanto presenciais, como on line. É fundamental terem preços acessíveis para incentivar as suas vendas”, afirmou ele a O Diário.

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