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Comércio de Mogi espera alta de 10% nas vendas da Black Friday

A Associação Comercial de Mogi das Cruzes espera uma elevação de 10% nas vendas durante a Black Friday, em comparação com 2021. Neste ano, o evento, que oferece promoções especiais na última sexta-feira de novembro ganharam mais um ingrediente: a Copa do Mundo. Dados da pesquisa de intenção de compras na Black Friday realizada pela […]

11 de novembro de 2022

Reportagem de: O Diário

A Associação Comercial de Mogi das Cruzes espera uma elevação de 10% nas vendas durante a Black Friday, em comparação com 2021. Neste ano, o evento, que oferece promoções especiais na última sexta-feira de novembro ganharam mais um ingrediente: a Copa do Mundo.

Dados da pesquisa de intenção de compras na Black Friday realizada pela PiniOn a pedido da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), mostram que 39% dos consumidores pretendem fazer compras na data. O levantamento, que ouviu mais de 1,6 mil pessoas de todo o Brasil, indicou que dois a cada cinco brasileiros pretendem antecipar as compras de Natal durante o evento.

Entre os itens mais buscados pelos consumidores na Black Friday se destacam as roupas, calçados e acessórios (37%), celular (32%), computador, notebook e tablet (20%) e televisor (19%). A Copa do Mundo também impactará as vendas, 23% dos entrevistados vão procurar calçados para praticar esportes e 22% contaram que pretendem adquirir camisas da seleção brasileira.

Copa do Mundo

As compras feitas na sexta-feira de ofertas integram as expectativas para as vendas da Copa do Mundo. Levantamento da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aponta que o campeonato deve movimentar R$ 1,5 bilhão no varejo brasileiro.

“Mesmo que a Black Friday tenha se consolidado no Brasil pelas compras online, os comerciantes precisam ter em mente que não é uma data apenas para as lojas virtuais. Esta é uma ótima oportunidade para os comércios físicos também”, orienta o diretor de Eventos e Marketing da ACMC, Rafael Martins Lopes.

Estabelecer parcerias com fornecedores e criar estratégias para atrair os clientes para as lojas são algumas das orientações da Associação Comercial. “É importante negociar descontos com os seus fornecedores em algum produto especial. Oferecer descontos em uma linha de itens que não é muito procurada também é uma forma de divulgá-la”, recomenda Lopes.

O diretor aconselha que os comerciantes aproveitem não apenas a sexta-feira para fazer as promoções. “É possível fazer uma semana de descontos, a Black Week ou o fim de semana a Black Weekend, isso atrai mais pessoas para as lojas. Outra estratégia é trabalhar com cash back, por exemplo, a cada R$ 100,00 em produtos o cliente tem um desconto de R$ 10,00 na próxima compra, assim ele retorna” ressalta.

De acordo com Lopes, uma vitrine e loja decorada são um chamariz para os consumidores. “Aproveite a Copa do Mundo, relacione os descontos com o evento esportivo. Enfeite seu comércio com balões pretos, todas essas ações remetem às promoções”, disse.

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