Entrar
Perfil
VEJA TELEFONES

Com previsão de mais chuvas, Defesa Civil segue em alerta em Mogi

Município monitora 12 áreas com risco de deslizamento particulares e regularizados e 14 com histórico de inundação

O Diário
06/12/2022 às 14:51.
Atualizado em 06/12/2022 às 19:51

Chuva deixa a cidade em alerta (Arquivo / O Diário)

O verão chegou e as chuvas estão mais intensas em Mogi das Cruzes. A semana deverá continuar com tempo fechado e alertas foram emitidos para a região. O Instituto Nacional de Meteorologia divulgou hoje um alerta laranja para a região do Alto Tietê. 

A cor do alerta representa risco real de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A Defesa Civil da cidade mantém o cronograma de trabalhos da Operação Verão 2022.

Os telefones para urgências e emergências ligadas às chuvas são o 199, da Defesa Civil, e 153, da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp). Ambos atendem a população 24 horas por dia.

Nos meses de realização da operação, a Defesa Civil de Mogi das Cruzes informa que mantém contato contínuo com a Defesa Civil do Estado, para o acompanhamento das condições climáticas e o planejamento de ações a serem desenvolvidas. Além disso, o monitoramento das áreas de risco é intensificado.

Conforme destacado pela equipe, Mogi não possui áreas com risco iminente de deslizamento. Porém, há 12 áreas de risco particulares e regularizadas. Elas são acompanhadas periodicamente pela Defesa Civil durante todo o ano e os moradores são orientados.

O trabalho também é feito em 14 áreas com risco de inundação, que ocorre quando há possibilidade de um curso d'água extravasar do leito, e nos locais em que podem ocorrer alagamentos.

Nestes pontos, há o acúmulo de água, que escoa pelos sistemas de drenagem quando a precipitação ameniza.

No último final de semana, a cidade registrou quedas de árvores e também de energia nos bairros. Houve queda de vegetação na rodovia Mogi-Salesópolis e também no bairro Vila da Prata.

A cidade também teve pontos leves de alagamentos, que logo acabaram controlados.  As sirenes da praças das Bandeiras e da Francisca Cardoso de Melo Freire chegaram a ser acionadas, porém as áreas não foram afetadas. 

Na segunda-feira (5) também foi chuvosa, mas a equipe informou que não havia recebido chamados até o início da manhã. Também disse não ter pendências do temporal do final de semana

Prevenção

No período anterior à temporada de chuvas e à Operação Verão, a Prefeitura de Mogi das Cruzes informa que desenvolve uma série de ações de prevenção para minimizar os problemas causados pelas chuvas.

Entre os meses de janeiro e setembro, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana realizou a desobstrução de 4.226 metros de galerias de águas pluviais, a manutenção ou implantação de 1.186,2 metros de sistemas de drenagem e de 1.780 unidades de equipamentos de drenagem. Além disso, foi feita roçada e limpeza em 422.792 metros quadrados de córregos e valas.

Já a Secretaria Municipal de Segurança conta com uma estrutura de fiscalização específica para evitar a ocupação irregular de Áreas de Risco ou de Proteção Ambiental, como beiras de rios e áreas próximas a encostas. A ação também conta com a participação da Patrulha Ambiental, da Guarda Municipal, que atua nas questões de preservação ambiental e também para evitar ocupações irregulares. O trabalho é feito em conjunto com a Patrulha Rural, que tem como foco as regiões mais distantes do município.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por