MENU
BUSCAR
ONDA DE FRIO

Com possibilidade de geada, nova frente fria atingirá Mogi nesta semana

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “onda de frio” com “perigo potencial”, que se inicia neste domingo (18) e segue até a próxima quarta-feira (21)

Heitor HerrusoPublicado em 18/07/2021 às 14:40Atualizado há 10 dias
Eisner Soares
Eisner Soares

Uma nova frente fria atingirá Mogi das Cruzes nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “onda de frio” com “perigo potencial”, que se inicia neste domingo (18) e segue até a próxima quarta-feira (21). Como há até mesmo possibilidade de geada, o órgão diz que há “leve risco à saúde”, com “temperatura 5ºC abaixo da média por período de dois até três dias”.

Também está em vigor, neste domingo (18), um aviso de "baixa umidade", igualmente com "perigo potencial" à saúde. Ocorre que a umidade relativa do ar varia entre 30% e 20% e por isso vale beber bastante líquido e evitar desgates físicos nas horas mais secas, assim como exposição ao sol.

Falando em sol, embora ele esteja presente nesta tarde e a temperatura esteja agradável, logo mais, a partir das 22 horas, os mogianos podem sofrer com 9ºC, a segundo mostra o Clima Tempo. E a partir segunda-feira (19) o declínio se intensifica, com mínima de 5ºC e máxima de 19ºC e tendência de “ligeiro declínio”, poucas nuvens no céu.

Fazendo lembrar o primeiro dia de julho, quando 3ºC foram registrados na cidade, o cenário piora na terça-feira (20), quando há chance de geada e as temperaturas estão previstas entre 6ºC e 19ºC. Atenção especial devem ter os agricultores e também os consumidores de verduras e hortaliças, afinal, assim como no início do mês, produções podem ser atingidas, o que aumenta o descarte e faz com que os preços sejam elevados.

Na quarta-feira (21), o clima gelado pode piorar, já que está prevista mínima de 4ºC, embora a máxima seja mais alta, de 24ºC.

De acordo com os números, somente na quinta-feira (22) a cidade verá o tempo mais estável novamente, com índices entre 10ºC e 24ºC.

No entanto, não deve chover em solo mogiano. Os gráficos do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) apontam chance de apenas 5% para toda a semana.

Considerando o alerta do Inmet, em caso de necessidade a recomendação é em entrar em contato com a Defesa Civil, pelo número 199. Outra dica importante é, mais uma vez, retirar do guarda-roupa os agasalhos, casacos, cachecóis, gorros e luvas. Este itens de vestuário podem ser necessários, assim como usar mais que uma calça ou par de meias.

Veja a seguir a previsão completa:

Segunda-feira (19/07)

Poucas nuvens

Temperatura mínima: 5ºC

Temperatura máxima: 19ºC

 Terça-feira (20/07)

Poucas nuvens com geada

Temperatura mínima: 6ºC

Temperatura máxima: 19ºC

 Quarta-feira (21/07)

Muitas nuvens

Temperatura mínima: 4ºC

Temperatura máxima: 24ºC

 Quinta-feira (22/07)

Poucas nuvens

Temperatura mínima: 10ºC

Temperatura máxima: 24ºC

ÚLTIMAS DE Cidades