Entrar
Perfil
ENVELHECIMENTO COM QUALIDADE

Com novidades, Unai abre inscrições para turmas deste ano

Foco das aulas é manter a qualidade de vida por meio da educação continuada

Fábio Palodette
10/03/2022 às 15:03.
Atualizado em 10/03/2022 às 16:58

Foco do curso é na área da gerontologia, ciência que estuda o envelhecimento para aumentar a qualidade de vida. (Foto: reprodução / Unai)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
ENVELHECIMENTO COM QUALIDADE

Com novidades, Unai abre inscrições para turmas deste ano

Foco das aulas é manter a qualidade de vida por meio da educação continuada

Fábio Palodette
10/03/2022 às 15:03.
Atualizado em 10/03/2022 às 16:58

Foco do curso é na área da gerontologia, ciência que estuda o envelhecimento para aumentar a qualidade de vida. (Foto: reprodução / Unai)

A busca do conhecimento para envelhecer com qualidade de vida ajuda o individuo idoso a pensar na vida com seus limites, dependências, recursos, soluções, usando da sua inteligência e capacidade de pensar. Foi pensando nisso e no fato de que nunca é tarde para aprender que a Universidade Aberta à Integração (Unai) de Mogi das Cruzes foi criada. A instituição acaba de abrir inscrições para a turma deste ano.

A novidade é a volta das aulas presenciais, para as quais pessoas a partir dos 50 anos podem se matricular sem ter que fazer provas.

O foco do curso é na área da gerontologia, ciência que estuda o envelhecimento para aumentar a qualidade de vida. As aulas retornam dia 15/03 e os interessados podem entrar no site www.unaiubc.com.br e preencher o formulário de matrícula. A Unai é uma das atividades de extensão da Brazcubas Educação

Segundo explica a coordenadora Juraci Fernandes, todas as disciplinas e oficinas que fazem parte dos cursos da Unai, estão focadas na gerontologia com objetivo de contribuir para a “construção de um mundo físico e mental melhor para nossos alunos da terceira idade”.

Ela destaca que o impacto no dia a dia sem dúvida é uma realidade. “Através da Educação continuada ou permanente o aluno volta a estudar, reflete sobre sua vida tendo uma visão de si mesmo nas mais variadas situações”, argumenta.

Ela destaca mais sobre o curso: “Nessa faixa etária buscamos estimular a pessoa a querer, vencendo o desânimo, a preguiça, com o exercício da vontade. Com a longevidade é necessário educar-se, e a ciência nos deu muitos anos a mais de vida, não estamos preparados”.

Neste ano, as aulas voltaram ao formato presencial. Juraci destaca que a direção considerou vários fatores para a decisão, entre eles a orientação dos infectologistas de que já é possível ir voltando a vida normal “mas o principal é que não aguentamos mais essa vida de aulas online”, desabafa.

“Foram quase dois anos, muitos idosos estão doentes com medo de sair, de ver gente, temos que novamente enfrentar o novo que agora é voltar as aulas no presencial, respeitando os protocolos de segurança, mas enfrentando os riscos com coragem e responsabilidades. Não vai ser fácil. Tenho vários alunos que ainda estão em isolamento, sonhavam com a volta as aulas presenciais, e agora estão com medo. Devido a isso estamos mantendo duas oficinas no sistema”, explica Juraci.

Outra novidade além das aulas presenciais é a inclusão da disciplina, já no primeiro ano, de Letramento Digital.

“É necessário ampliar a participação dos idosos na vida social e cultural, visando a melhoria nas relações interpessoais. Esse curso leva o indivíduo a refletir sobre a relação 'ser humano X tecnologia X desenvolvimento', considerando que as tecnologias vão constantemente surgindo e sendo substituídas e que têm diferentes implicações e impactos na sociedade, tornando as pessoas capazes de compreender e utilizar tecnologias digitais de forma consciente”, comenta Juraci.

A Unai funciona na avenida Francisco Rodrigues Filho, 1233 - 1126, no Mogilar. O telefone para mais informações é o 4791-8125, ou também por mensagens no celular (11) 9.9887.5577. Detalhes estão disponíveis no site unaiubc.com.br.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por