Entrar
Perfil
CONQUISTA

Ciclofaixa da avenida João XXIII é anunciada oficialmente

Projeto antecipado por O Diário deve ser implantado até outubro e inclui a avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, conectando a região do Socorro à César de Souza

Heitor Herruso
30/06/2021 às 19:41.
Atualizado em 30/06/2021 às 19:41

Projeto ganha forma (Foto: Divulgação / PMMC)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
CONQUISTA

Ciclofaixa da avenida João XXIII é anunciada oficialmente

Projeto antecipado por O Diário deve ser implantado até outubro e inclui a avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, conectando a região do Socorro à César de Souza

Heitor Herruso
30/06/2021 às 19:41.
Atualizado em 30/06/2021 às 19:41

Projeto ganha forma (Foto: Divulgação / PMMC)

Como antecipado por O Diário no último domingo (27), a avenida João XXIII vai ganhar uma ciclofaixa. Oficialmente divulgado nesta quarta-feira (30), o projeto inclui também a avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, conectando a região do Socorro à César de Souza, dois corredores de intenso tráfego de veículos e ônibus.

De acordo com a administração municipal, “a nova ciclofaixa iniciará nas proximidades da praça Paulo Vaz Romero, no Socorro”, percorrendo “a avenida Vereador Narciso Yague Guimarães pela pista sentido bairro-centro”. Após o encontro com a avenida Santa Rita, a ciclovia “seguirá pelas duas pistas da avenida João XXIII, até o cruzamento com a avenida Júlio Perotti”.

Registro do encontro entre ciclistas e poder público, nesta terça-feira (29) (Foto: divulgação / PMMC)

O anúncio ocorre na mesma semana da realização de um protesto que reunirá ciclistas de Mogi das Cruzes e outras cidades, contra a violência no trânsito, O movimento pede apuração e punição pelo acidente ocorrido com o ciclista Alessandro Pallazzi, ocorrido no Nova Mogilar.

Depois da conhecida avenida Júlio Perotti, “a circulação dos ciclistas será feita pela pista sentido centro-bairro”. “Para isso, a sinalização de trânsito implantada no trecho recentemente recapeado da avenida João XXIII já foi adaptada para receber a ciclofaixa, que ficará próxima ao canteiro central”, traz o comunicado oficial.

Depois da ponte sobre o rio Tietê “os ciclistas transitarão por uma ciclovia compartilhada na calçada da pista sentido bairro-centro da avenida”. A medida foi definida, segundo a Secretaria de Transportes, “devido às características da calçada e a largura da via naquele ponto, que é menor que os outros trechos”. 

O projeto terminará no encontro da avenida João XXIII com as avenidas Dante Jordão Stoppa e Presidente Castello Branco e se conecta com outras estruturas para ciclistas, como as ciclofaixas da avenida Engenheiro Miguel Gemma e Júlio Perotti.


Implantação

A prefeitura afirma já ter iniciado a "implantação de rampas de acessibilidade nas proximidades da ponte sobre o rio Tietê".

“Elas serão utilizadas para que os ciclistas tenham acesso entre a avenida e o espaço que será compartilhado”, consta na explicação disponível no site www.pmmc.com.br.

Além disso, “será feita a pintura dos trechos por onde as bicicletas transitarão” e “ara garantir a segurança dos ciclistas, serão implantados tachões para separar a ciclofaixa do local de tráfego dos veículos automotores”.

Todos os serviços devem ser finalizados até o mês de outubro, quando a nova rota de ciclofaixa deverá estar concluída. Além dos “32,38 quilômetros de vias cicláveis” na cidade, há, conforme expõe a Secretaria Municipal de Transportes, “a previsão para a implantação de mais 30 quilômetros de ciclovias, dentro dos projetos de desenvolvimento da região leste da cidade”. 


Diálogo com ciclistas

Após a apresentação de um estudo inicial para representantes de coletivos de ciclistas na última sexta-feira (25), a prefeitura promoveu um novo encontro com a categoria, na noite desta terça-feira (29).

Além dos ciclistas e do prefeito, Caio Cunha (PODE), a reunião teve a participação da vice-prefeita Priscila Yamagami (PODE), das secretárias municipais de Transportes, Cristiane Ayres, e de Serviços Urbanos, Camila Souza, do secretário municipal de Governo, Francisco Cochi Camargo, e dos vereadores Mauro de Assis Margarido, Edson Alexandre Pereira e Iduígues Ferreira Martins. 

Vale lembrar que O Diário noticiou o encontro ontem, mas não obteve informações sobre o teor da reunião. A nota enviada à reportagem limitou-se a dizer que "os detalhes sobre o projeto” seriam “divulgados nos próximos dias”, o que de fato aconteceu nesta quarta-feira (30).

Outros temas
Na reunião desta terça-feira (29), outros assuntos foram abordados, para além da ciclofaixa. A O Diário, um dos representantes do Coletivo MTB Mogi que esteve na reunião, Ubirajara Nunes, mais conhecido como Bira, fornece detalhes.

“Foi apontado pelos ciclistas a necessidade da ampliação do sistema cicloviário, nos sendo informado que a Prefeitura irá elaborar um Plano Cicloviário para cidade, o que nos deixou muito otimistas, mas observamos que o Plano de Mobilidade Urbana aprovado em 2016 já aponta diversas necessidades”, inicia ele.

“Outro ponto levantado foram investimentos em publicidade e campanhas de respeito no trânsito, do maior para os mais vulneráveis: ciclistas e pedestres”, continua. Aqui, cabe lembrar o caso de Alessandro Palazzi, ciclista que foi atropelado por um carro no Mogilar, no último dia 6 e está internado desde então. Teve uma das pernas amputadas e aguarda cirurgia para solucionar uma fratura na coluna

Outras temas foram discutidos. “Foi apresentada a proposta de construção de um bicicletário com infraestrutura na sede da prefeitura, afim de fomentar a utilização da bicicleta para deslocamento ao trabalho; manifestamos preocupação com os ciclistas prestadores de serviço delivery e comentamos a criação de uma lei que exija que as empresas de entrega "delivery" com bicicleta a fornecer equipamentos de segurança aos entregadores, como capacete e sinalização”.

 BicicleATO
O encontro entre poder público e ciclistas também serviu como comunicado oficial sobre o BicicleATO, evento que reunirá ciclistas de todo o Estado na Avenida Cívica, a partir das 9 horas deste domingo, dia 4 de julho. O objetivo é “manifestar apoio ao ciclista Alessandro (Palazzi), que foi atropelado, e pedir que tudo seja levantado, investigado, e que a justiça seja feita”. Segundo Bira, o prefeito foi “convidado a participar”. Leia mais sobre a ação.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por