Entrar
Perfil
POR MAIS APOIO

Ciclistas entregam carta com reivindicações aos vereadores de Mogi

Entre outras questões, o documento pede a instalação e a adequação de ciclofaixas na cidade, bem como a instalação de bicicletários públicos e a criação de um plano cicloviário local

Heitor Herruso
11/06/2021 às 18:17.
Atualizado em 11/06/2021 às 20:12

Ciclistas entregaram a Comissão de Transportes um documento que pede, entre outras situações, a instalação das ciclofaixas emergenciais leste-oeste e a adequação da ciclofaixa da Av. Gov. Adhemar de Barros e da ciclorrota da Av. João XXIII (Divulgação)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
POR MAIS APOIO

Ciclistas entregam carta com reivindicações aos vereadores de Mogi

Entre outras questões, o documento pede a instalação e a adequação de ciclofaixas na cidade, bem como a instalação de bicicletários públicos e a criação de um plano cicloviário local

Heitor Herruso
11/06/2021 às 18:17.
Atualizado em 11/06/2021 às 20:12

Ciclistas entregaram a Comissão de Transportes um documento que pede, entre outras situações, a instalação das ciclofaixas emergenciais leste-oeste e a adequação da ciclofaixa da Av. Gov. Adhemar de Barros e da ciclorrota da Av. João XXIII (Divulgação)

Diferentes coletivos de ciclistas de Mogi das Cruzes entregaram na tarde desta sexta-feira (11), em reunião com a Comissão de Transportes da Câmara Municipal, uma carta aberta aos vereadores. Entre outras questões, o documento pede a instalação e a adequação de ciclofaixas na cidade, bem como a instalação de bicicletários públicos e a criação de um plano cicloviário local.

Com mais de 100 assinaturas, o texto com as reivindicações dos ciclistas foi apresentado ao presidente da comissão responsável, vereador Mauro de Assis Margarido (PSDB), mais conhecido como Maurinho do Despachante. Antes, a carta já havia sido entregue para a secretária de Transportes, Cristiane Ayres, no dia 26 de maio.

Entre os presentes na reunião estava Nilson de Souza, pai de Alessandro Palazzi, ciclista mogiano que foi atropelado na avenida Yoshiteru Onishi, na manhã do último domingo (6), e que segue intubado no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em estado grave.

Também estiveram no encontro os vereadores Edinho do Salão (MDB) 
Francimário Vieira Farofa (PL), Iduigues Martins (PT) e Juliano Botelho (PSB). Do outro lado, pelo menos 25 ciclistas, entre eles o presidente do coletivo BiciMogi, Jair Pedrosa, e também um dos representantes do Coletivo MTB Mogi, que representa o ciclismo na cidade, Ubirajara Nunes, mais conhecido como “Bira”.

A O Diário, Jair Pedrosa mostra que a reunião foi positiva. "A receptividade foi muito boa. O Maurinho recebeu a carta, e entregamos também um relatório final do plano de mobilidade urbana, que foi aprovado em 2016 e tem várias ações propostas, mas quase nenhuma executada. Ele ficou de estudar isso e pedir audiência publica com a secretária de transportes".

Sobre esta reunião, Bira disse o que seria discutido. "Queremos saber efetivamente o que caminhou no Plano de Mobilidade Urbana aprovado em 2016 até agora. O que foi investido em malha cicloviaria. Porque elas não se conectam? Além de outras considerações pontuadas item a item", explica.

Ainda segundo Jair, "o presidente ficou bastante impressionado com a questão que levantamos sobre o Conselho Municipal de Transportes, que não se reúne há mais de seis meses. Estamos pedindo, que haja dois integrantes ciclistas neste conselho, e reuniões periódicas". 

Maurinho, responsável pela Comissão de Transportes, também faz um balanço positivo do encontro. "Foi uma reunião muito boa, muito produtiva, que teve início pelo o que aconteceu com o Alessandro (Palazzi). É o começo de uma onstrução de tudo o que poderemos fazer para apoiar os ciclistas, uma tendência mundial, com o transporte limpo".

Leia a seguir, na íntegra, a carta aberta publicada pelo grupo:

“CARTA ABERTA DOS CICLISTAS URBANOS DE MOGI DAS CRUZES

O Coletivo BiciMogi, coordenado por Jair Pedrosa, ciclista, portador do RG n. 12.325.391, representando ciclistas urbanos de residentes ou transeuntes em Mogi das Cruzes, entre eles, os que endossam a presente solicitação (em formulário anexo), requerem a Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes os direitos de ir e vir, conforme art. 5º Constituição Federal e o direito de ocupação e usufruto da cidade, utilizando a bicicleta.

Reivindicamos:

• estudo, ampla divulgação, avaliação em audiência pública e execução do plano de mobilidade urbana, com a inclusão de um plano cicloviário para a cidade;

• a instalação das ciclofaixas emergenciais leste-oeste;

• a adequação da ciclofaixa da Av. Gov. Adhemar de Barros e da ciclorrota da Av. João XXIII;

• instalação de bicicletários públicos, cercados, cobertos, com vigilância e controle de acesso na sede da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes e prédios anexos, Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, Terminal Central, Terminal Estudantes e Terminal Rodoviário Geraldo Scavone;

• inclusão de dois membros ciclistas, na qualidade de representantes de entidades civis de defesa dos interesses coletivos, líderes de grupos de ciclismo urbano e/ou esportivo, no Conselho Municipal de Transportes;

• veiculação de campanhas educativas de trânsito nos principais meios de comunicação locais e redes sociais.

Na presente data, entregamos uma cópia deste documento à Cristiane Ayres, Secretária de Transportes, uma cópia a cada um dos 23 vereadores da cidade e uma cópia permanece sob a guarda do Coletivo BiciMogi, que permanecerá vigilante até que ocorra a resolução dos nossos direitos.

Sem mais,

Jair Pedrosa

Coordenador do Coletivo BiciMogi

Mogi das Cruzes, 26 de Maio de 2021

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por