Diário Logo

Notizia Logo

Chuvas alagam casas em Mogi e famílias recebem auxílio da Prefeitura

As fortes chuvas registradas nos últimos dias têm atingido, principalmente, a região oeste de Mogi das Cruzes. De acordo com Secretaria Municipal de Segurança, das 7h desta terça-feira (31) às 7h desta quarta-feira (1), foram registrados 52,1 mm de chuva no ponto de medição do DAEE, na Ponte Grande. Mas ela foi mais intensa no […]

1 de fevereiro de 2023

Reportagem de: O Diário

As fortes chuvas registradas nos últimos dias têm atingido, principalmente, a região oeste de Mogi das Cruzes. De acordo com Secretaria Municipal de Segurança, das 7h desta terça-feira (31) às 7h desta quarta-feira (1), foram registrados 52,1 mm de chuva no ponto de medição do DAEE, na Ponte Grande. Mas ela foi mais intensa no distrito de Jundiapeba, onde foram registrados 87 mm de chuva, de acordo com os dados do Cemaden. Já no Jardim Santos Dumont, que já havia sido castigado na segunda-feira (30), foram 72 mm.

No lado oeste da cidade, de domingo até esta terça-feira, a região do Jardim Santos Dumont registrou 186,8 mm de chuva, enquanto no distrito de Jundiapeba foram 157,4 mm. O grande volume registrado em dias seguidos dificulta a absorção da água pelo solo e o escoamento pelos sistemas de drenagem, córregos e rios.

As equipes da Defesa Civil de Mogi das Cruzes e da Secretaria Municipal de Assistência Social estão atuando nas regiões do Oropó, que engloba o Jardim Santos Dumont e o Jardim Aeroporto, para vistorias nos imóveis e o atendimento à população atingida pelas chuvas. Em Jundiapeba, o atendimento está sendo feito pelas equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do distrito. A Secretaria Municipal de Assistência Social também enviou funcionários para a Chácara Guanabara para atender os moradores.

Nestes locais, as famílias atingidas por alagamentos estão recebendo auxílio da Prefeitura, com o fornecimento de colchões, kits de limpeza, cobertores e cestas básicas, de acordo com a necessidade. Até o momento, cerca de 100 famílias já foram cadastradas para receber o auxílio do município.

A Defesa Civil também recebeu um acionamento sobre a queda da laje de um imóvel na Vila Cintra. Os técnicos já realizaram uma vistoria no local, o imóvel foi interditado e o responsável recebeu orientação sobre os procedimentos a serem adotados. Também foram registrados chamados relativos ao Parque São Martinho e ao Jardim Margarida, que estão sendo atendidos pelas equipes.

Além disso, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana estão trabalhando nos locais afetados para a realização dos trabalhos de manutenção urbana, com serviços de limpeza nos locais e serviços de apoio aos moradores.

A Secretaria de Agricultura de Mogi das Cruzes também realiza o acompanhamento dos produtores que estão sofrendo prejuízos com as chuvas, por meio da Divisão de Assistência Técnica. Por enquanto, não houve acionamento do seguro rural.

Durante o período de chuvas, o atendimento a urgências e emergências é realizado pela Operação Verão. Além das equipes da Defesa Civil, também participam corporações como o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal, além de secretarias municipais, órgãos estaduais e concessionárias de serviço público. As equipes de todos os participantes realizam atendimentos, dentro de suas atribuições.

O trabalho da Operação Verão é coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, e conta com a participação de diversas secretarias municipais, do Samu, Semae, Guarda Municipal, Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros, Cetesb, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Tiro de Guerra, Sabesp, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da concessionária de energia elétrica EDP.

Em caso de urgências e emergências, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.

Veja Também