Apesar da alta no índice pluviométrico, Defesa Civil segue sem receber chamados por causa da chuva, segundo a Prefeitura
Rua Senday, no bairro da Ponte Grande, em Mogi das Cruzes (Crédito: Mariana Acioli)
E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?
Apesar da alta no índice pluviométrico, Defesa Civil segue sem receber chamados por causa da chuva, segundo a Prefeitura
Rua Senday, no bairro da Ponte Grande, em Mogi das Cruzes (Crédito: Mariana Acioli)
As chuvas das últimas horas elevaram ao dobro o nível do rio Tietê em Mogi das Cruzes em uma comparação com o dia 25 de dezembro, quando o índice era de 1,58 metros, indo para 3 metros nesta quinta-feira (5). A medição é feita no ponto de monitoramento do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), no bairro da Ponte Grande, onde também foi registrado o aumento da chuva, indo de 1,4 milímetro (mm) na quarta-feira (4) para 41,3 mm na quinta-feira (5). Apesar da chuvarada, até a manhã de hoje, a Defesa Civil de Mogi das Cruzes informa que não foi acionada por populares nos últimos dias.
Pontos de risco para inundações e deslizamentos são fiscalizados pelo órgão, porém, segundo esses acompanhamentos, não há áreas potencialmente perigosas até o momento na cidade.
Mogi das Cruzes possui, no entanto, 26 áreas de risco de inundação e deslizamentos mapeadas.
Escoamento
Desde as últimas horas de chuva, alagamentos pontuais acontecem, porém, com o enfraquecimento da intensidade das pancadas, a água é escoada pelos sistemas de drenagem.
De acordo com informe divulgado pela Prefeitura, a pedido de O Diário, entre 7h desta quarta-feira (04) e 7h desta quinta-feira (05), foram registrados 41,2 mm de chuva no ponto de medição na Ponte Grande. O nível do rio Tietê no mesmo local é de 3 metros nesta manhã.
Nos últimos dias, os maiores volumes de chuva ocorreram no 1º dia de 2023, no domingo, com 18,8 mm, seguido da quarta-feira (3), com 13,0 mm. O menor índice ocorreu na segunda-feira (2), com 0,7 mm, seguido de quarta-feira, com 1,4 mm (sempre lembrando que esses dados abarcam o período entre as 7h do dia anterior às 7h do dia da medição).
Veja os últimos dados sobre a chuva, dia a dia:
01/01 - 18,8 mm
02/01 - 0,7 mm
03/01 - 13,0 mm
04/01 - 1,4 mm
05/01 - 41,2 mm
Já o nível do rio Tietê também oscila com as pancadas. No dia 25 de dezembro, Natal, essa marca estava em 1,58 m e no dia 1º, Ano Novo, 2,25 m. Hoje, está em 3 m.
Estratégia
A Defesa Civil de Mogi das Cruzes realiza a Operação Verão 2022/2023 até o próximo dia 31 de março e mantém como foco os atendimentos a urgências e emergências causadas pelas chuvas.
Setores como as secretarias municipais e órgãos e instituições estaduais e federais, como a Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros, DAEE e Tiro de Guerra, atuam em parceria e podem ser acionados para assitir eventualidades, como enchentes que possam desabrigar famílias.
Em um balanço sobre os preparativos para reduzir o impacto de fortes chuvas, entre janeiro e setembro, segundo a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana desobstruiu 4.226 metros de galerias de águas pluviais,além de realizar a manutenção dos sistemas e equipamentos de drenagem. Além disso, foi feita roçada e limpeza em 422.792 metros quadrados de córregos e valas.
Quem procurar
A população pode comunicar emergências pelo telefone 199, da Defesa Civil, ou 153, da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp).
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .