Diário Logo

Notizia Logo

Chuva volta a causar pontos de alagamentos em Mogi nesta quinta-feira (23)

VEJA IMAGENS DO RIO NA RUA A chuva da tarde desta quinta-feira (23) voltou a causar alagamentos em alguns pontos de bairros de Mogi das Cruzes, como Mogilar, Ponte Grande, Vila Oliveira e no centro da cidade, entre outros, assim como tem acontecido nos últimos dias. Segundo o Radar Meteorológico do Departamento de Águas e […]

23 de fevereiro de 2023

Reportagem de: O Diário

VEJA IMAGENS DO RIO NA RUA

A chuva da tarde desta quinta-feira (23) voltou a causar alagamentos em alguns pontos de bairros de Mogi das Cruzes, como Mogilar, Ponte Grande, Vila Oliveira e no centro da cidade, entre outros, assim como tem acontecido nos últimos dias.

Segundo o Radar Meteorológico do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), no Mogilar, o posto estaleiro, localizado próximo ao rio Tietê, na altura do Clube Náutico Mogiano, no Mogilar, passou do estado de emergência para extravasamento. 

Na rua Sérgio Plaza, na Vila Oliveira, o trecho próximo à entrada lateral do Colégio São Marcos, ficou intransitável devido ao acúmulo de água.

Na região da avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, na área central, a situação ficou complicada devido ao grande volume de água, que cobriu calçadas, prejudicando a locomoção de pedestres.

Já nas avenidas Henrique Perez e Julio Simões, às margens dos córregos do Gregório e dos Canudos, respectivamente, ambas no distrito de Braz Cubas, os motoristas enfrentaram problemas com o alagamento das vias, que afetou o tráfego de veículos.

No Mogilar, a região próxima ao Hospital Luzia de Pinho Melo também registrou complicações por causa da forte chuva desta quinta-feira (23), que deixou ruas completamente inundadas.

Procurada pela reportagem, a Defesa Civil de Mogi informa que a chuva que atingiu o município na tarde desta quinta-feira (23) causou acúmulo de água em pontos da cidade, como a região central, os bairros do Socorro, Parque Monte Líbano, Mogilar, entre outros.

“O acúmulo foi causado pelo volume de chuva em curto espaço ter sido maior que a capacidade do sistema de drenagem. Com a diminuição do volume de chuva, a água escoou. O mesmo ocorreu na região da rua Sérgio Plaza, em que o córrego Lavapés extravasou durante a chuva, voltando ao seu leito na sequência. No momento da chuva, o rio Tietê ficou no limite do ponto de extravasamento, de acordo com a medição realizada pelo DAEE em sua estrutura da Ponte Grande. Com isso, a Defesa Civil de Mogi intensificou o monitoramento das áreas ribeirinhas, principalmente na região da Ponte Grande e Jardim Maricá, onde a água chegou a atingir algumas ruas que ficam próximas ao rio”, trouxe nota encaminhada a este jornal.

O volume de chuva acumulado nesta quinta-feira (23) será aferido na manhã desta sexta-feira (24), junto à estrutura do DAEE, englobando as últimas 24 horas.

A Secretaria Municipal de Segurança informa ainda que está em andamento a Operação Verão na cidade, sendo que até o dia 31 de março, o atendimento a problemas causados pelas chuvas é prioridade da estrutura da Prefeitura de Mogi e demais órgãos participantes.

O trabalho é coordenado pela Defesa Civil do município, que permanece em contato com a Defesa Civil do Estado, faz o acompanhamento das previsões meteorológicas e monitora o município, por meio de vistorias ou das câmeras de monitoramento, com apoio da Guarda Municipal. 

Mogi está em situação de emergência (decreto 21.572/2023) por causa das chuvas desde o último dia 3 de fevereiro.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a região do Oropó, que engloba bairros como o Jardim Santos Dumont e o Jardim Aeroporto, vem sendo continuamente monitorada pelas equipes da Prefeitura, com participação da Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana. “As equipes realizam os atendimentos de acordo com a necessidade das ocorrências”, finalizou a nota.

O DAEE também foi procurado sobre o nível do rio Tietê no posto estaleiro. Assim que houver retorno, as informações serão acrescentadas nesta matéria.

 

 

Veja Também