Entrar
Perfil
TEMPO

Chuva em Mogi pode persistir até quinta; frio mais intenso só chega em meados de junho

Últimos dias do mês são marcados por frente fria e ventos no leste e o litoral de SP, segundo Climatempo; frio mais intenso chega na segunda quinzena de junho

O Diário
29/05/2023 às 10:37.
Atualizado em 30/05/2023 às 07:39

Chuva e nuvens marcam a despedida de maio e o início de junho, segundo as previsões do tempo (Divulgação - Pixabay)

Após mais de duas semanas, desde o domingo (28), Mogi das Cruzes voltou a registrar chuva de baixa intensidade: no mês, o acumulado de água corresponde a 8mm, um índice que atinge apenas 11% do volume esperado para o período. O início do junho deverá ser marcado ainda por instabilidade e temperaturas pouco mais baixas do que as registradas até a semana passada. Porém, a previsão de frio mais rigoroso é para a segunda quinzena do mês típico das festas juninas.

A temperatura máxima prevista para hoje, em Mogi das Cruzes, é de 19 graus, e mínima de 14º. O frio mais intenso é esperado apenas na segunda quinzena de junho, segundo as primeiras previsões.

Nesta segunda (28), há uma frente fria se afastando em direção ao Rio De Janeiro, mas os ventos constantes que sopram do mar contra a costa favorecem muitas nuvens e umidade sobre o leste e litoral de São Paulo. Bertioga registrou os maiores volumes de chuva nas últimas horas.

São esperadas chuvas em horários diferentes do dia, de moderada a forte intensidade, intercalando breves períodos de melhora. 

O  potencial maior para temporais é em especial sobre o litoral norte e a Baixada Santista, com possibilidade de mais volumes elevados de chuva, ainda nesta segunda-feira. 

As temperaturas estão mais baixas na capital paulista, do sudoeste ao leste de São Paulo. No interior, áreas centrais e norte do estado, tempo firme, mas com variação de nebulosidade.

Amanhã e quarta-feira (31), a chuva pode ganhar "intensidade e volume em todo o estado de São Paulo, inclusive na capital, com rajadas de vento entre 50 e 70km/h, na média, podendo superar esses dados, além de acumulados altos (com mencionado anteriormente), por influência do deslocamento de uma baixa pressão atmosférica pelo estado, de um corredor de umidade, mais um cavado meteorológico nos níveis médios e altos da atmosfera (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada) e as fortes correntes de vento em altitude, chamadas de jato", segundo informa a Climatempo

Além disso, acrescenta o Instituto, "a baixa pressão atmosférica que se desloca pelo estado de São Paulo, se torna um ciclone extratropical já no final da quarta e no decorrer da quinta-feira (01 de junho), dando origem a uma nova frente fria na costa do Sudeste na quinta (01). Sendo que na quinta, a frente acaba trazendo mais chuva no litoral paulista, no estado do Rio de Janeiro, parte do Espírito Santo e sul e leste de Minas Gerais".

Esse quadro deve parar pelo "estado de São Paulo, de uma maneira geral, a partir desta sexta, 02 de junho, com variação de nuvens na sexta e chuvisco apenas no litoral, e tempo mais aberto no decorrer dos dias que se seguem". 

Previsão para Mogi das Cruzes:

Terça-feira, 30

Temperatura mínima - 13°
Temperatura máxima - 20°
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Quarta-feira (31)

Temperatura mínima: 13°

Temperatura máxima: 20°

Chuvoso durante o dia e à noite.

Quinta-feira (1º)

Temperatura mínima: 14°

Temperatura máxima: 20°

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Sexta-feira (2)

Temperatura mínima: 12°
Temperatura máxima:

Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.

 Dados: Climatempo e Cepetc

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por