Diário Logo

Notizia Logo

Chuva derruba a temperatura em Mogi e esfria em pleno verão

O nível do Tietê está em três metros na manhã desta quinta-feira (5) que segue com chuva fraca e intermitente desde as primeiras horas do dia. A chuvarada derrubou as temperaturas e produz um fenômeno curioso: faz frio em pleno verão. Hoje, a máxima prevista para Mogi das Cruzes, é de apenas 21 graus e […]

5 de janeiro de 2023

Reportagem de: O Diário

O nível do Tietê está em três metros na manhã desta quinta-feira (5) que segue com chuva fraca e intermitente desde as primeiras horas do dia. A chuvarada derrubou as temperaturas e produz um fenômeno curioso: faz frio em pleno verão. Hoje, a máxima prevista para Mogi das Cruzes, é de apenas 21 graus e a mínima, 18 graus.  Para comparar, na segunda-feira (2), a máxima chegou a atingir 28 graus na cidade.

Apesar das pancadas registradas na quarta-feira (4), a Defesa Civil de Mogi das Cruzes não recebeu chamados para o acompanhamento de alagamentos ou transbordamendo do rio Tietê.

Um dos parâmetros para acompanhar a chuvarada é a avaliação da pluviometria nas barragens do Sistema Alto Tietê, monitorado pela Sabesp, que divulga boletins diários sobre o armazenamento da água nos cinco complexos de represas, no site da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo).

Enquanto no dia 4, o Sistema Alto Tietê registrou um volume de 3,1 mm de chuva, no dia 5, choveu oito vezes mais, e atingiiu a marca de 25,1mm.

No mês, o acumulado passou de 16,5 mm para 41,6 mm entre os dois dias, ou seja, quase três vezes mais, lembrando que a medição leva em consideração a medição nas barragens de Ponte Nova, Paraitinga, Biritiba Mirim, Jundiaí e Taiaçupeba.

A Defesa Civil de São Paulo fez um alerta para as chuvas que devem ser registradas até a sexta-feira (6) e os riscos de delizamentos em regiões de encostas.

Para a região metropolitana do Estado, onde está o Alto Tietê, no período, é esperado um volume de 120 mm de chuvas no período.

A previsão do tempo para os próximos dias, de acordo com o Cepetc, não muda nos próximos dias e as minimas e máximas pouco oscilam. Confira abaixo

Hoje (5) –  Máxima de 21º e mínima de 18º

Sexta-feira (6) –  Máxima de 19º e mínima de 18º

Sábado (7) – Máxima de 21º e mínima de 18º

Domingo (8) – Máxima 23º e mínima de 18º

Fonte: Cepetc

Veja Também