MENU
BUSCAR
NA RETA FINAL

Chegada à Catedral de Compostela poderá acontecer nesta quinta-feira

Padre Alessandro já vive a expectativa de estar muito próximo de cumprir a promessa que fez pela saúde de sua sobrinha

DARWIN VALENTEPublicado em 25/10/2021 às 23:27Atualizado há 1 mês

Já bem próximo de alcançar a Catedral de Santiago de Compostela, o padre Alessandro Campos teve de enfrentar mais uma dificuldade inesperada: a chuva que caiu forte sobre ele e seus companheiros de viagem, logo após terem deixado Astorga, no último final de semana para percorrerem as 14 cidades que os separavam da derradeira etapa da peregrinação.

Parte do aguaceiro encontrou padre Alessandro, Thiago Gomes e Claudio Silva, o “Zum”, em plena estrada, mas já próximo de mais um ponto de descanso. A chegada ao albergue foi festejada por todos, já que puderam trocar as roupas molhadas pelas secas e aproveitar o período de folga forçada para recuperar o fôlego com um bom vinho espanhol acompanhado de pão e azeite extraído das oliveiras, existentes em grande quantidade ao longo dos caminhos por eles percorridos. 

O vinho, obrigatório no cardápio dos albergues, também é fabricado com uvas plantadas em extensos parreirais, facilmente encontrados por ali, a ponto de, a certa altura da viagem, padre Alessandro haver comentado que “uva, por aqui, dá como mato no Brasil”.  Por isso, as pessoas não se importam em oferecer um cacho aos caminhantes que passam com fome e sede ao lado das plantações. Isso quando os próprios viajantes não tomam a iniciativa de “tomar emprestadas”, as uvas, longe das vistas de seus donos. 

O atual trecho da viagem, antes da chegada da chuva foi dividido entre estradas asfaltadas e caminhos em meio às pedras ou vegetação características do trecho de montanhas percorrido ao longo dos últimos dias. Os visitantes aproveitaram para registrar sua passagem em marcos situados à beira da estrada, algo pouco recomendável para os padrões europeus.

Aos poucos, Compostela vai se aproximando e a viagem começa a ganhar contornos de vitoriosa, que é quando as dores já não atormentam tanto e a expectativa é de que o final está cada hora mais próximo.

A expectativa de chegada na Catedral de Santiago de Compostela, etapa definitiva da viagem, é quinta-feira, se nenhum imprevisto ocorrer com os nossos bravos viajantes.

Mas à medida que a viagem se aproxima do fim, padre Alessandro tem aproveitado as oportunidades para conhecer e rezar em outros belíssimos templos da região noroeste da Espanha, relíquias seculares, que guardam partes da história do Cristianismo naquela região do País.

Nas primeiras horas da semana, ele assistiu a uma missa na Catedral de Samos, onde não concelebrou, mas aproveitou a solenidade para comungar, em meio a mais um cenário deslumbrante, como são todos os templos daquelas localidades. Todos eles centenários, mas muito bem conservados, com pinturas que parecem ter sido feitas há pouquíssimo tempo, além de suas grandes imagens e bancos produzidos com madeira de lei, de belezas impressionantes.

O descanso extra proporcionado pela chuva foi também providencial para que todos do grupo descansassem o suficiente para a arrancada final da viagem, a ser retomada nesta madrugada (são cinco horas de diferença a menor em relação ao horário do Brasil), caso o tempo venha a colaborar.

A proximidade da Catedral de Compostela dá um novo sentido à viagem dos peregrinos. É como se os sacrifícios tivessem ficado para trás, fazendo parte de um processo doloroso que não existe mais. Somente lembranças e a expectativa da aproximação cada vez maior da chegada ao destino tão esperado, ao término do caminho vencido.

Agora, entre os viajantes, tudo é otimismo e vibração, a cada povoado ou cidade que vão deixando para trás.

As experiências vividas ao longo de quase 900 quilômetros vão fazer parte da história de cada um deles. E cada um deverá tirar, a seu modo, as lições de todos os percalços, sucessos, alegrias e tristezas divididas no decorrer do Caminho de Santiago de Compostela, a cada momento, mais próximo do fim...

ÚLTIMAS DE Cidades