MENU
BUSCAR
MOGI DAS CRUZES

Centro Pós-Covid-19 já realizou 60 atendimentos

A capacidade mensal da nova unidade será para até 640 procedimentos diversos por mês

Fábio PalodettePublicado em 04/05/2021 às 17:18Atualizado há 9 dias
Foto: arquivo

Em uma semana de funcionamento, ao menos 60 mogianos já foram atendidos no novo Centro de Atendimento Pós-Covid, que atualmente funciona no Única do distrito de Jundiapeba, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde. A capacidade mensal da nova unidade será para até 640 procedimentos diversos por mês, segundo estimativa da pasta. 

Cabe destacar que esses pacientes foram encaminhados pelas unidades ou profissionais que identificaram necessidade no monitoramento após contágio da Covid-19. Ou seja, o atendimento não funciona de 'portas abertas'. 

Possibilidades de sequelas da Covid-19 são reais e devem ser levadas a sério, conforme mostrou reportagem de O Diário. As consequências da infecção do novo coronavírus ainda não são totalmente conhecidas por médicos e cientistas. Enfraquecimento muscular, perda de memória e cansaço estão entre os problemas relatados pelos pacientes, de diferentes idades, demandando atenção extra após a recuperação da doença. 

"A Unica de Jundiapeba servirá como uma unidade de atendimento aos pacientes que foram curados da infecção pelo coronavírus, mas que precisam de tratamento adicional por conta de alguma sequela. O fluxo do atendimento foi reorganizado para atender essas demandas e o equipamento conta agora com protocolos sanitários específicos, além de especialidades dedicadas a esses pacientes, como fisioterapia, nutrição e fonoaudiologia", disse o prefeito Caio Cunha (PODE). "Em breve, teremos também o Centro de Recuperação Pós-Covid, que teve suas obras aceleradas e trará uma grande estrutura para reabilitar pessoas", acrescentou o gestor. 

LEIA TAMBÉM: Ocupação de leitos de UTI Covid em Mogi está em 73,3%

Segundo a Prefeitura, nos próximos dias terá início a operação da Central de Monitoramento da Covid-19 e as unidades Pré-Covid, anunciadas no último dia 26 de abril, quando o novo secretário de Saúde de Mogi, o médico Zeno Morrone Júnior, assumiu o comando da pasta

Na data, também foi anunciado que o novo Centro de Recuperação Pós-Covid funcionará inicialmente na Única de Jundiapeba e no NAF, no Mogilar, para depois ocupar parte do imóvel em construção no bairro do Rodeio, onde está sendo construído o CIAS – Centro Integrado de Assistência à Saúde, ao lado da UPA. “O Estado já dispõe de um serviço como este, mas Mogi das Cruzes será a primeira cidade a contar com  atendimento próprio”, informou o secretário de Gabinete, Lucas Porto. 

Entre as especialidades prevista para atendimento aos pacientes com sequelas da infecção pelo novo coronavírus estão Endocrinologia, Vascular, Cardiologia, Pneumologia, Neurologia, Dermatologia, Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Psicologia.

A Prefeitura também prometeu a ampliação do Centro de Monitoramento da Covid-19, que passará a contar com uma equipe multidisciplinar formada por 23 colaboradores. Eles atuarão do Hospital Municipal para atualização de informações como notificação de casos suspeitos; acompanhamento clínico em prontuário de todos os casos positivos notificados; rastreamento (busca ativa) de contactantes e oferta de testagem; finalização das notificações; avaliação e referenciamento ao serviço de pós-Covid. 

ÚLTIMAS DE Cidades