Entrar
Perfil
EDUCAÇÃO

Casos de Covid suspendem aulas em escola no Alto Tietê

Todos os professores da escola Regina Célia Freire de Almeida e Melo foram testados e permanecerão em quarentena

Eliane José
18/05/2021 às 16:41.
Atualizado em 18/05/2021 às 17:10

Uma das merendeiras da escola municipal João Cardoso, de Biritiba Mirim, testou positivo e está afastada

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
EDUCAÇÃO

Casos de Covid suspendem aulas em escola no Alto Tietê

Todos os professores da escola Regina Célia Freire de Almeida e Melo foram testados e permanecerão em quarentena

Eliane José
18/05/2021 às 16:41.
Atualizado em 18/05/2021 às 17:10

Uma das merendeiras da escola municipal João Cardoso, de Biritiba Mirim, testou positivo e está afastada

A Secretaria Municipal de Educação de Biritiba Mirim supendeu as atividades presenciais na escola municipal " Regina Célia Freire de Almeida e Melo". Dois professores foram testados positivos com a Covid-19 e todos os demais profissionais vão permanecer em quarentena. Segundo o Sindicato dos Professores do Ensinto Oficial (Apeoesp), também há relatos de trabalhadores com os sintomas da doença na escola "João Cardoso de Siqueira Primo". Nesse caso, segundo a Prefeitura, os protocolos estão sendo seguidos, com o afastamento dos empregados. 

Por causa do registros, os demais professores da escola Regina Célia, foram testados e permanecerão em casa, por mais duas semanas, seguindo o protocolo de volta às aulas. A Secretaria Municipal de Saúde vai monitorar os casos. Desde abril, no Estado de São Paulo, o Plano SP determinou o retorno escalonado das atividades nas escolas.

As aulas presenciais da rede municipal de Biritiba Mirim tiveram início no último dia 10 de maio, de forma gradual, com a participação de 30% dos alunos por sala. Os demais seguem acompanhando o conteúdo por plataformas digitais.

Os profissionais da escola Regina Célia, de Biritiba Mirim, vão cumprir os 14 dias de quarentena (Divulgação/Apeoesp)

Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, na escola Pedro Henrique Guimarães Melo Rodrigues, "um caso foi confirmado na quarta-feira dia 12 de maio e a profissional de educação segue afastada, apenas um aluno esteve com ela em sala de aula, o mesmo já foi testado e o resultado foi negativo. A escola permanece seguindo a escala presencial já antes determinada".

Na escola João Cardoso de Siqueira Primo, informa a pasta,  "uma das três merendeiras da unidade testou positivo para Covid-19, as demais, uma merendeira deu negativo e a outra fez o teste em Mogi das Cruzes sendo afastada por ter um filho com comorbidades. A escola permanece seguindo a escala presencial já antes determinada".

Ao todo a rede municipal de ensino de Biritiba Mirim  atende 2.956 alunos em 14 unidades, sendo 07 escolas de Ensino Fundamental,  3 de Ensino Infantil 4 creches. No município, as creches municipais ainda não tem previsão para o retorno presencial .

Sindicato

A profesora Vania Pereira da Silva, coordenadora da Apeoesp de Mogi das Cruzes, afirma que estão começando a ser notificados casos suspeitos, após a retomada das aulas presenciais, e lamenta que o retorno não tenha sido feito, com a testagem de todos os profissionais. Segundo a dirigente sindical, a vacina está disponível apenas para 40% dos professores, que têm idade acima dos 47 anos. "Os demais professores seguem desprotegidos".

Segundo ela, apesar de as aulas terem sido reiniciadas, uma grande parte dos alunos, continua acompanhando as aulas de maneira remota. "Há alunos com mais juizo do que governantes", disse.

A professora critica a falta de testes e a baixa velocidade da vacinação no país. "A educação pode ser reposta, a vida, não", defende, lembrando que o Sindicato dos Professores garantiu, na Justiça, o direito dos professores não retornarem às aulas, neste momento. "Há gente dizendo que a liminar foi derrubada, e isso não aconteceu. Mas, muitos professores, estão frequentando as aulas".

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por