Diário Logo

Notizia Logo

Casos de Covid seguem aumentando em Mogi; média é de 75 casos/dia

A média semanal de casos de infecção pelo novo coronavírus segue aumentando em Mogi das Cruzes, seguindo a tendência nacional do atual momento da pandemia. Na última atualização do Boletim Covid-19, disponível para consulta no site da Prefeitura Municipal (www.mogidascruzes.sp.gov.br), realizada nesta segunda-feira (13), no período entre os dias 6 e 12 de junho houve […]

13 de junho de 2022

Reportagem de: O Diário

A média semanal de casos de infecção pelo novo coronavírus segue aumentando em Mogi das Cruzes, seguindo a tendência nacional do atual momento da pandemia. Na última atualização do Boletim Covid-19, disponível para consulta no site da Prefeitura Municipal (www.mogidascruzes.sp.gov.br), realizada nesta segunda-feira (13), no período entre os dias 6 e 12 de junho houve 1.228 notificações – média de 75 ocorrências por dia – contra 1.033 (média diária de 147) entre 30 de março e 5 de junho. 

Além disso, nestes dois períodos, a cidade que ficou sem registrar mortes causadas pela doença desde 11 de abril, teve um óbito em cada uma das duas semanas comparadas acima.

Apesar de a maioria dos casos apresentar sintomas mais leves e da manutenção dos índices de ocupação de leitos hospitalares por pacientes com Covid-19, em 1,8% nas enfermarias e 0,4% em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), a recomendação é preservar hábitos de proteção contra a disseminação da doença, como o uso de máscaras, higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel, além de evitar aglomerações.

Desta forma, como reforço das medidas preventivas, no dia 1 deste mês, a Prefeitura Municipal determinou, por meio de decreto, a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os estabelecimentos de ensino da cidade, públicos ou privados, de educação infantil, ensinos fundamental, médio, técnico e superior, além de sua manutenção no transporte público e em unidades de saúde. 

Cumprir o calendário de vacinação contra a doença, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, também é importante para reforçar as ações de combate ao novo coronavírus. O agendamento para aplicação de doses em crianças, adolescentes e adultos segue no www.cliquevacina.com.br, da Prefeitura de Mogi.

Ainda como medida para atender a demanda diante do aumento de casos da doença, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, quatro postos de saúde podem ser procurados, sem a necessidade de agendamento, pelos pacientes com sintomas de síndrome gripal ou suspeita do novo coronavírus: Alto Ipiranga, Jardim Camila, Ponte Grande e Vila Suíssa. Os casos mais graves ou com sintomas intensos são atendidos nas UPAs 24 horas do Rodeio, Oropó e Jundiapeba e no Pronto Atendimento 24h do Jardim Universo.

Desde o início da pandemia, em meados de março de 2020, até hoje (13), Mogi tem 56.923 casos positivos, 2.441 ativos e 52.628 curados, além de 1.844 mortes. Entre os mogianos que perderam a vida vítimas da doença e suas complicações, 1.383 tinham alguma comodidade e 461 não possuíam doenças pré-existentes.

Veja Também