Entrar
Perfil
PANDEMIA

Casos ativos de Covid-19 aumentam 219% em Mogi

Cidade tem 1.909 pacientes com o vírus ativo nesta quarta-feira (8) contra 598 registrados no último dia 30 de maio

Carla Olivo
08/06/2022 às 18:47.
Atualizado em 08/06/2022 às 19:05

Diagnósticos positivos para a Covid-19 aumentam na cidade (Foto: Mariana Aciolli / O Diário)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
PANDEMIA

Casos ativos de Covid-19 aumentam 219% em Mogi

Cidade tem 1.909 pacientes com o vírus ativo nesta quarta-feira (8) contra 598 registrados no último dia 30 de maio

Carla Olivo
08/06/2022 às 18:47.
Atualizado em 08/06/2022 às 19:05

Diagnósticos positivos para a Covid-19 aumentam na cidade (Foto: Mariana Aciolli / O Diário)

Acompanhando a escalada de aumento de novos casos de Covid-19 em Mogi das Cruzes, o número de pacientes com o vírus ativos na cidade também registra aumento significativo.

De acordo com os dados disponibilizados pelo Boletim Covid-19, computados até as 14 horas desta quarta-feira (8), este crescimento foi de 219% no comparativo com o último dia 30 de março, passando de 598 para 1.909 no período. 

Carregando...

O levantamento que traz as informações da pandemia na cidade desde seu início, em meados de março de 2020, confirma que dos 52.222 infectados pelo novo coronavírus em Mogi, 51.784 já são considerados curados.

Diante do aumento de notificações psoitivas para a doença, a orientação é a manutenção de cuidados preventivos para conter a disseminação da Covid-19, que apenas no mês de maio registrou 1.187 notificações contra 269 em abril, o que representa aumento de 341%. 

Por outro lado, com a maior incidência dos sintomas, a realização de testes na rede municipal de Saúde passou de cinco por dia, em abril, para 70 em maio e 100 nestes primeiros dias de junho. Da mesma forma, a procura por testes rápidos em farmácias cresceu 40%, assim como a demanda pelo autoteste. 

Outra preocupação é o aumento, ainda que pequeno, da ocupação de leitos hospitalares por pacientes com Covid-19, com as vagas em enfermarias passando de 1,1% para 1,8% e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), que estavam sem pacientes, e agora soma 0,4%, no comparativo entre as duas últimas semanas.

Como reforço das medidas preventivas, na última quarta-feira (1), a Prefeitura Municipal determinou, por meio de decreto, a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os estabelecimentos de ensino da cidade, públicos ou privados, de educação infantil, ensinos fundamental, médio, técnico e superior, além de sua manutenção no transporte público e em unidades de saúde. 

A Secretaria Municipal de Saúde também orienta que as pessoas cumpram o calendário de vacinação contra a doença, completando o ciclo de imunização, para reforçar as ações de combate ao novo coronavírus. O agendamento para aplicação de doses em crianças, adolescentes e adultos segue no www.cliquevacina.com.br, da Prefeitura de Mogi.

Ainda como medida para atender a demanda diante do aumento de casos da doença, a partir desta quinta-feira (9), a Prefeitura faz mudanças no sistema de atendimento da rede municipal de saúde. De segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, quatro postos de saúde devem ser procurados, sem a necessidade de agendamento, pelos pacientes com sintomas de síndrome gripal ou suspeita do novo coronavírus: Alto Ipiranga, Jardim Camila, Ponte Grande e Vila Suíssa. Os casos mais graves ou com sintomas intensos são atendidos nas UPAs 24 horas do Rodeio, Oropó e Jundiapeba e no Pronto Atendimento 24h do Jardim Universo.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conoscoConteúdo de marcaConteúdo de marca
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por