Entrar
Perfil
INOVAÇÃO

Caqui Inova revela startups de Mogi

Evento será realizado nos próximos dias 27 a 29 deste mês, com painéis, oficinas, exposições, palestra e várias atividades gratuitas no Polo Digital e Cemforpe

Carla Olivo
16/09/2022 às 16:28.
Atualizado em 19/09/2022 às 15:59

Polo Digital oferece mentorias gratuitas, em parceria com o Sebrae, a empresas incubadas (Foto: divulgação / Polo Digital)

Nestes cinco anos de atividades do Polo Digital de Mogi, mais de 40 empresas de várias áreas, sempre com foco em inovação, já passaram pelo programa de incubação e várias ganharam destaque no mercado. Um pouco deste resultado e várias atividades, como painéis, oficinas, mentorias, exposição de trabalhos acadêmicos, além do Café com Startups e Feira do Caqui, poderão ser conferidos na primeira edição do Caqui Inova.

O evento realizado pela Prefeitura de Mogi, com apoio do jornal O Diário e TV Diário, será realizado entre os dias 27 e 29 deste mês, com atividades no Polo Digital, em César de Souza, e cerimônias de abertura e encerramento no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), no Mogilar. A expectativa é reunir 3 mil pessoas durante os três dias de atividades. As inscrições gratuitas estão abertas.

Segundo o diretor de Inovação e Competitividade da Prefeitura de Mogi, Fábio Castilho, a proposta é romper a ‘bolha da inovação’ para todos os setores que fazem parte do ecossistema de tecnologia e inovação do Alto Tietê.

“A comunidade acadêmica, startups, comércio, indústria, setor de serviços e o governo têm o mesmo propósito de discutir e implementar inovação em seus ambientes. Independentemente se você é um aluno ou faz parte de uma multinacional, a inovação precisa fazer parte do seu dia a dia e o evento tem a missão de levantar esta bandeira, sendo que Mogi é um ambiente totalmente favorável e protagonista neste tema”, explica Castilho.

Um dos destaques da programação é a participação do coordenador de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Arnaldo da Silva Júnior, na abertura do evento, no dia 27, às 9h30, no Cemforpe, quando haverá o lançamento da plataforma Geo Mogi, que concentrará vários dados e informações sobre a cidade e será detalhada no evento.

Polo Digital e Mogi Conecta ocuparão novo espaço (Foto: divulgação / Polo Digital)

Nos três dias, haverá atividades, como painéis e oficinas na Sala da Indústria, no Polo Digital, em César de Souza, das 14 às 18h, além da Expo Academy, exposição de 12 trabalhos acadêmicos ligados à inovação desenvolvidos por alunos da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Mogi, Centro Universitário Braz Cubas e Universidade de Mogi das Cruzes (UMC); Feira do Caqui, com comercialização de produtos típicos da região; e Café com Startups, que contará com apresentação de cinco empresas ao público por dia. 

Outros atrativos são as demonstrações de robôs e de impressão 3D, na Sala de Tecnologia, também do Polo Digital.

No primeiro dia (27), o painel “Inovação e Conteúdo” será comandado pelo gerente de contas do Spotify, Felipe Reis, e pela criadora de conteúdo e comunicadora digital Juliana da Matta. Haverá também a oficina “A Indústria do Futuro”, com André Siqueira de Lima, professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A programação do primeiro dia traz ainda rodadas de mentorias com a Associação Brasileira de Startups e mentores do Polo Digital e o painel “Inovação na Indústria”, com Alexandre Barros, das indústrias Weg, e Fernando Campos, CEO da Ponsse em Mogi.
Já no dia 28, o público terá o painel “Rackeando a Inovação nas Marcas”, com Gustavo Zobaran, ex-CEO da Ciclic, e Caio Felipe, gestor da Oxigênio Aceleradora; a oficina “Cloud na Indústria - o Trabalho em Nuvem”, com o professor do Senai, Lucas Tadeu, e o painel “Metaverso e Games Aplicados aos Negócios e na Educação”, sob o comando do uruguaio, Pablo Camili, da 4D+, e de Eliel Tavares, da Mutamba Academy. 

Programa de incubação conta com mentorias gratuitas, em parceria com o Sebrae (Foto: divulgação / Polo Digital)

No último dia do evento (29), o primeiro painel tem o tema “Inovação Transformando Vidas”, com Guilherme Sanches, head de inovação do Hospital do Amor, de Barretos, e Mônica Valentim, da Confederação Brasileira de Skate, com a moderação de Grazi Silva, do Repagina.me.

Já a oficina vai abordar “Inovação Aberta na Indústria” e contará com profissionais da AGCO, Höganäs e NGK, ainda a serem definidos. Haverá, ainda, o “Papo Reto - Investimento em Startup, - As Duas Faces da Moeda”, com o advogado, empreendedor e investidor em startups, Laudicir Zamai Junior, e o painel “Data Analytics e Laboratórios de Inovação”, que também terá o palestrante confirmado em breve.

No último dia (29), serão premiados, ainda, os vencedores do concurso para criação do selo de cinco anos do Polo Digital. Já o encerramento do evento acontecerá no Cemforpe, às 19h30, com a palestra “Como as Startups e a Inovação estão transformando as Organizações”, com Edson Mackeenzy, no Cemforpe.

O evento tem a correalização do Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia, formado pela Fatec, 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Universidade de Mogi das Cruzes, Sebrae, Alto Tietê Valley, Agestab, Centro Universitário Braz Cubas e Associação Comercial de Mogi das Cruzes.

Mais informações no site caquiinova.com.br

Soul Cial fará gincana social 

O Caqui Inova contará com a gincana social realizada pela startup Soul Cial. Para concorrer a prêmios, os participantes irão baixar o aplicativo desenvolvido pela empresa e escanear notas fiscais que terão os créditos da Nota Fiscal Paulista direcionados a entidades.

Mogi terá Hub de Inovação e tecnologia no centro

Mogi das Cruzes deverá ganhar um Hub de Inovação e Tecnologia, em endereço da área central da cidade, no próximo ano. O espaço de conexão com foco na interação entre diferentes agentes para o surgimento de ideias inovadoras vai proporcionar às startups um ambiente para testar a tecnologia e fazer networking, além de concentrar outros serviços. 

A unidade, que embora esteja prevista para 2023 ainda não tem data definida para começar a funcionar, ocupará o prédio 2 da Prefeitura Municipal, localizado na rua Francisco Franco, que já abrigou um campus da então Universidade Braz Cubas - hoje Centro Universitário Braz Cubas. 

O programa de incubação tem duração de 10 meses (Foto: divulgação / Polo Digital)

“A ideia é concentrar todos os serviços do Polo Digital, que se mudará de César de Souza para lá, além do Mogi Conecta, como a Sala do Empreendedor e o Banco do Povo, entre outros, em um único espaço, bem próximo ao Alto Tietê Valley, que fica na Vila Helio”, explica Fábio Castilho, diretor de Inovação e Competitividade da Prefeitura de Mogi.

Fábio Castilho destaca o protagonismo de Mogi no desenvolvimento de startups (Foto: divulgação / Polo Digital)

“Descobrimos que tem muita gente boa e interessada em inovação, tecnologia e empreendedorismo na cidade, bastava ter um espaço e oportunidade para falar sobre este assunto. Então, descobrimos esta sede, esta vontade de todo mundo debater sobre isso, e o polo é um porto seguro e se tornou referência para todos”, explica Castilho.

Ele destaca que, atualmente, 12 empresas de várias áreas, como mobilidade, educação, meio ambiente, educação, entre outras, estão incubadas no local. “O Polo se relaciona com vários tipos de pessoas, desde aquelas que procuram mentoria gratuita, quem quer trabalhar em um espaço e encontra isso lá, além de manter o programa de incubação, direcionado a empresas que necessariamente precisam ser inovadoras. São startups, carregam a inovação em seu DNA e estão neste ambiente para evoluírem seus negócios e saírem de lá mais maduras”, detalha.

O programa de incubação tem duração de 10 meses e, durante este período, as empresas recebem mentoria gratuita realizada em parceria com o Sebrae, além de suporte e apoio para o desenvolvimento do negócio. 

Uma das startups que ganhou destaque após ficar incubada no Polo Digital é a Soul Cial, desenvolveu o aplicativo que escaneia notas fiscais e direciona os créditos da Nota Fiscal Paulista diretamente a entidades pré-cadastradas, como Apae, Casa São Vicente de Paulo e Santa Casa de Mogi. 

Outra startup, ainda incubada no Polo Digital, e já com destaque na área industrial é a WiseThings - Peso Certo, que desenvolveu a pesagem em tempo real de caminhões com qualquer tipo de carga.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por