Dom Pedro Luiz Stringhini fará o lançamento da Campanha da Fraternidade, na celebração das 19 horas, na Catedral de Santana, neste Quarta-Feira de Cinzas, início da Quaresma
O bispo diocesano dom Pedro Luiz Stringhini a (Foto: arquivo / O Diário)
O bispo diocesano dom Pedro Luiz Stringhini abre nesta quarta-feira (22), oficialmente, a Campanha da Fraternidade 2023 na Diocese de Mogi das Cruzes, com uma missa que será celebrada, a partir das 19 horas, na Catedral de Santana.
A Quarta-Feira de Cinzas é considerada pela Igreja Católica uma data de penitência, uma oportunidade em que os cristãos têm a oportunidade de manifestarem o desejo pessoal de conversão a Deus.
A liturgia ainda conserva os elementos tradicionais da religião católica, como a imposição das cinzas na celebração da missa, além do jejum durante todo o dia, quando é aconselhado aos cristãos se absterem de algum alimento nesta data, em especial de carnes.
As cinzas abençoadas pelo bispo e colocadas sobre a cabeça dos fiéis durante as missas desta quarta “são como um sinal de humildade, recordar a fragilidade da vida humana, de que somos pó e que ao pó voltaremos, reforça a reflexão sobre a necessidade de conversão e a mudança de vida”, informa a Diocese de Mogi.
As celebrações desta quarta iniciam oficialmente o tempo da Quaresma que, no calendário da Igreja, são 40 dias dedicados à preparação da Páscoa. “Por isso, durante o tempo quaresmal, a Igreja Católica orienta aos fiéis que pratiquem o jejum, a esmola e a oração, pois é um tempo forte para afastar-se do mal e reconciliar-se com Deus”, afirma o bispo dom Pedro.
Outros horários de missas na Quarta-Feira de Cinzas (22/02), na Catedral Santana: 9h, 12h e 15h.
Fraternidade
A Campanha de Fraternidade deste ano terá como tema “Fraternidade e Fome”, colocando em debate um tema atualíssimo no País neste momento. O lema, retirado do evangelho de Mateus é “Daí-lhes vós mesmos de comer”.
Esta é a terceira vez que a fome será tratada como tema de uma Campanha da Fraternidade pela Igreja do País, uma prova de que o assunto existe há muito tempo, mas que continua longe de ser definitivamente solucionado.
A meta da campanha deste ano será “sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de pessoas, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir das palavras de Jesus Cristo”, informa Diocese de Mogi.
Outros objetivos serão “compreender a realidade da fome à luz da fé em Jesus Cristo; desvelar as causas estruturais da fome no Brasil; indicar as contradições de uma economia que mata pela fome; aprofundar o conhecimento e a compreensão das exigências evangélicas e éticas de superação da miséria e da fome; acolher o imperativo da palavra de Deus, que nos conduz ao compromisso e à corresponsabilidade fraterna; investir esforços concretos em iniciativas individuais, comunitárias e sociais que levem à superação da miséria e da fome no Brasil; estimular iniciativas de agricultura familiar agroecológica e a produção de alimentos saudáveis; reconhecer e fomentar iniciativas conjuntas entre comunidade de fé e outras instituições da sociedade civil organizada; e mobilizar a sociedade para que haja uma sólida política de alimentação no Brasil, garantindo que todos tenham vida”, conforme comunicado divulgado pela Igreja na região de Mogi das Cruzes..
Sessão solene
Na quinta-feira (23), às 19h30, a Câmara de Mogi promove a sessão solene de lançamento da Campanha da Fraternidade, com a presença do bispo diocesano, dom Pedro Luiz Stringhini.
O lançamento no Legislativo já se tornou costumeiro desde que foi incluído no calendário anual de atividades da Câmara pelo então vereador Geraldo Tomaz Augusto, que após deixar o cargo e a política se tornou diácono da Igreja Católica, atuando junto à comunidade de Braz Cubas, onde residia.
Neste ano, entretanto, a solenidade não contará com a presença de seu idealizador, já que “Geraldão”, como era conhecido, faleceu dias atrás, num hospital da cidade, onde lutava bravamente, mas acabou vencido por um câncer.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .