Diário Logo

Notizia Logo

Câmara pedirá ajuda do governador para levar trem até César de Souza

O presidente da Câmara de Mogi, Marcos Furlan (PODE) disse que durante a visita do governador Rodrigo Garcia (PSDB) a Mogi das Cruzes, na tarde desta terça-feira (05), para anunciar a instalação de novo Bom Prato em Jundiapeba, ele vai reforçar o posicionamento da cidade contra o fechamento da passagem de nível da rua Dr […]

5 de abril de 2022

Reportagem de: O Diário

O presidente da Câmara de Mogi, Marcos Furlan (PODE) disse que durante a visita do governador Rodrigo Garcia (PSDB) a Mogi das Cruzes, na tarde desta terça-feira (05), para anunciar a instalação de novo Bom Prato em Jundiapeba, ele vai reforçar o posicionamento da cidade contra o fechamento da passagem de nível da rua Dr Deodato Wertheimer, programada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para o início de julho.

Furlan explicou que vai solicitar ao governador que interfira para que a CPTM agilize a reforma das quatro estações de Mogi (Jundiapeba, Braz Cubas, Centro e Estudante), além de entregar nas mãos de Garcia, a moção de autoria do vereador Pedro Komura (PSDB), aprovada na semana passada, que faz um apelo ao Estado para que seja estendida a linha de trem de passageiros até César de Souza, chegando ao Botujuru.

Na opinião dele, a possibilidade de o município ser atendido com esse pedido é maior a partir do momento em que há um consenso sobre a necessidade de ampliar a linha de trem para uma região que deve crescer muito nos próximos anos, como está previsto no Plano Diretor do município.

“Vai ser uma oportunidade ótima esse encontro com o governador para mostrar que a Câmara está pleiteando essa extensão da linha da linha do trem. O município já tem o consenso de que o trem até Cesar é necessário e a possibilidade de a população estar unida é muito importante para ter o pedido atendido”, explica.

Ele tratou desse e de outros assuntos durante encontro com a imprensa na Câmara, nesta terça-feira (5), quando reforçou a necessidade de a cidade unir forças e ampliar sua representatividade política a fim de garantir mais conquistas para a população, lembrando que o chefe do Legislativo é também pré-candidato a deputado estadual pelo Podemos.

A Casa tem entre cinco a setes nomes que devem concorrer à Assembleia Legislativa de São Paulo e Câmara Federal nas eleições deste ano.  

“Mogi precisa mostrar a força política com a união da Casa com o Executivo e com os deputados. A gente tem agora uma oportunidade ímpar de eleger mais deputados da cidade para termos forças política para levar, por exemplo, o trem até César”, reforça.

No encontro com o governador nesta terça-feira, o representante do Podemos – partido que, segundo Furlan, deve apoiar a candidatura de Garcia ao governo do Estado – também entregará documentos sobre o pleito da Câmara para melhorar o abastecimento na Farmácia de Alto Custo de Mogi e resolver o problema da falta constante de medicamente para atender a população que faz tratamento de saúde e precisa desses cuidados.

Balanço

Sobre a produtividade da Câmara neste primeiro trimestre do ano, o presidente apresentou um balanço dos projetos que entraram no Legislativo e falou sobre planos para realizar reformas e adaptações necessárias no prédio conseguir a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Uma delas refere-se à acessibilidade no plenário. Há planos também de promover melhorias na parte externa do prédio, que precisa de pintura.

Quanto à produtividade do Legislativo, o balanço mostra que nos três primeiros meses do ano, os 23 vereadores aprovaram 1074 indicações à Prefeitura, sugerindo melhorias para a cidade em áreas como a saúde, educação, mobilidade urbana, obras, esportes e serviços públicos. No período também foram aprovadas mais de 60 proposituras entre requerimentos e moções, dentre elas, pedidos de informações e solicitações ao governo estadual.

Em 90 dias de gestão da atual mesa diretiva, foram votados e aprovados 21 projetos de lei e quatro projetos de lei complementar, além emendas propositivas que visam tornar mais eficientes a aplicação dos projetos de lei e demais normas legais.

Foram criadas 4 comissões especiais de vereadores (CEV), que estão trabalhando com temas relacionados a regularização fundiárias, fiscalização do Centro Bem-Estar Animal, fiscalização das discussões sobre fechamento da passagem de nível da CPTM e mudança do plano de saúde do funcionalismo público

Quanto à troca da frota de carros da Câmara, que tem mais de 10 anos de uso, Furlan informa que já determinou a realização de um estudo para avaliar se o melhor é comprar carros novos ou alugar os veículos.

    

   

 

   

Veja Também