Entrar
Perfil
SEGURANÇA

Câmara pede instalação de câmeras, com urgência, no Parque Centenário

Após reportagem de O Diário relatando furto em veículo de frequentadora do local, vereadores aprovam indicação ao prefeito Caio Cunha solicitando mais segurança no espaço de lazer

Carla Olivo
28/06/2022 às 18:07.
Atualizado em 28/06/2022 às 18:45

Parque Centenário é alvo de pedidos de reforço na segurança (Divulgação - PMMC)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
SEGURANÇA

Câmara pede instalação de câmeras, com urgência, no Parque Centenário

Após reportagem de O Diário relatando furto em veículo de frequentadora do local, vereadores aprovam indicação ao prefeito Caio Cunha solicitando mais segurança no espaço de lazer

Carla Olivo
28/06/2022 às 18:07.
Atualizado em 28/06/2022 às 18:45

Parque Centenário é alvo de pedidos de reforço na segurança (Divulgação - PMMC)

Após reportagem publicada no site de O Diário neste final de semana, relatando furto em veículo no estacionamento do Parque Centenário, em César de Souza, a Câmara de Mogi das Cruzes aprovou na sessão desta terça-feira (28) indicação pedindo ao prefeito Caio Cunha (Podemos) urgência na instalação de câmeras de monitoramento no espaço de lazer.

O documento de autoria do vereador Otto Flores de Rezende (PSD) solicita a realização de estudos técnicos necessários para a implantação dos equipamentos em pontos estratégicos do parque.

"Em matéria recente do jornal O Diário de Mogi, publicada no último domingo (26), a mogiana Camila Quartim relata o infausto acontecimento de ter o carro invadido, com o volante travado e sem o rádio, carregador e suporte de celular no estacionamento do Parque Centenário da Imigração Japonesa, que até possui uma (apenas uma!!) câmera de vigilância... porém, quebrada!!", traz a justificativa da indicação.

O vereador destaca, ainda, que apesar do pronto atendimento dos guardas municipais à mogiana vítima do furto, o fato da câmera de monitoramento estar quebrada inviabilizou a verificação da ação dos marginais. "O ideal seria que câmeras estivessem instaladas e funcionando com um monitoramento da circulação em várias áreas daquele parque, além de ter um número maior de guardas municipais, notadamente en dias e horários com maior movimento, como nos finais de semana e em feriados prolongados, a fim de inibir as ações dos bandidos e desordeiros", completa Rezende.

Ele também destacou que, em visita ao parque, em setembro de 2021, encontrou vários problemas no local. "Constatei, in loco, infelizmente, o grande número de mazelas existentes na infraestrutura daquele importantíssimo parque público de nossa cidade, que recebe dezenas de milhares de visitantes, inclusive de outros municípios da região do Alto Tietê. A implantação de equipamentos tecnológicos (câmeras de monitoramento) possibilitará aos usuários uma maior sensação de segurança, tranquilidade e bem-estar na utilização dos inúmeros e belos atrativos naturais do Parque Centenário", aponta o vereador.

Assim como acrescenta Rezende, em nota enviada a O Diário, a Secretaria Municipal de Segurança informou que não há câmera de monitoramento no parque e que "encontra-se em andamento um processo licitatório para a aquisição de novas câmeras, que serão distribuídas por toda a cidade, inclusive nos parques".

Agricultura

Ainda na sessão desta terça-feira (28), a Câmara aprovou o projeto de autoria do Executivo que legitima o convênio de R$ 60 mil, celebrado entre a Prefeitura e o Estado de São Paulo, para implantação do Projeto Estadual Cozinhalimento. A administração municipal também fica autorizada a fazer suplementação no valor de R$ 60 mil.

A iniciativa prevê a instalação de cozinhas-piloto experimentais nos municípios, com os objetivos de incrementar a capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricionais sustentáveis nas áreas de atendimento; promover a educação e conscientização de práticas alimentares saudáveis e equilibradas; realizar cursos, palestras, treinamentos e eventos educativos visando o combate ao desperdício, à manipulação adequada e à utilização das partes não convencionais dos alimentos; e promover o desenvolvimento local, com cursos e palestras que oferecem conteúdo de capacitação e de geração de renda.
 
 

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por