Entrar
Perfil
MEIO AMBIENTE

Câmara discute alternativas para melhorar Meio Ambiente em Mogi

Coleta seletiva, hortas comunitárias, preservação de abelhas e destinação de resíduos foram temas abordados durante a sessão

Silvia Chimello
02/06/2021 às 18:53.
Atualizado em 02/06/2021 às 19:23

Vereadora Fernanda Moreno defende a preservação das abelhas na cidade (Divulgação/ CMMC)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
MEIO AMBIENTE

Câmara discute alternativas para melhorar Meio Ambiente em Mogi

Coleta seletiva, hortas comunitárias, preservação de abelhas e destinação de resíduos foram temas abordados durante a sessão

Silvia Chimello
02/06/2021 às 18:53.
Atualizado em 02/06/2021 às 19:23

Vereadora Fernanda Moreno defende a preservação das abelhas na cidade (Divulgação/ CMMC)

Hortas comunitárias, preservação das abelhas, coleta seletiva, destinação dos resíduos sólidos foram os principais pontos abordados durante a sessão realizada nesta quarta-feira (02), início de junho, quando as atenções devem estar voltadas para as questões ambientais.

Os vereadores também repercutiram os temas discutidos pouco antes da sessão, durante encontro promovido pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara com a secretária municipal da Pasta, Michele Leite Sá, como a suspensão da coleta seletiva, serviço que deixou de ser realizado no início da pandemia, há mais de um ano.  

A primeira a se manifestar foi a vereadora Inês Paz. “Atualmente toda a coleta de lixo da cidade está indo para o aterro. Isso é absurdo, temos que ter preocupação com pandemia, mas deve haver outras formas de fazer a retirada do material reciclado, respeitando os protocolos sanitários”, comentou a parlamentar, ao destacar a necessidade de garantir o trabalho dos catadores.

Fernanda Moreno prosseguiu com o assunto e questionou também a destinação do material reciclável. “A gente separa coleta seletiva e aí vai tudo para o mesmo local. Mesmo com a pandemia é preciso manter essa função dos catadores e dar incentivo. Esse é o ganha pão de muitas pessoas, que precisam dessa renda para sustentar suas famílias”, enfatizou.

Abelhas

A situação das abelhas na cidade foi outro tema comentado por Fernanda Moreno. Incialmente ela destacou a importância de a Prefeitura ter programado um seminário sobre o tema entre as atividades que serão realizadas durante o mês de junho, mas criticou o tratamento que recebem no município, porque quando há ocorrência de enxames, elas são queimadas em vez de serem transferidas para outros locais.

“O extermínio é crime ambiental”, alerta Fernanda, que em 2019 conseguiu aprovar um projeto de preservação das espécies, em parceria com o ex-vereador Protássio Nogueira. Ela sugere que a Prefeitura faça com convênio com os apicultores da cidade para fazer o manejo e transferir para locais adequados

Hortas comunitárias

Durante a sessão, os vereadores aprovaram também uma indicação dos vereadores José Luiz Furtado (PSDB) e Milton Bigêmos (PSD) endereçada ao prefeito Caio Cunha (PODE) solicitando estudos para criar hortas comunitárias na cidade   

A sugestão é para que sejam instaladas em áreas municipais e devolutas, para ajudar a garantir a saúde alimentar às famílias em situação de vulnerabilidade, além de poder ser usada em programas de educação ambiental e ajudar na preservação ambiental.

Resíduos

Sobre a questão do lixo urbano, o vereador Iduigues Martins (PT), presidente da CEV que discute a destinação de resíduos sólidos do município. Ele destacou a necessidade de encontrar uma forma de resolver um problema que se arrasta há muitos anos em Mogi, onde o lixo coletado é transportado o paro aterro sanitário de Jambeiro.

Para buscar alternativas, ele informou que durante todo o mês de junho, a CEV vai promover debates com especialistas e ambientalistas, que devem discutir uso de novas tecnologias para os descartes.

Ainda nesse tema, o vereador Carlos Lucareski (PV), criticou o descarte irregular de lixo em alguns pontos do município e pediu que a Prefeitura promova a limpeza e retirada de entulhos de uma área no final da Avenida Austrália, no Jardim Aeroporto I. 

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por