Diário Logo

Notizia Logo

Câmara de Mogi define composição do Conselho de Ética e das comissões para 2023

A composição do conselho de Ética e das nove comissões permanentes da Câmara de Mogi foi anunciada pelo presidente da Casa, Marcos Furlan (PODE), no final da primeira sessão legislativa do ano, realizada nesta terça-feira (1º). Porém, ainda não foram definidos os nomes dos vereadores que vão presidir cada uma das pastas.   Furlan explicou que […]

2 de fevereiro de 2023

Reportagem de: O Diário

A composição do conselho de Ética e das nove comissões permanentes da Câmara de Mogi foi anunciada pelo presidente da Casa, Marcos Furlan (PODE), no final da primeira sessão legislativa do ano, realizada nesta terça-feira (1º). Porém, ainda não foram definidos os nomes dos vereadores que vão presidir cada uma das pastas.  

Furlan explicou que os nomes dos integrantes foram definidos “em comum acordo” pelos vereadores, mas explicou que agora caberá aos membros das pastas, formadas por grupos de cinco parlamentares, a escolha do nome do titular de cada comissões.

O objetivo das comissões é o de analisar os projetos, manifestar um posicionamento a respeito das proposituras apresentadas pelo Executivo e pelos próprios vereadores, avaliar a constitucionalidade, a viabilidade e preparar a matéria para ser votada em plenário. Elas são formadas a partir da representação proporcional dos partidos políticos representados na Câmara.

 

Presidência

A escolha dos novos presidentes de cada comissão deve ser anunciada na sessão da próxima terça-feira (7). O assunto deve render muitas discussões nos bastidores, já que existe uma preferência pela escolha dos nomes que integram a base do prefeito Caio Cunha (PODE), maioria na Casa.

No ano passado, apenas uma delas – Transportes e Segurança Pública – foi presidida por integrantes do grupo de oposição, o vereador Iduigues Ferreira Martins (PT), que pode deixar a vaga para outro vereador. O mais cotado é o policial Maurino José da Silva (PODE).

Há rumores de que até mesmo a vereadora Malu Fernandes (SD), que era considerada aliada ao prefeito, corre o risco de perder a presidência da comissão de Educação por ter criticado e votado contra projetos do Executivo. A vaga deve ficar com Clodoaldo de Moraes (PL).

O vereador José Luiz Furtado (PSDB), que se diz “independente”, deve permanecer na presidência da pasta de Finanças e Orçamento em 2023, a exemplo de 2022.

A pasta mais importante, que é a de Justiça e Redação, por onde passam todos os projetos que entram na Casa, deve permanecer sob a liderança da vereadora Fernanda Moreno (MDB), que preside a comissão desde o início da atual gestão.

A comissão de Saúde, Zoonose e Bem-Estar Animal, uma das mais disputadas, também deve continuar sendo presidida pelo médico e vereador Otto Rezende. Houve, no entanto, mudanças em sua composição, com a saída de Fernanda Moreno (MDB) e Osvaldo Silva (REP) como membro e a inclusão de José Luiz Furtado (PSDB) e Edinho do Salão (MDB) no grupo.     

As demais também tiveram algumas mudanças, mas devem permanecer com os mesmos presidentes de 2022. Confira como será a composição de cada uma delas para o atual exercício.      

 

Justiça e Redação

Fernanda Moreno (MDB)

Iduigues Ferreira Martins (PT)

Johnross Jones de Lima (PODE)

Carlos Lucarefski (PV)

Milton Lins da Silva – Bigêmeos – (PSD)

 

Finanças e Orçamento

José Luiz Furtado (PSDB)

Vitor Emori (PL)

Maurino José da Silva (PODE)

Osvaldo Silva (REP)

Otto Rezende (PSD)

 

Obras, Habitação, Meio Ambiente, Urbanismo e Semae

Carlos Lucarefski (PV)

Johnross Jones de Lima (PODE)

Fernanda Moreno (MDB)

Gustavo Siqueira (PSDB)

Francimário Vieira – Farofa (PL)

 

Transporte e Segurança Pública

Maurino José da Silva (PODE)

Iduigues Ferreira Martins (PT)

Edson Alexandre Pereira -Edinho do Salão (MDB)

Marcelo Brás (PSDB)

Vitor Emori (PL)

 

Educação

Clodoaldo Aparecido de Moraes (PL)

Maria Luiza Fernandes (SD)

Gustavo Siqueira (PSDB)

Inês Paz (PSOL)

Johnross Jones de Lima (PODE)

 

Cultura,  Esporte e Turismo

Eduardo Otta (PODE)

Edson Alexandre Pereira– Edinho do Salão (MDB)

Mauro Yokoyama – (PL)

Osvaldo Silva – (REO)

Milton Lins da Silva – Bigêmeos (PSD)

 

Indústria, Comércio, Agricultura e Direito do Consumidor

Clodoaldo Moraes (PL)

Edson Santos (PSD)

Mauro Yokoyama (PL)

Eduardo Ota (PODE)

Marcelo Brás (PSDB)

 

Saúde, Zoonoses e Bem-Estar Animal

Otto Rezende (PSD)

Francimário Vieira – Farofa (PL)

Maurino José da Siva (PODE)

Edson Alexandre Pereira – Edinho do Salão (MDB)

José Luiz Furtado (PSDB) 

 

Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos

Oswaldo Silva (REP)

Fernanda Moreno (MDB)

Inês Paz (PSOL)

Carlos Lucarefski (PV)

Edson Santos (PSD)

 

Conselho de Ética

Clodoaldo de Moraes (PL)

Malu Fernandes (SD)

Maurino José da (PODE)

Milton Lins da Silva – Bigêmeos – (PSD)

Fernanda Moreno (MDB)

Gustavo Siqueira (PSDB)

Veja Também