Diário Logo

Notizia Logo

Calçadão terá cancela para combater o estacionamento irregular em Mogi

Após reportagens publicadas por O Diário sobre o aumento do estacionamento irregular no calçadão da rua Dr. Paulo Frontin, sem autorização, o prefeito Caio Cunha (PODE) disse que deverão ser instaladas cancelas na entrada e saída da via para controlar a passagem de veículos – que serão liberados para a carga e descarga de mercadorias. […]

26 de dezembro de 2022

Reportagem de: O Diário

Após reportagens publicadas por O Diário sobre o aumento do estacionamento irregular no calçadão da rua Dr. Paulo Frontin, sem autorização, o prefeito Caio Cunha (PODE) disse que deverão ser instaladas cancelas na entrada e saída da via para controlar a passagem de veículos – que serão liberados para a carga e descarga de mercadorias. O prefeito demonstrou a intenção, ainda, de cobrir o calçadão para tornar o lugar como um “shopping a céu aberto”, a exemplo do que já fazem algumas cidades em polos comerciais geradores de negócios e responsáveis por atrair consumidores também para as proximidades de seus endereços.

O prefeito disse se preocupar com o futuro da atividade comercial e do uso da região central caracterizado pela concentração de lojas e serviços durante o dia, e pouca movimentação à noite e aos finais de semana. Uma das metas é ampliar o horário de atendimento das lojas para atrair as pessoas ao centro, à noite.

As medidas e estudos em andamento, na Prefeitura, foram comentadas pelo prefeito com jornalistas da cidade no último dia 22, quando o prefeito Caio Cunha e a vice-prefeita, Priscila Yamagami (PODE) apresentaram um balanço da gestão em 2022, no gabinete da Prefeitura.

O prefeito comentou, entre outras coisas, as preocupações com o fechamento de lojas na rua Paulo Frontin e na José Bonifácio, um processo que se acentuou durante a pandemia, mas já era registrado anteriormente a esse período, com a redução do tempo de locação dos imóveis desse forte polo do comércio popular mogiano.

Também projetou mudanças com a inauguração, prevista para o próximo ano, do segundo shopping de Mogi das Cruzes, o Patteo Urupema, entre as ruas Santana e Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, o que poderá ocasionar a migração de estabelecimentos para essa região central.

O prefeito defende a necessidade de se revitalizar o centro, com a adoção de medidas, como a instalação de novos bolsões para o estacionamento, e atração do consumidor fora do horário comercial, o que torna as ruas desertas após 18 horas e aos finais de semana, concorrendo para criar um clima de insegurança. Novos estudos para pontos para o estacionamento, no entanto, depende de recursos financeiros e desapropriações

VEJA TAMBÉM: Carros são estacionados na rua Paulo Frontin e mudam o conceito do calçadão no centro de Mogi

O prefeito falou sobre o reforço da iluminação na região e os planos para a instalação de uma cobertura na rua Paulo Frontin, para a criação de um shopping em um ambiente de rua, aberto.

Essa medida poderia valorizar o entorno e seguir uma tendência de consumo já captada por empresários do setor de shoppings – com a aceleração das compras online, o consumidor tende a frequentar os centros de compras em busca de experiências sociais diferenciadas como o lazer, o cinema, a gastronomia.

Caio lembrou de uma conversa sobre o assunto com o empresário mogiano Henrique Borenstein do grupo empresarial que tem debaixo do seu colchete de negócios o Mogi Shopping, o Suzano Shopping e o Patteo Urupema (em 2023).

“O senhor Henrique (Boresnstein) falou sobre como os shoppings estão mudando o conceito porque as pessoas vão ao shopping em busca do lazer e do entretenimento, para comer, para ver as pessoas. O e-commerce era um receio antes, e hoje, a maior parte das compras é feita pela internet”.

Trânsito

Outra medida anunciada foi a instalação de cancelas na rua Paulo Frontin para ordenar o trânsito.

Nesta parte da área de calçadão, há alguns meses, o estacionamento irregular se tornou rotina, como mostraram reportagens feitas por O Diário.

Haverá exceções para a abertura das cancelas, como a carga de descarga de mercadorias, segundo garantiu o prefeito.

Sobre o assunto, Caio lembrou que há uma divisão de opiniões entre os próprios comerciantes. “A gente fez esse teste – com a flexibilização do estacionamento no calçadão, e viu que não funcionou. Então, nós estamos instalando as cancelas, com horários livres para a carga e descarga, e ela vai ser acionada pelo nosso setor de mobilidade”.

Já a cobertura da Paulo Frontin, “um desejo meu”, disse Caio, está sendo estudada pela Secretaria de Planejamento e a Associação Comercial. “Imagine se tiver um Burger King na Paulo Frontin, e outros restaurantes, o cara vai querer ficar até mais tarde lá, porque hoje é apenas comércio, comércio, comercio. É o que o senhor Henrique (Borenstein) falou comigo, ele tem 86 anos e uma visão violenta: ele falou para mim, esse conceito de shopping morreu, já era, a pessoa compra pela internet, às vezes, ela ainda vem aqui, mas o espaço do shopping é mais para lazer e entretenimento do que para compra”. 

 

 

Veja Também