Diário Logo

Notizia Logo

Caio visita barragem do Jundiaí e afasta risco imediato de inundação

O prefeito Caio Cunha (PODE) buscou tranquilizar os moradores do bairro Nova Jundiapeba e proximidades a respeito de rumores que circulavam por lá dando conta de uma possível “abertura de comportas” da barragem do rio Jundiaí, que poderia causar sérias inundações naquela região da cidade. A disseminação dos boatos vinha provocando verdadeiro pânico nos moradores […]

27 de fevereiro de 2023

Reportagem de: O Diário

O prefeito Caio Cunha (PODE) buscou tranquilizar os moradores do bairro Nova Jundiapeba e proximidades a respeito de rumores que circulavam por lá dando conta de uma possível “abertura de comportas” da barragem do rio Jundiaí, que poderia causar sérias inundações naquela região da cidade. A disseminação dos boatos vinha provocando verdadeiro pânico nos moradores daquela região mais baixa do distrito de Jundiapeba, que seriam os mais prejudicados com tal fato, caso ele viesse realmente a acontecer.

Para dirimir as dúvidas que existiam sobre o assunto, o prefeito visitou a barragem do Jundiaí e confirmou, pessoalmente, que “não há qualquer risco disso acontecer, a não ser que chova, num só dia, o correspondente ao dobro do que choveu nos últimos dois meses”.

No local, o prefeito foi informado pelos técnicos de que não existem sequer comportas na represa e que as inundações somente poderiam ocorrer se houvesse o transbordamento de água por sobre os limites territoriais do reservatório, fato que estaria, segundo Caio, ainda muito distante de acontecer.

Apesar de tudo isso, na condição de presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), o prefeito Caio Cunha encaminhou um ofício ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) solicitando que seja comunicado, com antecedência, “caso haja necessidade  de se aumentar a vazão da água, ou que a água ultrapasse os limites e venha a provocar o transbordo”.

Com tal alerta, a Prefeitura poderia agir com tempo de evitar grandes prejuízos e maiores problemas para os moradores daquela região muito carente da cidade.

 

Veja Também