Diário Logo

Notizia Logo

Caio Cunha quer maior aproximação do Condemat com governo do Estado

No primeiro dia de 2021, Caio Cunha (PODE) “acordou prefeito”, como ele próprio compartilhou nas redes sociais. Foi a publicação de estreia enquanto chefe do Executivo de Mogi das Cruzes. Agora, começa 2022 como presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) tendo sido empossado em evento no primeiro dia útil do […]

2 de janeiro de 2023

Reportagem de: O Diário

No primeiro dia de 2021, Caio Cunha (PODE) “acordou prefeito”, como ele próprio compartilhou nas redes sociais. Foi a publicação de estreia enquanto chefe do Executivo de Mogi das Cruzes. Agora, começa 2022 como presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) tendo sido empossado em evento no primeiro dia útil do ano, durante a tarde desta segunda-feira (2), como O Diário havia antecipado.

Dar andamento em usina móvel da construção civil, tocar um projeto de boas práticas agrícolas com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), instalar projetos de biodigestores em escolas públicas, concluir a iniciativa de “compras compartilhadas”, que deve proporcionar aos municípios integrantes a aquisição de itens como remédios com custos menores e ainda planejar os trabalhos do Hospital Regional do Alto Tietê, em Suzano. Todas estas são tarefas de Caio para 2023, referentes a projetos já iniciados e que serão executados no ano.

Além disso, são “metas e desafios” para o mandato dele a “aproximação com o Governo do Estado e novas equipes”, e a “ampliação” do grupo, com a “entrada de Igaratá e Mairiporã” ao consórcio e a “implantação da quarta residência terapêutica”.

Falando no ingresso de Igaratá, a primeira medida tomada por Caio enquanto presidente, na frente de todos os presentes, foi assinar o termo que oficializa a participação da cidade. Já Mairiporã depende de “burocracias internas” e deve assinar em breve.

Ao pegar o microfone, já como presidente, Caio disse ser uma “honra, um privilégio”, estar à frente de um grupo que representa uma “região tão pujante e visível” em todo o Estado. Ele comemorou a parceria com novos municípios, sejam eles grandes ou pequenos. “O foco está no desenvolvimento regional”, disse.

O prefeito de Mogi também agradeceu aos que considera “conselheiros”, os prefeitos de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), e Guarulhos, Gustavo Henric Costa, o Guti (PSD), com quem conversou muito antes de aceitar a missão da presidência.

Falou, ainda, da pandemia, exaltando o trabalho do consórcio nos últimos dois anos, e cravou que, neste momento, estabelecer contato com o Governo do Estado é fundamental para que haja continuidade das seguintes pautas:

 

– Construção das alças de acesso do rodoanel Leste

– Término da duplicação da rodovia Mogi-Dutra (SP-88) e de recuperação de outras ligações

– Funcionamento do Hospital Regional do Alto Tietê

– Implantação do Hospital Veterinário Regional

– Implantação de Novas Unidades do BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia na Região)

– Construção da Linha-19 Celeste do Metrô, ligando Guarulhos a São Paulo

– Conclusão das obras e custeio do Instituto Saúde da Mulher de Guarulhos, que atenderá todo o Alto Tietê

– Execução do projeto Renasce Tietê – Salesópolis e Mogi das Cruzes

– Implantação de Nova Unidade do Batalhão de Operações Especiais de Polícia na região

 

Também fazem parte dos planos outros temas, como a retomada do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, assunto sobre o qual Caio Cunha comentou após a posse, em entrevista coletiva (clique aqui para ler).

 

 

O evento

A cerimônia de posse teve início com a fala do prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, o Guti, que passa o cargo de presidente ao representante de Mogi. Ele começou falando sobre o respeito adquirido pelo Condemat nos últimos anos e disse que preza pela realização de um “trabalho contínuo, de excelência e alto padrão de resultabilidade”. Para esta tarefa, confia em Caio.

Com o auxílio de uma apresentação em slides, Guti fez um balanço de todos os projetos realizados em 2022, como o programa Acolhe, que auxilia mulheres vítimas de violência doméstica e o programa Cidades Sustentáveis, que é um “fortalecimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (Onu)”.

O ex-presidente citou também de atividades que não surgiram, mas foram continuadas em 2022, com grande foco na área educacional. Ele comemorou a conquista de projetos também nos campos da sustentabilidade e citou um dos maiores trunfos do Condemat até aqui: o combate à Covid-19.

Guti exaltou a conquista de leitos para a Covid-19 e frisou o lançamento do Caderno de Negócios, novidade recente que inclusive foi entregue aos jornalistas presentes. Ele deixa o cargo máximo do consórcio com a mentalidade de que a “empregabilidade é a principal política pública”.

Depois, a fala foi passada ao deputado estadual André do Prado, que participou enquanto representante da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Ele disse que o Condemat é “um dos poucos consórcios que funciona na prática”, e citou como exemplo o esforço conjunto para que o pedágio da Artesp não fosse instalado em Mogi. Por fim, declarou apoio a Caio, se colocando à disposição do grupo como “parlamentar da região”.

Também falaram o presidente empossado, Caio Cunha, e o prefeito de Igaratá, que chamou o prefeito de Mogi de “campeão” e afirma ter entrado para “aprender muito”, além de ver muitos benefícios no programa de compras compartilhadas.

 

 

Quem estava lá

Realizada no auditório do prédio da sede do Condemat, Helbor Concept, a cerimônia contou com a presença de autoridades como o ex e o atual prefeito de Guararema, Adriano de Toledo Leite e José Luiz Freire, o Zé (PL); o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), a prefeita de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale (PSD) e a prefeita de Poá, Marcia Bin de Souza (PSDB).

Também estiveram presentes os vereadores Marcos Furlan (DEM), Otto Rezende (PSD), Carlos Lucarefski (PV), Maurinho do Despachante (PSDB), Osvaldo Antonio da Silva (Republicanos) e Hugo dos Santos, secretário adjunto de Governo de Itaquaquecetuba, representando o prefeito da cidade, Eduardo Boigues (PP), que não pôde estar presente.

Marcaram presença também o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Pedro Komura; a presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), Fádua Sleiman; o presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região), Valterli Martinez;  e a gerente do Sebrae Alto Tietê, Gilvanda Figueroa.

 

Nova composição do Condemat

Com Caio Cunha eleito por unanimidade como o novo presidente, o Condemat passa a ter o prefeito de Arujá, Luís Camargo, como vice-presidente (ele não pôde ir à posse e será empossado em breve); Priscila Gambale, de Ferraz de Vasconcelos, como 1ª tesoureira; Adriano Levorin, de Santa Branca, como 2º tesoureiro e Márcia Bin, de Poá, como secretária geral.

Além disso, o Conselho Fiscal do consórcio passa a ser composto pelos prefeitos Carlos Alberto Taino Júnior (Biritiba Mirim), José Luiz Eroles (Guararema), Eduardo Boigues (Itaquaquecetuba), Vanderlon Gomes (Salesópolis), Carlos Chinchilla (Santa Isabel) e Rodrigo Ashiuchi (Suzano).

Veja Também