Diário Logo

Notizia Logo

Biblioteca Municipal José Andere é reinaugurada em Ferraz

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, inaugurou nesta segunda-feira (4) a reforma da Biblioteca Municipal José Andere, que reabre ao público oficialmente na Rua Sud Menucci, 200, na Vila Romanopolis. A prefeita Priscila Gambale (PSD), acompanhada de outras autoridades municipais, prestigiou o evento. Há 30 anos o […]

5 de outubro de 2021

Reportagem de: O Diário

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, inaugurou nesta segunda-feira (4) a reforma da Biblioteca Municipal José Andere, que reabre ao público oficialmente na Rua Sud Menucci, 200, na Vila Romanopolis. A prefeita Priscila Gambale (PSD), acompanhada de outras autoridades municipais, prestigiou o evento.

Há 30 anos o espaço não passava por uma reforma estrutural. Agora o equipamento oferece rampa de acesso, iluminação de LED, praça de leitura na área externa e modernização de todo o acervo. Também houve troca de telhado e pintura das áreas internas e externas.

“A biblioteca José Andere é um local histórico da nossa cidade, e é uma felicidade vê-lo revitalizado. Essa é uma ação muito importante, pois tem como objetivo devolver a oportunidade da população ter acesso aos livros, além de resgatar o incentivo à leitura”, destacou a chefe do Executivo.

Cabe destacar que o local também servirá de sede para a futura instalação da unidade da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), que tem como principal foco a expansão do ensino superior público, gratuito e de qualidade no Estado de São Paulo.

A secretária de Cultura, Rosemeire Crossi, falou da felicidade em estar à frente do projeto. “Agradeço a prefeita Priscila Gambale que não mediu esforços para cuidar e resgatar deste patrimônio que pertence ao povo ferrazense. Vamos dar apoio ao sistema educacional e oferecer entretenimento saudável por meio da imaginação e compreensão da leitura”, afirmou.

José Andere nasceu em 1895 e contribuiu para o desenvolvimento da educação, comércio, do transporte ferroviário e da iluminação pública ferrazense, ou seja, um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento do município. A biblioteca foi inaugurada em 27 de setembro de 1969, mas só recebeu o nome do seu patrono em 11 de março de 1988.

Também estiveram presentes no evento o vice-prefeito, Daniel Balke, os secretários Luciano Passoni, Nicolas David, José Batista, Adriane Alcantara, Cristina Duarte, Dom Souza, Álvaro Costa, Cláudio Squizato, Jackson dos Santos, Robson Xisto, Renato Gomes e Hodirlei Martins, de Administração, Serviços Urbanos, Esporte e Lazer, Educação, Fazenda, Comunicação, Transportes e Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Governo, Assistência Social, Segurança e Planejamento Urbanos. Representando a Câmara Legislativa, os vereadores Eliel Fox, Alexandro Silva e Ewerton Cardoso participaram da ocasião.

A Biblioteca José Andere atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e está localizada na Rua Sud Menucci, 200, na Vila Romanopolis.

Veja Também