Entrar
Perfil
DESPEDIDA

Arquiteta e ex-secretária de Mogi, Rita Pomares morre aos 58 anos

Velório será realizado na Igreja de São José, em Salesópolis, onde Rita nasceu

Eliane José
12/01/2023 às 10:52.
Atualizado em 12/01/2023 às 14:49

Rita Pomares atuou na Prefeitura de Mogi desde a gestão de Junji Abe, passando ainda pelos governos de Bertaiolli e Marcus Melo (Reprodução - Facebook)

A arquiteta e ex-secretária-adjunta de Obras de Mogi das Cruzes, Rita de Cássia Prado Pomares, morreu aos 58 anos, e será sepultada nesta quinta-feira (12) em Salesópolis, cidade onde nasceu. Nos últimos meses, ela tratava de um câncer.

Mãe do jornalista Arthur Pomares Gonçalves, Rita estudou e morou em Mogi das Cruzes, onde teceu amizades enquanto cursava as faculdades de Arquitetura e Engenharia de Segurança, na Braz Cubas e UMC e trabalhava na gestão pública.

Profissional que chegou à Prefeitura no governo do ex-prefeito Junji Abe, e permaneceu nas duas gestões seguintes, de Marco Bertaiolli e Marcus Melo, ela acompanhou a execução de diversos projetos. Entre eles, a ampliação da rede de creches e a revitalização da rua Professor Flaviano de Melo.

Ela atuou na gestão municipal durante 20 anos, de 2001 até 14 de janeiro de 2021, passando por cargos como diretora e encarregada de setor, além de secretária-adjunta.

Observou, de posição peculiar, o desenvolvimento recente do mobiliário urbano da cidade nas secretarias de Transportes, Obras e Planejamento, além de conselhos municipais. Após deixar a gestão mogiana, trabalhou na Secretaria de Obras de Arujá.

Uma marca, para quem a conhecia, era a capacidade de conquistar e fidelizar pessoas e amigos desde os tempos do Ensino Médio, na ETEC Presidente Vargas. 

Protagonista e defensora da construção e preservação da cultura mogiana, assegurou presença e incentivo ao circuito integrado por espaços públicos e alternativos de música, teatro e outras manifestações artísticas.

Como poucos, manteve cadeira cativa na plateia dos principais de shows de artistas mogianos e do circuito nacional em bares, festivais, teatros, estádios ou coletivos culturais iniciantes e celebrados. 

Abraçou causas sociais e pela vida com a participação em siglas como o grupo Raios de Sol (precursor do Instituto Terra Projetos Comunitários), e a Seresta Mais Será o Benedito?, um cordão solidário que percorre ruas do Mogilar na véspera do Natal. Integrou um grupo de mulheres dedicado a roteiros cumpridos em uma bicicleta.

Desde as primeiras horas de hoje, amigos lamentam a partida inesperada nas redes sociais. Muitos escreveram um "até breve".

A arquiteta Maria Lucia de Freitas fez um agradecimento público: "Há pessoas que cruzam nossas vidas e deixam sempre a impressão que o mundo pode ser melhor, que a alegria e a esperança são permanentes, que a bondade vence em qualquer situação, e que o amor pela família e ao próximo são filosofia de vida cotidiana. Rita Pomares foi uma dessas pessoas. Obrigada por nossos caminhos terem se cruzado por mais de 40 anos. Pela oportunidade de momentos de convívio sempre regado com otimismo, risadas e boas energias. Uma profissional calma, positiva e muito dedicada, querendo fazer o melhor para a cidade onde morou. Mãezona, defensora, protetora e ao mesmo tempo criando o filho para o mundo melhor no qual sempre acreditou. Obrigada pelo tempo que nos foi permitido. Vá em paz Rita!".

Com trecho de composição de Chico Buarque, "a Rita levou seu sorriso/No sorriso dela/Meu assunto...", a jornalista Ana Figueiredo registrou faces da convivência com a amiga: "apaixonada pela vida, pela música, pelos amigos, irmãs, pais e filho. Sinto muito essa sua partida. Fico triste, mas sei que você leva, talhada na alma, a marca de tudo o que lhe foi paixão. Siga, siga com a mesma luz que por aqui viveu".

O velório será realizado na Igreja de São José, no centro de Salesópolis. O sepultamento está marcado para 16 horas, no cemitério da mesma cidade. Rita deixa os pais, Ana e Antônio, as irmãs Rose e Regiane, o filho Arthur, e muitos amigos emudecidos.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por