Diário Logo

Notizia Logo

Após fim de semana de calor, frente fria chega a São Paulo nesta segunda

As chuvas que vêm atingindo o Norte do país deverão continuar nesta segunda (27), alerta o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). O estado de São Paulo e parte do Centro-Oeste e Nordeste também deverão enfrentar fortes chuvas. O Inmet emitiu um aviso de perigo para eventos que podem afetar todos os estados do Norte, em […]

27 de março de 2023

Reportagem de: O Diário

As chuvas que vêm atingindo o Norte do país deverão continuar nesta segunda (27), alerta o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). O estado de São Paulo e parte do Centro-Oeste e Nordeste também deverão enfrentar fortes chuvas.

O Inmet emitiu um aviso de perigo para eventos que podem afetar todos os estados do Norte, em especial o Pará e o Amazonas, além do Maranhão, Goiás e Mato-Grosso. Entre a noite de domingo e a manhã de segunda, são esperadas chuvas de 30 a 100 mm/dia, além de ventos intensos, podendo atingir 100 km/h, e até queda de granizo. Em outro aviso, o Inmet alertou para a frente fria que chegou em São Paulo, e também pode causar tempestades das mesmas magnitudes.

Preocupação em São Paulo

Depois de um final de semana com temperaturas elevadas, a previsão é de fortes chuvas em São Paulo a partir desta segunda (27), o que deve durar até a quarta-feira (29). A chuva deve ser frequente no litoral sul e no Vale da Ribeira.

Mas é na Baixada Santista e em São Sebastião (SP) onde as preocupações são maiores. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCT), nessas regiões há probabilidade alta de risco hidrológico e geológico. No domingo, o Cemaden divulgou boletim alertando para a possibilidade de deslizamentos.

Há pouco mais de um mês, São Sebastião sofreu com as fortes tempestades e deslizamentos de terra, o que resultou em 64 mortes. Como os eventos foram recentes, o solo da cidade ainda está castigado em muitas áreas, aumentando as chances de novas movimentações.

“É possível que em algumas localidades ocorram volumes superiores a 100mm em poucas horas, que, juntamente com a alta suscetibilidade desta região, seria suficiente para causar deslizamentos de terra esparso, além de quedas de barreiras às margens de rodovias”, alertou o Cemaden, que, por outro lado, afirmou que a previsão é de chuva abaixo da intensidade das tempestades de fevereiro.

Ajuda do governo federal ao Acre

Neste final de semana, os ministros Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) e Marina Silva (Meio Ambiente) visitaram as áreas mais afetadas pelas recentes chuvas no Amazonas e Acre. Em Rio Branco, pelo menos 5,5 mil pessoas tiveram que deixar suas casas até que os igarapés baixassem os seus níveis – nesta segunda, a maioria já retornou para casa, mas no domingo ainda eram 1.500 pessoas em abrigos do município.

“Muito importante essa abordagem do governo do presidente Lula de mandar os técnicos para ajudar as prefeituras e até mesmo o governo do estado a desenhar os projetos”, afirmou Marina em declaração à imprensa.

No sábado, o governo federal reconheceu a situação de emergência em Rio Branco, o que permite a transferência de recursos extraordinários para a cidade. A primeira medida anunciada foi de ações de assistência humanitária para Rio Branco, com a transferência de R$ 1,43 milhão. Esses valores serão, inicialmente, para a compra de cestas básicas, kit de higiene , kit limpeza e colchão.

De acordo com a Defesa Civil do estado, cerca de 32 mil moradores de 36 comunidades foram afetados pela forte chuva. Na sexta-feira, o número de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros na capital passava de 800. Março ainda é considerado período de chuva na região amazônica.

Veja Também