Entrar
Perfil
PERDA

Apoiador do Bunkyo de Mogi, Marcelo Hideshima morre aos 53 anos

Velório acontece da tarde desta quinta-feira (2) até as 8 horas de sexta (3), no Espaço Cultural Bunkyo, em São Paulo

O Diário
02/02/2023 às 15:21.
Atualizado em 03/02/2023 às 09:42

Marcelo Hiroyuki Hideshima, vice-presidente do Bunkyo, morreu nesta quarta-feira (1), aos 53 anos (Reprodução - Redes Sociais)

Atuante na comunidade nikkey, apoiador do Bunkyo de Mogi das Cruzes e patrocinador do Akimatsuri, Marcelo Hiroyuki Hideshima morreu nesta quarta-feira (1), aos 53 anos. Ele era diretor da Alfa Alimentos e doava o macarrão utilizado no preparo dos pratos da tradicional festa japonesa da cidade.

O corpo estará sendo velado da tarde de hoje (2) até as 8 horas de sexta-feira (3), no Espaço Cultural do Bunkyo (rua São Joaquim, 381, Liberdade). O sepultamento será amanhã (3), às 11 horas, no Cemitério Jardim Horto Florestal (rua Luiz Nunes, 111, Parque Ramos Freitas, São Paulo). A causa da morte não foi divulgada.

Marcelo tinha ligação com o Bunkyo de Mogi, que publicou nota de pesar nas redes sociais: "Nunca estamos preparados para uma notícia dessas. Nosso amigo Marcelo Hiroyuki Hideshima nos deixou em 1º de fevereiro de 2023. Neste momento de profunda dor, nossa tristeza precisa se transformar em forças para sua família, a esposa Daniela Hideshima e sua filha, Carol Hideshima. Marcelo também era vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social - Bunkyo e diretor da Alfa Alimentos. Deixamos aqui nossos profundos sentimentos às instituições, que perdem uma grande liderança e pessoa de incrível bondade. Sempre atuante na comunidade nikkey e apoiador do Bunkyo de Mogi das Cruzes, deixou muitas lições que vão servir de inspiração para todos nós. Deixa um enorme legado. Com apenas 53 anos, ainda tinha muitos sonhos, projetos e histórias para compartilhar conosco.Mais que um parceiro, um grande amigo. Marcelo, vá em paz".

Já a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Bunkyo, escreveu: "Imensa tristeza, muito triste, perda irreparável, chocados, foi assim os diretores verbalizaram diante da notícia do falecimento de Marcelo Hideshima veiculada nos grupos de WhatsApp do Bunkyo".

Na ultima terça-feira (31), Marcelo esteve reunido com membros da diretoria para tratar sobre as próximas eleições de entidade.

Reconhecido como o principal líder dos jovens que, nos últimos anos, protagonizaram a organização de importantes eventos na entidade, no ano passado, de 13 a 29 de novembro, Marcelo acompanhou o presidente Renato Ishikawa numa viagem ao Japão para contatos com a comunidade brasileira e autoridades brasileiras e japonesas.

Formado em Administração de Empresas na Universidade Presbiteriana Mackenzie, somente nos últimos 10 anos Hideshima passou a, efetivamente, aplicar seus conhecimentos acadêmicos ao assumir como diretor executivo da Industria Alimentícia Alfa.

Começou a frequentar a Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi (zona norte paulista) aos 10 anos de idade e, em setembro de 2022, ao ser homenageado no 60º aniversário da União Cultural e Esportiva São Paulo Norte, expressou seu sentimento de gratidão às 13 entidades filiadas, local em que iniciou a promoção, com outros jovens, dos eventos conhecidos como Interkaikans.

Desde 1999, atuou como vice-presidente em várias gestões na Sociedade Beneficente Casa da Esperança Kibô no Iê. Nesse mesmo ano assumiu cargo na diretoria do Bunkyo, ocupando a vice-presidência pela primeira vez em 2005.

Em 2005 foi convidado pelo Governo do Japão (Ministério dos Negócios Estrangeiros) para participar do Programa de Jovens Líderes Nikkeis da América Latina e Caribe, sendo recebido em audiência oficial pelo Príncipe Akishinomiya e Princesa Kiko.

De 2005 a 2006 foi coordenador de Ação e Desenvolvimento Social, responsável pela área de Esporte, Cultura, Lazer, Habitação e Assistência Social na Subprefeitura Jabaquara do Município de São Paulo. De 2007 a 2013 atuou como chefe de gabinete de São Paulo do Deputado Federal Walter Ihoshi.

Foi eleito presidente na gestão 2017/2018 da Associação Brasileira de Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshusei. No ano seguinte, foi bolsista no Japão no Programa de Líderes de Negócios pela JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão).

No Bunkyo, sempre uma referência obrigatória dos jovens, Hideshima se esforçou para trazer novos jovens valores para a entidade e qualificar a atuação deles estimulando-os a assumir responsabilidades junto a diferentes eventos e/ou missões. Sua estratégica gerou importantes frutos para renovar e dinamizar a atual trajetória do Bunkyo.

No Bunkyo, Marcelo  idealizou em 1997 a formação da Comissão de Jovens; em 1996 promoveu o Encontro Nacional de Jovens Líderes – a REVI; em 2005 realizou a primeira edição do “Bunka Matsuri – Festa da Cultura Japonesa”, em 2007 o FIB – Fórum de Integração Bunkyo, em 2017 foi responsável pela organização do Comitê Jovem (congregando várias comissões formadas por jovens) e, em 2019, o Projeto Network em parceria com o Consulado Geral do Japão em São Paulo.
 

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por