Entrar
Perfil
EM DEFESA DOS IDOSOS

Alto Tietê: maioria das cidades não amplia a gratuidade no transporte para pessoas a partir dos 60

No transporte coletivo de passageiros administrado pelo Estado de São Paulo o benefício foi ampliado; em Mogi e outras cidades mudança é reivindicada há anos, mas ainda não houve avanços.

Carla Olivo
28/01/2023 às 07:09.
Atualizado em 28/01/2023 às 13:09

(Crédito: Mariana Acioli)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
EM DEFESA DOS IDOSOS

Alto Tietê: maioria das cidades não amplia a gratuidade no transporte para pessoas a partir dos 60

No transporte coletivo de passageiros administrado pelo Estado de São Paulo o benefício foi ampliado; em Mogi e outras cidades mudança é reivindicada há anos, mas ainda não houve avanços.

Carla Olivo
28/01/2023 às 07:09.
Atualizado em 28/01/2023 às 13:09

(Crédito: Mariana Acioli)

Enquanto a gratuidade no transporte intermunicipal foi ampliada a pessoas entre 60 e 65 anos no transporte coletivo de passageiros administrado pelo Estado de São Paulo, em Mogi das Cruzes e na maioria das cidades do Alto Tietê, a passagem gratuita atende apenas aos idosos com idade acima de 65 anos nas linhas do transporte municipal, conforme prevê o artigo 39 do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 1 de outubro de 2003).

Na região, as exceções são Arujá e Suzano, que já estendem esta gratuidade a pessoas a partir de 60 anos, Itaquá, onde o benefício é garantido apenas às mulheres, e Santa Isabel, que o concede a idosos carentes, entre 60 e 64 anos, após análise de renda per capita - que deve ser de até um salário mínimo. Porém, neste município, está em processo de formulação e adequação a nova lei para ampliar o benefício a toda a população idosa. Ferraz estuda estender a passagem gratuita a partir de 60 anos. (Leia mais abaixo:).

Segundo a presidente do Conselho Municipal do Idoso de Mogi das Cruzes, Juraci Fernandes de Almeida, a ampliação do benefício para pessoas a partir de 60 anos na cidade vem sendo reivindicada há anos, mas ainda não houve avanços. 

Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Mogi das Cruzes, Juraci Fernandes de Almeida (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

“Temos apenas o que o Estatuto do Idoso já prevê, que é a gratuidade a partir de 65 anos. Seria muito interessante que o benefício intermunicipal, que inclui as pessoas entre 60 e 64 anos também fosse estendido para o municipal, mas isso sempre esbarrou na questão da verba. Só que Mogi sempre teve arrecadação muito maior do que Suzano, onde este benefício já foi implantado”, compara a presidente do Conselho. 

Juraci também conta que, recentemente, a Pássaro Marron que faz viagens intermunicipais e segundo ela ainda não atendia a legislação da gratuidade no transporte intermunicipal, também passou a garantir o benefício à população idosa. 

“É muito importante que esta população seja atendida gratuitamente no transporte porque, quando as pessoas chegam nesta faixa etária, principalmente aquelas mais carentes e com baixa renda, o transporte gratuito faz toda a diferença, já que geralmente moram em bairros mais afastados e os serviços se concentram mais na região central da cidade. Então, elas enfrentam a dificuldade de acesso porque não têm dinheiro para pagar o transporte, mesmo aos serviços de saúde, apesar das unidades básicas de saúde e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento)”, considera Juraci.

Ela acredita que a ampliação da gratuidade no transporte aos idosos a partir de 60 anos, garantida pelo Governo do Estado, vai reforçar o movimento para que o benefício seja estendido às linhas municipais de Mogi. “É o que todos esperamos, porque faltam políticas públicas voltadas à população idosa em Mogi. Aliás, a gratuidade no transporte deveria ser para todos, não apenas para o idoso, porque gera muitas limitações no trabalho, saúde, educação e lazer, principalmente àqueles que moram distantes e comprometem parte significativa da renda com o transporte”, defende.

A presidente do Conselho justifica que, como os pagamentos de aposentadorias são baixos, muitos precisam continuar trabalhando e pagam transporte para se locomover. “Já é difícil conseguir trabalho e quando se consegue raramente o salário é acima do mínimo. Este projeto de gratuidade para todos já está em andamento em São Paulo e como as empresas têm que pagar, obrigatoriamente, uma parcela do transporte para o funcionário, ajudariam as prefeituras neste subsídio. Há um estudo neste sentido”, adianta.

Outro problema relacionado ao transporte municipal, segundo Juraci, está relacionado à falta de adequação dos ônibus para receber os passageiros da terceira idade. “Os ônibus não estão preparados. Os degraus são muito altos, as pessoas acabam caindo quando saem de casa e precisam fazer viagem em um coletivo, então sentem-se inseguras”, conclui.

 Suzano, Arujá, Santa Isabel e Itaquá já ampliaram benefício

No Alto Tietê, as prefeituras de Suzano, Arujá, Santa Isabel  e Itaquaquecetuba já estenderam a gratuidade no transporte municipal a pessoas a partir de 60 anos, sendo que em Itaquá a medida vale apenas para as mulheres. Ferraz de Vasconcelos estuda a mudança para a faixa de 60 anos, mas por enquanto o benefício atende o público acima de 65 anos.

Em Suzano, a ampliação existe desde 2006 e hoje pelo menos 112 mil idosos são transportados mensalmente nos ônibus e vans, sendo que a população entre 60 e 65 é estimada em mais de 15 mil pessoas.

O mesmo acontece em Arujá, onde o benefício também é concedido aos cidadãos com idade igual a 60 e menor que 65 anos, garantindo a gratuidade no pagamento da tarifa do Sistema de Ônibus Municipal da cidade. Ao completar 65 anos, é necessário solicitar um novo Cartão BOM Sênior, que permite a utilização no transporte intermunicipal da Região Metropolitana de São Paulo e transporte municipal de Arujá.
Já a Prefeitura de Santa Isabel destaca que já atende aos idosos carentes, com idades acima de 60 anos. “Hoje, estamos em processo de formulação e adequação da nova lei para a ampliar o benefício a toda a população idosa. Atualmente, a avaliação para o benefício do transporte do idoso de 60 a 64 anos de idade é realizada pela análise da renda per capita - que deve ser de até um salário mínimo - além da apresentação do comprovante de endereço, RG e CPF”, explica.

Em Itaquaquecetuba, a gratuidade para idosos no transporte municipal já existe para mulheres a partir de 60 anos e homens a partir de 65. A cidade conta com 19 mil idosos.

Em Mogi, a Prefeitura diz que não há previsão de alteração na gratuidade no transporte coletivo, que oferece o benefício a 12.459 idosos acima de 65 anos com cartões ativos. Informações sobre o procedimento para obtenção do cartão de gratuidade estão detalhados no link: www.mogidascruzes.sp.gov.br/servico/transporte-e-transito/cartao-de-transporte-coletivo-para-idosos-cartao-conforto

A Prefeitura de Guararema também informa que, no momento, não será realizada a alteração no público idoso que possui isenção no transporte público municipal. “Idosos com idade a partir dos 65 anos podem solicitar a gratuidade no serviço, basta comparecer na prefeitura e solicitar o Cartão Conforto, que dá direito aos moradores do município desta idade a possibilidade de passar a catraca e escolher o assento desejado. Caso não tenha o cartão em questão, basta apresentar um documento comprovando a idade e ficar na parte da frente do coletivo, sem passar a catraca”, orienta.

A Prefeitura de Biritiba Mirim não possui transporte municipal. A reportagem entrou em contato com as prefeituras de Poá e Salesópolis, mas não obteve retorno. 

 Mudança começa a valer no próximo dia 1º de fevereiro

A partir do próximo dia 1º de fevereiro entra em vigor o decreto que regulamenta a Lei nº 17.611, concedendo gratuidade às pessoas entre 60 e 65 anos no transporte coletivo de passageiros administrados pelo Estado de São Paulo. O documento foi publicado no último dia 21 de janeiro pelo governador Tarcísio de Freitas.

No Alto Tietê, a frota intermunicipal operada pelo Consórcio Unileste e gerenciada pela EMTU é de 260 veículos. São 86 mil passageiros/dia atendidos em 2.139 viagens diárias. As linhas que operam na região registram diariamente cerca de 13,5 mil passagens gratuitas, incluindo o benefício para maiores de 65 anos e pessoas com deficiência. A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos prevê 79 milhões de viagens por ano de passageiros entre 60 e 65 anos, somando trilhos e ônibus intermunicipais da EMTU.
O público desta faixa etária poderá usufruir do benefício no metrô, nos trens, no VLT e nos ônibus intermunicipais, por meio de bilhete eletrônico de uso pessoal e intransferível. Os interessados deverão realizar cadastro prévio nos postos e canais autorizados, com prazo de até 15 dias para implementação do benefício.

No sistema metroferroviário, o benefício pode ser habilitado no Cartão TOP ou Bilhete Único, nos postos autorizados. Além dos trens e do metrô, o cartão TOP Sênior poderá ser usado nos ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo. Já no VLT da Baixada Santista e nos demais serviços gerenciados pela EMTU nas regiões metropolitanas de Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte e Sorocaba, o benefício deverá ser operacionalizado por cartões de bilhetagem eletrônica emitidos pelas concessionárias e/ou permissionárias de cada região.

O impacto orçamentário estimado da nova lei é de R$ 360 milhões, mas os custos reais dependerão da demanda de passageiros no sistema.
Quem já possui cartão TOP precisará encostá-lo em um validador nas estações do Metrô, CPTM, ViaQuatro, ViaMobilidade e terminais e ônibus intermunicipais da EMTU para habilitar o benefício. Para quem ainda não tem, após a solicitação e chegada do cartão, basta encostar no validador para liberar a gratuidade. A solicitação do cartão é feita no Aplicativo TOP ou por agendamento em um dos parceiros no link https://vico158.gendo.app/#/.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por