Diário Logo

Notizia Logo

Alta de Covid leva entidades a recomendarem uso da máscara no comércio

A alta dos casos de Covid-19 levou as duas principais entidades ligadas ao comércio de Mogi das Cruzes a orientarem o uso de máscara e do álcool em gel, além do distanciamento em locais fechados e a atualização do reforço da vacina, ações preconizada para controlar a doença e a contaminação. A algumas semanas do […]

17 de novembro de 2022

Reportagem de: O Diário

A alta dos casos de Covid-19 levou as duas principais entidades ligadas ao comércio de Mogi das Cruzes a orientarem o uso de máscara e do álcool em gel, além do distanciamento em locais fechados e a atualização do reforço da vacina, ações preconizada para controlar a doença e a contaminação.

A algumas semanas do periodo de maior movimentação nos polos comerciais – as festas de Natal e final do ano -, as duas entidades divulgaram as recomendações a lojistas e ao público consumidor. São medidas preventivas para inibir o que seria um duro retrocesso para o setor, ou seja, a adoção de medidas restritivas.

Apesar do aumento dos casos confirmados da Covid-19, ainda não há medidas expressas determinadas por esferas governamentais, tais como as medidas de higiene e o reforço da vacinação. 

As entidades mogianas – Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes (Sincomércio) e Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) – demonstram preocupação com o avanço da curva ascendente dos registros, justamente quando o setor confirma melhoria nos índices de vendas e das contratações de trabalhadores, e faz projeção positivas para os negócios.

Entre as recomendações estão a realização de testes nos colaboradores com sintomas que podem indicar a presença do coronavírus, além dos cuidados como o uso da máscara em ambientes fechados – algo que, aos poucos, já se começa a observar em lojas, padarias e mercados; porém, com a adesão de um número ainda pequeno de pessoas.

As orientações ocorrem porque o comércio se prepara para receber mais consumidores com a liberação das primeiras parcelas do pagamento do 13º salário e da Black Friday.

A  ACMC “orienta que os comerciantes e consumidores retomem a utilização de máscaras, álcool em gel e distanciamento social em locais fechados, aliado à atualização da caderneta de vacinação, ação que colaborou para o controle da doença”.

Em resposta sobre o assunto, a entidade destacou que “a medida é importante para reduzir o risco de contaminação, especialmente, neste momento de fim de ano, quando as vendas no comércio registram aumento principalmente por causa do Natal. É importante ressaltar que a adoção dos cuidados sanitários são fundamentais para evitar que as medidas restritivas retornem”.

Questionado, a regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) no Alto Tietê informou que ainda não há nenhuma recomendação ao setor, em função das notícias sobre o aumento dos casos da Covid.

Veja Também