Diário Logo

Notizia Logo

Acordo é cumprido e Otto Flores vai presidir a Câmara em 2021

Prevaleceu o acordo firmado nos útlimos dias e com 22 votos a um, o médico Otto Rezende Flores (PSDB) foi eleito presidente da Câmara Municipal para o exercício de 2021. O único voto contrário foi o da professora Inês Paz (PSOL) que lançou o próprio nome para o cargo, e não obteve nenhum apoio. Na […]

1 de janeiro de 2021

Reportagem de: O Diário

Prevaleceu o acordo firmado nos útlimos dias e com 22 votos a um, o médico Otto Rezende Flores (PSDB) foi eleito presidente da Câmara Municipal para o exercício de 2021. O único voto contrário foi o da professora Inês Paz (PSOL) que lançou o próprio nome para o cargo, e não obteve nenhum apoio.

Na sequência da composição da mesa diretiva do legislativo mogiano foi cumprido o pacto feito entre os novos e os veteranos vereadores empossados na tarde de hoje (1), na Câmara Municipal.

Na primeira secretaria estará Maurino José da Silva, o Policial Maurino (Pode), na segunda secretaria, o vereador Marcelo Porfírio, o Marcelo Brás do Sacolão (PSDB) – ambos, eleitos pela primeira vez. Os dois vice-presidentes serão Iduigues Ferreira Martins (PT) e Fernanda Moreno. (PMDB). Moreno, aliás, conduziu a votação de hoje (1).

Futuro

Uma mudança acordada entre os vereadores, a ser conferida no futuro, será a eleição de uma mulher na presidência da casa até o final do atual mandato, em 2024.

Inês Paz destacou que apesar de Fernanda Moreno estar entre os cinco nomes da mesa diretiva, isso não é status de mudança e de conquista da bancada feminina. Ela também justificou o lançamento do próprio, como uma maneira de representar a mulher, os negros e a comunidade LGBTQI+. 

Em dois momentos, ainda, ela questionou a falta de respostas para o desaparecimento da jovem transexual, Nathaly Lily, de 23 anos, desde dezembro. A família da jovem acredita que ela tenha sido morta, após um programa.

Covid e o futuro

Já eleito, Otto Flores falou sobre o amadurecimento da Câmara na definição dos novos nomes para a condução dos trabalhos legislativos – nos últimos dias, nos bastidores, houve uma tentativa de se desfazer o acordo que foi mantido e ganhou uma promessa para o futuro. A principio, o mandato de presidente seria para o biênio 2021-2022, o que deverá ser redefinido..

O presidente da casa é médico, e enfrentou a Covid-19. Ele previu um ano de luta e de dificuldades na área da saúde, afirmando que os infectados pela doença tiveram “medo de morrer”. Disse ainda que os vereadores, que possuem convênio médico, devem atuar para melhorar as condições de tratamento que a cidade oferece à população que, ao contrário deles, depende da rede pública de saúde.

 

 

 

Veja Também