Entrar
Perfil
BOA NOTÍCIA

Menor bebê prematuro nascido na Santa Casa de Suzano recebe alta

Criança veio ao mundo com 26 semanas de gestação e pesando 580 gramas; autorização para ir para casa ocorreu quatro meses após acompanhamento na UTI Neonatal

O Diário
20/02/2023 às 15:54.
Atualizado em 20/02/2023 às 17:35

Criança nasceu com apenas 580 gramas e 26 semanas de gestação (Foto: divulgação / Glaucia Paulino / Secop Suzano)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
BOA NOTÍCIA

Menor bebê prematuro nascido na Santa Casa de Suzano recebe alta

Criança veio ao mundo com 26 semanas de gestação e pesando 580 gramas; autorização para ir para casa ocorreu quatro meses após acompanhamento na UTI Neonatal

O Diário
20/02/2023 às 15:54.
Atualizado em 20/02/2023 às 17:35

Criança nasceu com apenas 580 gramas e 26 semanas de gestação (Foto: divulgação / Glaucia Paulino / Secop Suzano)

A semana passada foi marcada por uma boa notícia em Suzano: a alta de Milena, a menor criança nascida na Santa Casa de Misericórdia de Suzano, que veio ao mundo com apenas 580 gramas e 26 semanas de gestação, o equivalente a um semestre de gravidez.

Segundo divulgado pela Prefeitura de Suzano, após quatro meses de acompanhamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, ela teve autorização para ir para casa na última segunda-feira (13) e pode desfrutar da companhia e cuidados da família. A liberação da pequena, que vai ficar na história suzanense, contou com a presença do secretário de Saúde, Pedro Ishi, e do vereador e vice-presidente do Legislativo da cidade, Marco Antônio dos Santos, o Maizena, além dos profissionais da UTI Neonatal envolvidos no processo.

A liberação da pequena vai ficar na história suzanense (Foto: divulgação / Glaucia Paulino / Secop Suzano)

A Câmara de Vereadores homenageou os profissionais durante sessão nesta quarta-feira (15), por meio de uma Moção de Aplausos. A honraria foi uma indicação de Maizena, com objetivo de valorizar toda a equipe responsável pela dedicação diária para salvar vidas, independentemente da circunstância. Na ocasião, Ishi também foi homenageado pela atuação frente à Secretaria de Saúde.

Segundo o chefe da pasta, iniciativas como esta são motivadoras para que os serviços oferecidos à população tenham cada vez mais empenho, qualidade e motivação por parte dos profissionais de saúde. “Agradeço a todos os vereadores pelo prestígio e por essa bonita cerimônia realizada nesta noite, na pessoa do presidente da Casa de Leis: Joaquim Rosa. O nascimento e bem-estar da menor bebê prematura é mais um indicativo do quanto este trabalho humanizado é importante e salva vidas”, afirmou o secretário.

Ishi reforçou o reconhecimento por parte do Legislativo municipal e enalteceu todos que estiveram envolvidos nesta conquista. “Reforço meus parabéns em nome do interventor da Santa Casa, Sadao Sakai, da diretora Polly Souza e da diretora da RUE (Rede de Urgência e Emergência), Cíntia Steffens Watanabe. Por fim, agradeço a minha família que esteve comigo, minha esposa Déborah Raffoul, e meus filhos Mateus e Rafinha, meu porto-seguro”, emendou.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi também ressaltou o trabalho efetuado pela equipe no cuidado com a bebê. “Quando recebi a notícia de que a Milena estava indo para casa, não pude conter a alegria tamanha a minha satisfação. Digo isso porque ela, com a ajuda e competência dos profissionais, lutou bravamente, se fortaleceu, e pôde ir para casa e ficar ao lado da família. Quero apontar o trabalho feito por médicos, enfermeiros e demais profissionais envolvidos; vocês são verdadeiros heróis, assim como a pequena Milena, e são merecedores de todas as homenagens”, afirmou Ashiuchi.

Além do corpo clínico da Santa Casa, o prefeito rendeu elogios ao secretário de Saúde e ao interventor da unidade. “Tenho que destacar o trabalho feito pelo Pedro e pelo Sadao à frente da Santa Casa. Ouvimos muitos casos de crianças que nasceram com sete meses de gestação e conseguirem se recuperar após passar o período necessário na UTI, mas não existem muitos casos de bebês nascidos com seis meses e nesse sentido a Santa Casa executou um trabalho excepcional, parabéns ao dois”, definiu o chefe do Poder Executivo municipal. 

O espaço da UTI Neonatal da Santa Casa é reservado para o tratamento de crianças prematuras e que apresentam alguma complicação ao nascer e, posteriormente, necessitem de cuidados de terapia intensiva. O trabalho de uma equipe multidisciplinar possibilita, além da assistência médica, a disponibilização de serviços essenciais para a população suzanense com qualidade e respeito, de forma inclusiva e igualitária.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por