Entrar
Perfil
Podcast Plugado

Valéria Custódio, cantora de Mogi das Cruzes, é uma artista completa

Ela é uma das primeiras mulheres negras a ter sido contemplada num edital público da região Alto Tietê

O Diário
24/11/2022 às 15:45.
Atualizado em 24/11/2022 às 18:53

Cantora, artista, produtora cultural, apresentadora. Valéria Custódio é tudo isso. E mais: é entusiasta do fazer artístico, inquieta. Em 2018, lançou o disco ‘Púrpura’, pelo Estúdio Municipal de Áudio e Música (Emam) de Mogi das Cruzes. No ano seguinte, levou o trabalho a palcos de diferentes estados. Não satisfeita, no início de 2020 se inscreveu e foi selecionada pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), que a levou em turnê digital durante a pandemia; fez um “faixa a faixa” com depoimentos sobre cada canção; lançou um mini-documentário. E ainda foi contemplada pelo Prêmio Funarte Respirarte, com abrangência nacional. E não parou aí. Acaba de lançar, em 2022, o álbum 'Miragem', com direito a show no Sesc Mogi, no último dia 10 de novembro.

Aos 27 anos, Valéria coleciona mais de uma década de experiências na área. Apaixonada por música desde a infância, começou a tocar violão aos 15. Aos 20 estreou como cantora, tornando-se a primeira artista da família. Em pouco tempo o hobby virou trabalho, coisa séria, profissional. 

A artista, uma das primeiras mulheres negras a ter sido contemplada num edital público da região Alto Tietê, não quer ser “única”. Ela diz que há outras pessoas de pele preta com “capacidade de execução artística” que precisam ser vistas, e para tanto precisam continuar resistindo. 

Parte desse sentimento está exposto em um dos singles de Valéria, ‘Flores Pretas’, escrito e cantado em parceria com Thiago Costa, com quem dividiu o reconhecimento no 6º Festival da Canção de Mogi das Cruzes, competição que avaliou composições de todo o país.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por