Entrar
Perfil
Ao Vivo

Cineasta de Serráqueos está no Podcast Plugado. Assista!

Documentário destaca as riquezas e belezas da Serra do Itapeti, em Mogi das Cruzes

O Diário
14/07/2022 às 15:21.
Atualizado em 14/07/2022 às 17:04

Cineasta premiado, Rodrigo Campos é o convidado de hoje do Podcast Plugado. O mogiano, que dirigiu o longa "Serráqueos", falará dos trabalhos no cinema, do incentivo à cultura, e do curta-metragem "Nunca Estarei Lá", recém lançado em Mogi e em São Paulo.

Sobre "Serráqueos", a Serra do Itapeti, reconhecida como patrimônio ambiental, arqueológico, paisagístico e cultural que liga Mogi, Guararema e Suzano, é o fio condutor do documentário, primeira produção cinematográfica financiada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Mogi.

O trabalho retrata as riquezas dos 5,3 mil hectares de extensão da reserva ambeintal, a exuberância da fauna, flora e mananciais, e a necessidade de incentivar o sentimento de pertencimento das novas gerações.

A obra mostra o futuro da Serra do Itapeti e seu impacto na vida dos moradores, que utilizam seus recursos de forma sustentável, preservando as culturas locais, como o moçambique e festas religiosas, além das espécies endêmicas ameaçadas de extinção, como o sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) e o bicudinho-do-brejo (Formicivora paludicola).

Serráqueos traz a história de moradores que encontraram na serra refúgio para se reconectarem à natureza, de gerações de famílias que lutam para preservar suas características e, também, de personagens como Dona Albertina e Paulinho do Alambique, falecidos durante a produção do documentário.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conoscoConteúdo de marcaConteúdo de marca
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por