Documentário destaca as riquezas e belezas da Serra do Itapeti, em Mogi das Cruzes
Cineasta premiado, Rodrigo Campos é o convidado de hoje do Podcast Plugado. O mogiano, que dirigiu o longa "Serráqueos", falará dos trabalhos no cinema, do incentivo à cultura, e do curta-metragem "Nunca Estarei Lá", recém lançado em Mogi e em São Paulo.
Sobre "Serráqueos", a Serra do Itapeti, reconhecida como patrimônio ambiental, arqueológico, paisagístico e cultural que liga Mogi, Guararema e Suzano, é o fio condutor do documentário, primeira produção cinematográfica financiada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Mogi.
O trabalho retrata as riquezas dos 5,3 mil hectares de extensão da reserva ambeintal, a exuberância da fauna, flora e mananciais, e a necessidade de incentivar o sentimento de pertencimento das novas gerações.
A obra mostra o futuro da Serra do Itapeti e seu impacto na vida dos moradores, que utilizam seus recursos de forma sustentável, preservando as culturas locais, como o moçambique e festas religiosas, além das espécies endêmicas ameaçadas de extinção, como o sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) e o bicudinho-do-brejo (Formicivora paludicola).
Serráqueos traz a história de moradores que encontraram na serra refúgio para se reconectarem à natureza, de gerações de famílias que lutam para preservar suas características e, também, de personagens como Dona Albertina e Paulinho do Alambique, falecidos durante a produção do documentário.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .