Entrar
Perfil
MÚSICA TRANSFORMA

Projeto musical impacta vida de crianças e adolescentes em Mogi

A banda do Instituto Anna de Moura já alcançou ao menos 100 jovens em situação de vulnerabilidade

Mariana Acioli
05/06/2023 às 07:19.
Atualizado em 05/06/2023 às 07:20

ECLÉTICA - Repertório da Banda do Instituto Anna de Moura abrange uma ampla gama de estilos musicais, desde os clássicos da música erudita até sucessos contemporâneos (Imagem: Divulgação)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
MÚSICA TRANSFORMA

Projeto musical impacta vida de crianças e adolescentes em Mogi

A banda do Instituto Anna de Moura já alcançou ao menos 100 jovens em situação de vulnerabilidade

Mariana Acioli
05/06/2023 às 07:19.
Atualizado em 05/06/2023 às 07:20

ECLÉTICA - Repertório da Banda do Instituto Anna de Moura abrange uma ampla gama de estilos musicais, desde os clássicos da música erudita até sucessos contemporâneos (Imagem: Divulgação)

Desde a sua criação, em 2017, a Banda do Instituto Anna de Moura vem impactando a vida de crianças e adolescentes em Mogi das Cruzes. Ao menos 100 adolescentes e jovens, com idades entre 10 e 17 anos, da região dos bairros Jardim Aeroporto III, Jardim Layr, Jardim Esperança e redondezas, experimentaram o poder da música e da arte, fenômeno que o próprio presidente do instituto, Elias Tomé da Silva Pires, fez questão de reforçar em entrevista a O Diário como objetivo alcançado: mudar vidas.

O grupo inicialmente era formado com a união de instrumentos da família dos metais (como a tuba e o trombone), mas ao longo dos anos, com ajuda do sucesso do projeto, evoluiu para se tornar uma Brass Band, com a adição de contrabaixo, teclado e violão.

Atualmente, a banda conta com um acervo de 36 instrumentos musicais e 47 alunos dedicados, que se reúnem semanalmente para aulas e ensaios sob o comando dos professores Gustavo de Oliveira e Edmilton Tolosa. Além das aulas, os ensaios gerais também fazem parte da programação e o responsável por liderar os alunos é o maestro Lucas Hein.

Segundo o presidente do instituto, para que todos os adolescentes e crianças possam desenvolver suas habilidades e contribuir para o conjunto musical, foram estabelecidas quatro turmas para cumprir as atividades durante a semana.
“Em uma conversa informal dentro da diretoria, houve um entusiasmo na criação de uma banda, em 2014, mas o projeto só aconteceu mesmo anos depois. Foi em 2017 que começamos a comprar os instrumentos, muito animados, e também conseguimos o nosso maestro, ex-aluno da instituição”, relembrou Pires, sobre o início da banda, que teve e continua contando com a participação de figuras importantes para essa formação.

Após muitos ensaios, alunos que entravam e saíam da banda, fizeram, finalmente, a primeira apresentação, no Mogi Shopping, em 2019, com uma performance especial para o Natal daquele ano. “Foi um sucesso!”, enfatizou o presidente.

FOCO - Banda do Instituto Anna de Moura une adolescentes e jovens apaixonados pela música (Imagem: Divulgação)

O Instituto Anna de Moura, conhecido por seu compromisso com a educação e o desenvolvimento social, mantém benefícios permanentes a inúmeras famílias em situação de vulnerabilidade e tem feito um trabalho de destaque com a utilização da música como caminho de atrair jovens para a cultura. A banda é mais um exemplo do sucesso desses esforços, reunindo crianças e adolescentes apaixonados pela música e possibilitando que eles se expressem artisticamente.

“A gente se sente agraciado quando vê as reações dos pais com os filhos tocando. Essa transformação no dia a dia, caráter e âmbito social é fortemente exercida pela música. E essa é de fato a nossa finalidade. Dar a mão a esses meninos para que a vida deles sejam impactadas”, compartilha Pires.

O repertório da Banda do Instituto Anna de Moura abrange uma ampla gama de estilos musicais, desde clássicos da música erudita até sucessos contemporâneos. Essa diversidade musical permite que os alunos ampliem seus horizontes e desenvolvam suas habilidades interpretativas.

O sucesso do projeto para os alunos foi tamanho que despertou o sonho pela atuação musical, o que já tem sido concretizado pela aluna Júlia, de 17 anos. 

“A Júlia, junto com mais duas alunas da banda, realizou no começo desse ano um processo seletivo para ingressar no curso livre da Emesp (Escola de Música do Estado de São Paulo), em preparação para o vestibular de música. Esse curso tem como foco o conhecimento teórico musical histórico, todo embasamento teórico da música, para realizar o processo seletivo das universidades. O processo seletivo foi através de videoentrevista, onde os alunos tiveram que mostrar seu conhecimento musical, bagagem a experiência”, relatou o maestro Hein. 

"Essa transformação no dia a dia, caráter e âmbito social é fortemente exercida pela música" (Imagem: Divulgação)

Segundo ele, dos três que testaram para o processo, duas foram aprovadas, no entanto, uma das estudantes não conseguiu adequar a rotina ao novo estudo, permanecendo a aluna Júlia na lista das que estão estudando música e passaram na seleção pelo instituto.

“Ela toca tuba e vem demonstrando, junto com mais alguns alunos, um grande interesse em estudar mais ou se aprofundar nesta área musical”, pontuou o profissional.

“Para nós, como professores, é uma grande alegria ver uma aluna da banda fazendo um curso em um lugar de referência nacional, a EmespTom Jobim. É um dos sinais de que ela seguirá tendo uma carreira brilhante e de muito sucesso”, completa o maestro.

 Sobre o Instituto Anna de Moura

No dia 6 de janeiro de 1940, aconteceu a primeira reunião da diretoria administrativa do Instituto Anna de Moura. Neste mesmo ano, foram adquiridos vários terrenos na rua Senador Dantas, proporcionando o lançamento da pedra fundamental da entidade.

O Instituto Anna de Moura é uma instituição educacional e cultural com sede em Mogi das Cruzes e comprometida com o desenvolvimento social e intelectual de crianças e jovens. Promover espaços que favoreçam a convivência e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, desenvolvendo a participação social e a cidadania de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em suas comunidades, são considerados alguns dos pilares da entidade.

Além disso, valores importantes são destaque na atuação da organização, que tem como objetivo tornar acessível para crianças e adolescentes vários projetos educacionais e de desenvolvimento social, com benefícios permanentes a inúmeras famílias em situação de vulnerabilidade. Para isso, tem como missão, atuar com amor, dedicação e conhecimento técnico para alcançar estes objetivos.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por