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EM ITAQUÁ

Projeto com foco em práticas pedagógicas na natureza vence Prêmio Educador em Ação

Trabalho da professora Adriana Martins Dias Sousa ficou em primeiro lugar na disputa, que teve o resultado divulgado na noite desta quinta-feira (19)

Carla Olivo
20/10/2023 às 13:15.
Atualizado em 20/10/2023 às 13:33

Adriana Sousa (com cheque simbólico), Renato Cocenza, diretor de Operações da TV Diário, o prefeito Eduardo Boigues, a secretária de Educação de Itaquá, Maria Cristina Perpétuo, e demais organizadores, no evento de premiação (Divulgação - Talita Mota)

O projeto "Naturalmente criança: Pedagogia da natureza", da professora Adriana Martins Dias Sousa, 48 anos, da rede municipal de ensino de Itaquaquecetuba, é o vencedor do Prêmio Educador em Ação, realizado pela TV Diário em parceria com a Comunidade Educadora Cedac e apoio da Prefeitura de Itaquá. A divulgação do resultado aconteceu na noite desta quinta-feira (19), em evento na cidade.

Adriana receberá R$ 5 mil pela conquista do primeiro lugar na disputa e ganhou na cerimônia o troféu da premiação, uma escultura produzida pelo artista mogiano Rodrigo Bittencourt. O segundo colocado foi o projeto "Transformando Estudantes em Autores", da professora Icelida Alves Pereira, que ficará com R$ 3 mil; e o terceiro é "Protagonismo em Cena: Performances Corporais", da professora Silmara Lopes, que ganhará R$ 2 mil. Todos os educadores que participaram da iniciativa também foram homenageados no evento com uma escultura.

Segundo Adriana, o prêmio tem um valor significativo para incentivo de sua carreira, que chega aos 25 anos no magistério. "É o reconhecimento da minha formação, da vida acadêmica e profissional, de tudo que eu aprendo  durante todo este trajeto de ser educadora e professora. Veio para fortalecer com uma ideia muito potente de valorização. Eu me sinto privilegiada de estar sendo uma das primeiras a participar desse prêmio, numa parceira tão bacana nos acolhendo e valorizando todo o trabalho feito por mim e por todas as professoras. Este incentivo e reconhecimento são muito importantes para os profissionais da educação", avalia.

O trabalho vencedor foi desenvolvido por Adriana em 2022, com alunos do 1º ano da Emeb Engenheiro Chiozo Kitakawa, da rede municipal de Itaquaquecetuba. Eles criaram uma horta pedagócia desde o plantio até a colheita, sendo que parte da produção foi oferecida aos estudates e outra aos familiares. O objetivo da proposta é desenvolver atividades e ações que favoreçam o contato com o meio ambiente para que os alunos possam ampliar o olhar e as responsabilidades em ambientes externos, assim como em casa.

"Visa envolver os estudantes em práticas pedagógicas na natureza, tendo como recurso potente o ambiente externo, os elementos que compõem este espaço e a cultura local. E, neste sentido, promover a aprendizagem atrelada às questões socioambientais, à prática da cidadania e ao desenvolvimento sustentável", explica a professora.

Ela acredita que o tema possa fazer parte do processo de aprendizagem das crianças, "possibilitando uma integração com e na natureza, além de fortalecer a construção de práticas positivas para cidadania e  uma consciência sustentável".

Na avaliação de Adriana, a premiação é um movimento importante em prol da valorização e incentivo de boas práticas dos professores em parceria com as escolas. "Evidencia projetos relevantes, que ampliam as propostas e ações positivas que promovam o desenvolvimento social e a dinâmica de ensino junto aos estudantes e à comunidade, e assim visualiza e potencializa uma educação equitativa e qualitativa", explica.

Ela se considera privilegiada e grata pela oportunidade de participar desta ação. "Estou lisonjeada por ter sido selecionada entre tantas outras propostas potentes e muito feliz por representar a escola, os estudantes e a educação de Itaquaquecetuba", revela a professora, que leciona há 25 anos.

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