Educador do Ano, que está na fase de votação popular pela internet, é avaliado pela Prefeitura e Secretaria de Educação de Itaquá como incentivador de boas práticas na educação
INICIATIVA - Equipe da TV Diário participou de reuniões com profissionais da Educação de Itaquaquecetuba para divulgar o Prêmio Educador em Ação, que está na fase de votação popular, pela internet, e divulgará os vencedores em evento marcado para o próximo dia 19 de outubro (Imagem: Divulgação)
O reconhecimento a trabalhos inovadores desenvolvidos em salas de aulas por professores da rede municipal de ensino de Itaquaquecetuba e o incentivo a outros profissionais da área na busca contínua por melhorias no processo de aprendizagem são destacados como os principais diferenciais do Prêmio Educador em Ação.
A iniciativa realizada pela TV Diário, em parceria com a Comunidade Educadora Cedac, de São Paulo, e apoio da Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba, selecionou cinco projetos finalistas entre os 47 inscritos e, agora, está na fase de votação popular, pela internet.
O público pode conhecer estes trabalhos na programação da emissora, em reportagens publicadas no site de O Diário e no link https://redeglobo.globo.com/sp/tvdiario/educadoremacao/noticia/educador-em-acao-itaquaquecetuba-escolha-o-seu-projeto-favorito.ghtml .
No endereço eletrônico acima também é possível participar da votação até o meio-dia do próximo dia 13 de outubro.
De acordo com o regulamento, o projeto mais votado na internet receberá 1 ponto na média final da avaliação, sob responsabilidade de uma comissão julgadora formada por profissionais da educação, seguindo critérios de inovação, benefício para os alunos e envolvimento com a comunidade.
O prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, destaca a importância da iniciativa. “O prêmio é uma maneira de reconhecer, estimular e ampliar repertórios dos nossos professores com práticas potentes de ensino que contribuem para a aprendizagem significativa”, avalia.
POSITIVO - O prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, destaca valorização (Imagem: Reprodução/ Redes Sociais)
Ele também faz um balanço positivo da participação e envolvimento dos profissionais da rede municipal de ensino na disputa. “Foram 57 propostas de trabalho inscritas, mas apenas 47 atenderam os requisitos do regulamento.Consideramos um quantitativo muito bom, porque tivemos 50% do total de escolas participando”, considera o prefeito.
Boigues enfatiza, ainda, a repercussão positiva do prêmio na cidade. “Propaga os trabalhos que são realizados em nossas escolas, demonstrando a potência de nossos profissionais”, conclui o prefeito.
A avaliação é compartilhada pela secretária municipal de Educação de Itaquaquecetuba, Maria Cristina Perpétuo. Ela aponta que a premiação é uma oportunidade para os professores demonstrarem seus trabalhos, publicizando e valorizando as boas práticas que acontecem no município. “Temos excelentes profissionais e o Educador em Ação trouxe possibilidades para o professor ousar, se inscrever e propagar suas atividades, auxiliando outros profissionais, que podem levar isso ao cotidiano de suas escolas. Este concurso veio para valorizar e compartilhar”, aposta.
POSITIVO - Maria Cristina, secretária municipal de Educação de Itaquaquecetuba, destaca valorização (Imagem: Divulgação)
Maria Cristina enfatiza que todas as escolas da rede municipal de Itaquá estão bastante engajadas na divulgação dos projetos finalistas dos professores para que as pessoas visualizem essas práticas e participem da votação pela internet. “Estamos dando uma dimensão ainda maior para os trabalhos realizados em sala de aula, com diversidade de temas, todos bastante criativos e cada um trazendo muito do contexto que está vivendo. Não há ser humano mais criativo que o professor”, aponta.
Escolha
A secretária explica que os cinco projetos finalistas trazem conteúdos relevantes e inovadores, tornando a escolha ainda mais difícil. “Tem o trabalho da professora que leva o teatro aos alunos em diferentes contextos; outra iniciativa desenvolvida em espaços lúdicos, além das salas de aula de uma creche, proporcionando que as crianças possam usufruir diferentes experiências; a questão do meio ambiente trazida por outra professora e mostrando que é possível ser abordada no currículo comum; a aplicação dos jogos no ensino da matemática, possibilitando que os estudantes absorvam esse conteúdo de forma muito tranquila, desenvolvendo a autonomia e o raciocínio lógico matemático; além de um trabalho feito com as crianças na época da pandemia, quando elas escreveram um livro, contando suas experiências neste período, com a integração das famílias”, relata.
A secretária conclui que os projetos selecionados para a fase final da premiação demonstram que cada professor foi o protagonista da sua história, ao lado dos estudantes. “São cinco grandes trabalhos, que fazem com que esta escolha seja difícil. Estamos muito felizes com este movimento e a parceria com a TV Diário, que nos trouxe esta proposta para que pudéssemos enxergar, enquanto município, que a nossa educação também tem trilhado um caminho de grandes conquistas. Sabemos que temos ainda muitos desafios, mas essa parceria trouxe a valorização do trabalho que já vem acontecendo na nossa cidade, mas principalmente, a valorização do trabalho de quem está lá na ponta, com os pés no chão da escola, que é o nosso professor, fazendo a diferença na vida de tantos alunos”, finaliza Maria Cristina.
Cinco projetos na fase final
Os cinco finalistas do Prêmio Educador em Ação trazem práticas inovadoras em sala de aula da rede municipal de ensino de Itaquaquecetuba.
O projeto Naturalmente criança: Pedagogia da natureza, de autoria da professora Adriana Martins Dias Sousa foi desenvolvido em 2022, com alunos do 1º ano da Emeb Engenheiro Chiozo Kitakawa, de Itaquaquecetuba, que criaram uma horta pedagógica desde o plantio até a colheita. O objetivo da é desenvolver atividades e ações que favoreçam o contato com o meio ambiente para que os alunos possam ampliar o olhar e as responsabilidades em ambientes externos.
Com o projeto Jogos na Matemática, a professora Carla Aparecida de Souza Fonseca aborda diversos jogos que são direcionados e planejados para as aulas de matemática, ajudando no aprendizado, concentração, estratégia e resolução de problemas. A proposta é mostrar que os jogos permitem a interação, inclusão, troca de conhecimento e aprendizagem coletiva, no trabalho com alunos da Emeb Vereador Antonio Rodrigues Gallego.
A criação de espaços lúdicos de aprendizagem que promovam o desenvolvimento integral das crianças por meio de experiências práticas e interativas é o principal objetivo do projeto Territórios de Aprendizagem, de autoria da professora Edilene Aparecida Moraes Oliveira.
O trabalho, desenvolvido pela educadora com alunos da creche subvencionada Professor Edivânio Pereira dos Santos, de Itaquá, traz um conjunto de ideias e dificuldades compartilhadas com as professoras.
Já a professora Icelida Alves Pereira, de Itaquá, começou a desenvolver o projeto Transformado Estudantes em Atores em 2021, com objetivo de inovar as aulas por meio de registros, leitura e escrita sobre os desafios enfrentados na pandemia. Dezesseis famílias aceitaram participar do projeto e foi publicado o primeiro livro: ‘Ensino Conectado - Um Novo Jeito de Aprender’. Em 2022, com a participação de todos os estudantes (25), houve a publicação da segunda obra literária ‘Escritores em Ação’.
Protagonismo em cena: performances corporais expressivas é o tema do projeto da professora Silmara Lopes Piris da Silva, desenvolvido desde abril deste ano, com alunos das escolas Emeb Prefeito Benedito Barbosa de Moraes e Emeb Vice Prefeito Alfredo Gonçalves, de Itaquá. O projeto aposta nas aulas de dança e teatro, trazendo a importância de intervir no espaço escolar em suas diversas possibilidades e linguagens. (C.O.)
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .