Especialistas em educação destacam a diversidade de temas e metodologias adotadas pelos cinco professores finalistas da disputa
AVALIAÇÃO - Maria Geny e Luci destacam o potencial dos cinco projetos finalistas do Prêmio Educador em Ação, que divulgará vencedores na quinta-feira (19) (Imagem: Reprodução/ Redes Sociais)
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Especialistas em educação destacam a diversidade de temas e metodologias adotadas pelos cinco professores finalistas da disputa
AVALIAÇÃO - Maria Geny e Luci destacam o potencial dos cinco projetos finalistas do Prêmio Educador em Ação, que divulgará vencedores na quinta-feira (19) (Imagem: Reprodução/ Redes Sociais)
O papel do Prêmio Educador em Ação para valorizar e incentivar boas práticas em salas de aula e a diversidade de temas e metodologias adotadas pelos professores da rede municipal de Itaquaquecetuba no desenvolvimento dos cinco projetos finalistas são destacados por especialistas em educação.
A final da premiação realizada pela TV Diário, em parceria com a Comunidade Educadora Cedac e apoio da Prefeitura de Itaquaquecetuba, acontecerá na próxima quinta-feira (19), com anúncio dos três primeiros colocados, que receberão R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil, respectivamente. A votação popular, pela internet, foi encerrada nesta sexta-feira (13).
Na avaliação da professora Maria Geny Borges Ávila Horle, ex-dirigente de ensino de Mogi e ex-secretária de Educação da cidade, a premiação é um estímulo aos professores que já organizam seu trabalho na busca da educação integral e no uso de metodologias diferenciadas e também um incentivo aos demais. “É importante lembrar que a educação deve ter sempre um caráter de desenvolvimento integral do ser humano.
Isto significa, em última análise, sair da organização curricular formal, geralmente preocupada com a transmissão de conhecimentos básicos. Estes projetos usam metodologias diferenciadas, que estimulam o aluno a participar da elaboração e execução das atividades propostas.
Projetos que obtêm sucesso são prazerosos e estimulantes, dois componentes fundamentais para o êxito nos processos de ensino e de aprendizagem. Além disso, alcançam a adesão dos pais e da comunidade escolar”, explica.
A educadora também aponta que cases de sucesso são sempre estimulantes. “É comum nas escolas o projeto de um professor se transformar no projeto da escola e obter a adesão de vários professores, assim como vários profissionais sentirem-se estimulados e até desafiados a alcançar o prêmio oferecido. O que mais chama a atenção na leitura dos projetos finalistas é a diversidade. São várias áreas do conhecimento e diversas metodologias utilizadas pelos professores.
E esta diversidade será um fator a mais a estimular outros professores de Itaquá ou outros municípios que deles tomem conhecimento a também colocar esses programas em prática ou ainda ousar sair da rotina em aula”, diz.
Maria Geny destaca, ainda, a iniciativa dos organizadores. “É importante valorizar a parceria da TV Diário, Comunidade Educativa Cedac e Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba por intermédio da Secretaria de Educação do município pelo esforço e compromisso com a proposta e a educação pública”, completa.
O papel da mídia em divulgar informação de qualidade a fim de gerar conhecimento aos leitores e espectadores é enfatizado pela professora Luci Mendes de Melo Bonini, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e membro da Academia Mogicruzense de História, Artes e Letras (AMHAL). “Quando me deparei com a iniciativa da TV Diário em parceria com a Comunidade Educadora Cedac, com o apoio do município de Itaquaquecetuba, me veio à memória, uma publicação de 1996, intitulada Educação um Tesouro a Descobrir. Este livro era um relatório da UNESCO que articulava a educação aos processos democráticos da sociedade, refletia sobre ações locais e globais para a Educação e deixava clara a luta pela inclusão”, conta.
No livro, conta Luci, os autores entendiam que a educação ao longo da vida está fundamentada em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser. “Todos são importantes, mas faço questão de frisar o aprender a viver juntos, que na minha opinião, sem esse aprendizado, nada adianta conhecer, fazer e ser se você estiver sozinho no mundo. Imaginem professores e alunos e suas grandes ideias e projetos, como os incentivados por esse prêmio. Se não houvesse essa união, de nada adiantaria o prêmio. Assim também: professores, alunos, família e demais profissionais da educação, acrescente-se a isso, os responsáveis pelas políticas educacionais do município, ficou bem melhor”, considera.
Luci lembra que aprender a viver juntos vai desde ações locais, na escola, até ações globais, envolvendo escola, professores, alunos, famílias, administração pública, organizações não governamentais e a mídia. “Aprender a viver juntos, segundo esse relatório, é desenvolver a compreensão do outro, preparar projetos conjuntos, gerenciar conflitos, respeitar as diferenças e igualdades, educar para a paz. Ao me deparar com a inciativa, tenho a impressão de que muitas dessas deveriam ser espalhadas pela região”, frisa, lembrando que o Alto Tietê precisa melhorar mais ainda seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). “Cada município precisa se esforçar para que a educação, um dos pilares do IDH, seja de qualidade. Precisamos, a partir do prêmio Educador em Ação, aprender a viver juntos para fortalecermos os municípios da região e nos tornarmos um exemplo para a educação do país”, conclui.
Conheça os cinco projetos finalistas
Focados em práticas inovadoras, os cinco projetos finalistas do Prêmio Educador em Ação são desenvolvidos na rede municipal de Itaquaquecetuba.
Professora Adriana Martins Dias Sousa (Imagem: Divulgação)
O projeto Naturalmente criança: Pedagogia da natureza, da professora Adriana Martins Dias Sousa foi levado a alunos da Emeb Engenheiro Chiozo Kitakawa, de Itaquaquecetuba, que criaram uma horta pedagógica, em contato com o meio ambiente, para ampliar o olhar e responsabilidades em ambientes externos.
Professora Carla Aparecida de Souza Fonseca (Imagem: Divulgação)
Com o projeto Jogos na Matemática, a professora Carla Aparecida de Souza Fonseca aborda jogos direcionados e planejados para aulas de matemática, ajudando no aprendizado, concentração, estratégia e resolução de problemas. A proposta é mostrar que eles permitem interação, inclusão, troca de conhecimento e aprendizagem coletiva, no trabalho com alunos da Emeb Vereador Antonio Rodrigues Gallego.
Professora Edilene Aparecida Moraes Oliveira (Imagem: Divulgação)
Criar espaços lúdicos de aprendizagem para o desenvolvimento integral das crianças por meio de experiências práticas e interativas é a proposta do projeto Territórios de Aprendizagem, da professora Edilene Aparecida Moraes Oliveira. O trabalho, desenvolvido com alunos da creche subvencionada Professor Edivânio Pereira dos Santos, de Itaquá, traz ideias e dificuldades compartilhadas com as professoras.
Professora Icelida Alves Pereira (Imagem: Divulgação)
O projeto Transformando Estudantes em Atores, da professora Icelida Alves Pereira, de Itaquá, começou em 2021, com registros, leitura e escrita sobre os desafios da pandemia. Com o envolvimento de 16 famílias, foi publicado o primeiro livro: ‘Ensino Conectado - Um Novo Jeito de Aprender’. Em 2022, 25 alunos deram vida à segunda obra: ‘Escritores em Ação’.
Professora Silmara Lopes Piris da Silva (Imagem: Divugação)
Protagonismo em cena: performances corporais expressivas é o projeto da professora Silmara Lopes Piris da Silva, desenvolvido na Emeb Prefeito Benedito Barbosa de Moraes e Emeb Vice Prefeito Alfredo Gonçalves, de Itaquá. A ação aposta nas aulas de dança e teatro, trazendo a importância de intervir no espaço escolar em suas várias possibilidades e linguagens. (C.O.)
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