Cinco trabalhos são finalistas do projeto realizado pela TV Diário com professores das escolas da rede municipal de ensino de Itaquaquecetuba
INICIATIVA - Prêmio Educador em Ação, realizado pela TV Diário, em parceria com a Comunidade Educativa Cedac e apoio da Prefeitura de Itaquaquecetuba, envolve professores da rede municipal de ensino da cidade (Imagem: Divulgação)
Os cinco projetos finalistas do Prêmio Educador em Ação, realizado pela TV Diário, em parceria com a Comunidade Educativa Cedac, de São Paulo, e apoio da Prefeitura de Itaquaquecetuba, já podem ser conhecidos na programação da emissora.
Desde esta sexta-feira (22), os trabalhos são veiculados para conhecimento do público, que poderá participar da votação popular pela internet até às 12 horas do dia 13 de outubro. Lá também será possível assistir a um vídeo de cada finalista. A premiação está marcada para o dia 19 do próximo mês.
O projeto mais votado na internet receberá 1 ponto na média final da avaliação, sob responsabilidade de uma comissão julgadora formada por profissionais da educação, sob os critérios de inovação, benefício para os alunos e envolvimento com a comunidade.
A iniciativa tem o objetivo de valorizar as boas práticas dos educadores da rede municipal de ensino e envolver as escolas, fortalecendo a integração entre alunos, educadores e pais, dando visibilidade às pré-escolas, creches, ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a educação especial.
“A TV Diário sempre apoiou a educação, um dos nossos pilares de incentivo e motivação, porque acreditamos que assim podemos transformar a vida das pessoas para que tenham uma cidadania melhor, conhecimento e qualidade de vida. Este projeto foi criado para valorizar e incentivar as boas práticas dos professores de forma extracurricular no Alto Tietê. A nossa intenção é dar luz aos melhores projetos de cada cidade para que possam ser replicados em outros municípios, premiando as iniciativas inovadoras”, destaca Renato Cocenza, diretor de Operações da TV Diário.
PARCERIA - Renato Cocenza, diretor de Operações da TV Diário, apresentou a iniciativa aos profissionais de Itaquá (Imagem: Divulgação)
Valorizar a educação, professores, alunos e todos os agentes envolvidos na rede pública de ensino é a principal meta do projeto, que já teve a primeira edição, em 2015, na cidade de Suzano, e será realizado, ainda neste ano, em outro município da região. “Estamos trabalhando para levar o Educação em Ação a mais quatro cidades no ano que vem e, em 2025, faremos mais sete edições do projeto para fechar todo o Alto Tietê em 2026. Acreditamos que temos boas práticas e projetos em todas as cidades. Precisamos valorizá-los em uma corrente do bem, para que isso se transforme em inspiração para outros professores criarem trabalhos diferenciados e inovadores, além do currículo escolar, motivando que todos os profissionais envolvidos possam fazer uma educação ainda melhor do que já fazem”, aposta Cocenza.
A importância do projeto para valorização das iniciativas de professores da rede pública e, desta forma, incentivar outros trabalhos na área, também é destacada pela gerente comercial da TV Diário, Lysia Henriques. “Queremos mostrar o empenho e a missão do profissional em ser professor e desenvolver seu papel também nas atividades extracurriculares, para agregar cada vez mais na vida dele. Desta forma, a receptividade foi muito boa e todos os participantes se empenharam bastante em proporcionar este novo olhar para aquilo não consta no currículo curricular, mas está sempre muito ligado à educação. E nossa ideia é sempre dar luz para valorizar e incentivar estes professores”, explica.
EM AÇÃO - Equipe da TV Diário se reuniu com educadores da rede municipal de Itaquá para divulgação do projeto (Imagem: Divulgação)
A edição do Prêmio Educador em Ação de Itaquaquecetuba contou com 47 projetos inscritos sobre temas diversos (conheça os finalistas em quadro nesta página). “Não havia um tema específico a ser abordado, mas precisava ser um projeto inovador e de destaque, que fizesse a diferença na vida dos alunos e fosse aplicado entre junho de 2022 e junho de 2023. A Secretaria Municipal de Educação recebeu as inscrições, fez um filtro de acordo com os critérios do regulamento e enviou os projetos à comissão julgadora da Cedac, responsável pela avaliação e escolha dos cinco finalistas. Agora, estes trabalhos são divulgados na TV Diário para a votação popular pela internet, que acrescentará um ponto ao vencedor para somar na nota final de toda a avaliação, realizada por especialistas em educação, e os três primeiros classificados serão premiados no dia 19 de outubro”, detalha Gustavo Pinho, gerente de programação da TV Diário.
TRABALHO - Renato Cocenza, Lysia Henriques, Gustavo Pinho e Patrícia Diaz destacam a importância da premiação para valorizar e incentivar as boas práticas da educação na rede pública de ensino (Imagem: Divulgação)
CEDAC avalia os projetos
A avaliação dos 47 projetos inscritos no Prêmio Educador em Ação é realizada pela Comunidade Educativa Cedac, organização social que cria e implementa estratégias para promover a melhoria de práticas de profissionais de educação e gerar condições para que crianças, adolescentes e jovens aprendam e se desenvolvam integralmente. Ao longo de mais de 25 anos, já trabalhou com mil redes públicas em todos os estados do país.
A diretora executiva da Cedac, Patrícia Diaz, aponta que dos 47 projetos recebidos, mais da metade apresentou boa qualidade técnica, temas relevantes e metodologia que inclui os estudantes como participantes ativos do processo de aprendizagem. “Pela análise desta amostra de trabalhos, creio que os professores de Itaquaquecetuba estão em um bom caminho de organização do ensino de acordo com princípios importantes e atualizados, como o uso da modalidade organizativa de conteúdos ‘projetos didáticos’, que pressupõe propósitos sociais e didáticos conjugados e, assim, aproximam os conteúdos da escola daqueles relevantes socialmente”, diz.
Ela aponta que, na Educação Infantil, o tema da alimentação saudável apareceu em muitos projetos. Já no Ensino Fundamental, os projetos trouxeram temáticas bastante variadas, mas com uma quantidade expressiva de projetos voltados para a educação ambiental. “Destaco como inovação o fato de que parte dos projetos conseguiu vincular questões reais observadas como desafios na escola ao projeto proposto, quebrado uma tradição escolar de propor trabalhos só a partir da lista de conteúdos que têm que contemplar e colocando a realidade emergente como ponto de partida para aprofundar conhecimentos e buscar soluções para problemas reais”, conclui.
A coordenadora de Comunicação, Carolina Glycerio, destaca que a premiação também é uma forma de contribuir com um olhar experiente para identificar nos projetos aquilo que de fato funciona para promover a aprendizagem dos alunos. “A avaliação é realizada segundo critérios que buscam identificar o que torna cada projeto potente e interessante, buscamos agregar um olhar mais técnico e rigoroso na perspectiva do ensino e da aprendizagem”, aponta. (C.O.)
Confira os projetos finalistas:
- Transformando estudantes em autores
(profª Icelida Alves Pereira)
- Naturalmente Criança: pedagogia da natureza
(profª Adriana Martins Dias Sousa)
- Protagonismo em cena: performances
corporais expressivas (profª Silmara Lopes Piris da Silva)
- Territórios de aprendizagem
(profª Edilene Aparecida Moraes Oliveira)
- Jogos de matemática
(profª Carla Aparecida de Souza Fonseca)
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .